Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Mentalidade empreendedora: você sabe como desenvolvê-la?

mulher sorrindo com notebook na mão para ilustrar texto sobre mentalidade empreendedora

Autoconfiança, coragem e persistência são algumas características que envolvem uma pessoa com mentalidade empreendedora. E você sabia que esse é um conceito que está sendo cada vez mais explorado pelos recrutadores nos processos seletivos? Ou seja, ele é bastante importante não só para quem quer abrir o próprio negócio. 

Essa forma empreendedora de agir faz com que os profissionais tenham um pensamento mais estratégico e competitivo, ajudando-os a conquistar uma carreira de sucesso. Isso porque, a partir desse comportamento, as pessoas passam a buscar oportunidades e soluções em cenários com riscos.

blog banner desconto em pós-graduação

Dessa maneira, os indivíduos se tornam capazes de empreender e, também, de colocar o empreendedorismo em prática para além da criação de novos negócios. Nesse caso, consideramos que ações em empresas que já existem, como realizar mudanças transformadoras, por exemplo, também se encaixam nesse conceito. 

Quais são as atitudes ligadas à mentalidade empreendedora?

O sucesso da mentalidade empreendedora vem do fato que as pessoas que a adotam assumem responsabilidade pelo negócio e têm proatividade para colocar as ações necessárias, ligadas à melhoria da companhia e otimização do fluxo de trabalho, em prática. 

É a ideia de encarar os desafios do dia a dia com fôlego e motivação para fazer dar certo, independente dos empecilhos. Por conta disso, algumas atitudes são essenciais, como: 

  • Saber ouvir e se comunicar com clientes e funcionários;
  • Ter confianças nas suas próprias escolhas e decisões;
  • Trabalhar com paixão;
  • Não ter uma postura arrogante;
  • Tornar-se uma autoridade sobre os assuntos da sua área;
  • Enxergar os obstáculos como oportunidades de crescimento;
  • Valorizar as pessoas que trabalham com você.

Além desses pontos, para se colocar em prática a mentalidade empreendedora é preciso também focar nessas seguintes atitudes: 

1 – Ser proativo e enxergar tendências

A proatividade é cada dia mais necessária no mercado de trabalho. Para quem deseja ter uma mentalidade empreendedora, essa característica está ligada não apenas à tomar frente e agir com antecipação, mas também a ficar de olho nas tendências de negócio, sem esperar as mudanças acontecerem para pensar em uma estratégia.

2 – Ter visão ampla

É preciso saber ler a realidade a partir de vários ângulos e perspectivas diferentes. Essa é uma das principais características de pessoas que colocam o pensamento empreendedor em primeiro lugar porque se torna uma forma de enxergar oportunidades a partir de acontecimentos do dia a dia, por mais simples que sejam. 

Leia também: Como pensar fora da caixa: 4 dicas para colocar em prática

3 – Ter autonomia

Se você é o tipo de pessoa que sempre espera uma aprovação ou orientação de um líder, está na hora de mudar isso. A autonomia é essencial no empreendedorismo porque é preciso aprender a agir e tomar as decisões por conta própria.

4 – Ter curiosidade

Você é uma pessoa curiosa? Essa característica é fundamental para duas coisas: adquirir sabedoria e estar sempre disposto a ampliar os horizontes. A curiosidade no mercado de trabalho é o que faz os profissionais quererem sempre aprender coisas novas, saber mais sobre a sua área, conhecer os demais colaboradores, etc. 

5 – Estar sempre em busca de novos conhecimentos

Essa atitude está completamente ligada à curiosidade, mas é importante destacá-la porque o conhecimento, quando bem aplicado, se torna uma porta para o sucesso no mundo profissional. As pessoas devem se manter sempre atualizadas sobre o mercado, área de atuação e habilidades requisitadas – o que pode ser adquirido através de palestras, livros, cursos livres ou de especialização, como uma pós-graduação. 

Banner do e-book Empreendedorismo: perfil empreendedor e tipos de empreendedores

Como desenvolver uma mentalidade empreendedora?

Da mesma forma que existem as atitudes ligadas ao pensamento empreendedor, também há soluções para desenvolvê-lo. Não é preciso ir muito longe ou investir muito dinheiro para que isso aconteça. Na realidade, algumas ações no dia a dia já podem ajudar. 

O primeiro passo para se entender com o empreendedorismo é assumir as responsabilidades. Isso quer dizer que os resultados vão surgir de acordo com as suas próprias ações e, por isso, não se deve culpar agentes externos por erros cometidos.

O que se deve fazer em caso de erros é o passo dois: encontrar soluções. Não deixe que as coisas se resolvam sozinhas. É importante antecipar o problema e pensar em respostas estratégicas para que, qualquer que seja a questão, ela não “respingue” nos negócios. 

A partir disso, deve-se tomar as decisões necessárias, encarando as consequências de frente e tirando as ideias do papel para que elas possam ser colocadas em prática. Assim, fica mais fácil perder o medo de dar o primeiro passo e se arriscar. 

Claro que é preciso planejar, pensar nas soluções que vão te dar um retorno interessante e ter o cuidado de criar um plano bem elaborado para evitar novos problemas – e não tenha medo de continuar tentando caso não dê certo de primeira. 

Lembre-se sempre que ter um propósito por trás das atitudes faz tudo fluir melhor e gerar resultados mais significativos. Então, para que a mentalidade empreendedora se torne parte do seu dia a dia, tenha foco, motivação e determinação para fazer acontecer. Aproveite também para conhecer opções de pós-graduação EAD e investir na sua carreira. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades