Ir para o conteúdo
Curiosidades

Estratégias para vender no Instagram: como impulsionar seu negócio na rede social?

celular ao lado de caixas em ilustração para ilustrar texto sobre estratégias para vender no instagram

Ter presença digital é essencial para quem tem uma marca. E o Instagram é a 4ª rede social mais usada no Brasil em 2021, com 110 milhões de usuários, segundo pesquisa das plataformas We Are Social e Hootsuite, Por isso, ela se torna muito relevante quando falamos de divulgação e comunicação com clientes. Quer aprender a explorar as estratégias para vender no Instagram? Vem com a gente! 

Antes de sequer criar um @ na rede social, é importante pensar se faz sentido estar nela. Para além dos números de usuários que citamos, pense no seu produto e no conteúdo que você pode criar. Se sua marca possui produtos que são visuais, como roupas, acessórios, alimentos, etc., definitivamente você precisa aprender como se divulgar nessa rede – sempre a partir do direcionamento da persona, é claro. 

blog banner desconto em pós-graduação

Tente registrar o mesmo nome de usuário que você possui em outras redes, como Facebook ou Tiktok, para manter a boa comunicação e o mesmo tom em todas as plataformas. Afinal, o usuário pode estar (e está!) em mais de uma rede social. 

E lembre-se: a descrição do seu perfil precisa ser direta sobre o que é o seu produto e incluir outros meios de entrar em contato com a marca, além do link para o site, se tiver. O cliente precisa estar sempre bem informado para que possa concluir as etapas de compra e queira retornar para consumir mais vezes, criando laços de confiança. 

Qual tipo de conteúdo postar no Instagram?

O Instagram foi criado para postar fotos – e aquelas de qualidade! O apelo visual da imagem é uma ferramenta usada para atrair clientes e deve ser bem utilizada. As fotos precisam ter um bom enquadramento, uma boa iluminação e mostrar os detalhes do produto. 

Além das imagens do produto que você oferece, mescle o feed com fotos inspiracionais ou que tenham relação com a sua marca para criar conteúdos que tenham a ver com o que o cliente gosta de acompanhar, mais uma vez pensando na persona. Os vídeos, principalmente na função Reels, também ajudam muito a engajar o público. 

E não esqueça da função Story! Mostre os bastidores da sua produção, dê dicas, compartilhe menções, crie caixinhas de perguntas… Essa ferramenta cria possibilidades infinitas de interação com o público. 

Leia também: Quais os conhecimentos necessários para trabalhar com Marketing Digital?

Além disso, pense sempre no texto das suas publicações (e nas legendas dos stories, especialmente pensando em acessibilidade). Eles não devem ser muito longos, mas você pode usar recursos como os emojis, hashtags e muita criatividade, é claro. 

Impulsione o seu negócio: 3 estratégias para vender no Instagram

O principal fator é engajar o público. Isso porque não adianta ter um número alto de seguidores se eles não interagirem nas postagens ou sequer se interessarem pelo conteúdo que você publica. 

Para se ter essa noção de engajamento, a estratégia número um é pensar numa taxa de conversão de 10%. Ou seja, se você tem uma base de seguidores, o ideal é receber 10% desse valor de curtidas – 100 curtidas para 1000 seguidores, por exemplo. Quanto mais próximo dessa porcentagem você chegar, melhor é o seu engajamento. 

Para isso, existem alguns passos essenciais para quem quer crescer no Instagram:

1 – Interaja com o seu público

A partir do momento em que você sabe quem é o seu público, você precisa criar uma estratégia de comunicação e segui-la. Pense na linguagem, no tom de voz para conversar com seus clientes e interaja. Essa é uma dica não só para conseguir novos seguidores, mas também para manter os que já compraram com você. 

Sempre que alguém fizer uma pergunta no seu perfil, responda rápido, crie caixinha de perguntas no Story no Instagram, incentive os clientes a tirarem fotos usando seus produtos e reposte. Tudo isso passa uma ótima impressão para quem te acompanha e ainda mostra que a sua marca é ativa.

2 – Use hashtags e aposte no conteúdo relevante 

Como citamos, o tipo de conteúdo que você posta faz diferença para os seus seguidores  Isso faz com que, aos poucos, a sua página se torne uma referência no seu mercado. Mas, além disso, aposte nas ferramentas que podem te ajudar, como as hashtags. 

Elas funcionam como hiperlinks para os usuários, já que ao clicar em uma #, ele consegue acessar todas as imagens que possuem aquela mesma marcação. E use termos tanto em português como em inglês para abordar mais internautas, mas que façam sentido para o seu negócio.

Uma dica é também criar uma hashtag exclusiva para a sua marca. A marca de roupas Farm, por exemplo, utiliza a #tonoadorofarm e pede para que as consumidoras também adotem essa estratégia – tornando assim uma forma de publicidade gratuita

3 –  Invista em promoções no Instagram

Impulsionar a sua publicação é uma maneira tanto de adquirir mais seguidores, como de ter mais lucro. Ao apostar nessa estratégia para vender no Instagram, a sugestão é nunca colocar muito dinheiro de uma vez. Separe um orçamento e comece aos poucos, faça testes com publicações diferentes – um Reels pode engajar mais do que uma foto? – e acompanhe a taxa de conversão (levando em consideração aqueles 10% que mencionamos) das suas publicações. 

Conhecer estratégias para vender no Instagram é essencial para alavancar as vendas do seu negócio. Quer saber mais sobre o assunto? Com a pós na Unime, você encontra diversos cursos de pós-graduação que vão te ajudar a alcançar seus objetivos.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades