Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Tem alguma ideia de um projeto? Saiba como mostrar para a pessoa certa

A criação de projetos é sempre amplamente divulgada e incentivada pelas empresas, além de ajudar a estimular a criatividade. Então, hora de colocar a mão na massa! Que tal elaborar um projeto para mostrar aos seus superiores? Confira alguns passos de como tirar a ideia de um projeto do papel e levá-la até quem realmente importa.

Como levar adiante a ideia de um projeto?

1 – Um tema para a ideia de um projeto

As empresas têm muitos erros e acertos durante seu tempo de atuação e, por isso, possuem em seu histórico tentativas e planos para que os problemas sejam resolvidos. Dito isso, quanto você identificar um potencial problema dentro do ambiente profissional, converse com seus colegas e tente descobrir um pouco sobre o histórico desse empecilho.

blog banner desconto em pós-graduação

Essa etapa é importante para que você saiba previamente sobre algo que já se prontificou a fazer. Quando o profissional não troca informações e já começa a elaborar um projeto, ele pode estar perdendo tempo fazendo algo que outra equipe.

Outro problema que pode surgir nesse caminho é apresentar um projeto de melhorias quando, na verdade, ele já estava na mão de outro time, fazendo parecer que você quer puxar alguns tapetes e atrapalhar as funções de outras pessoas da empresa.

2 – Organizar as ideias

Planejamento. Essa é a palavra quando se fala em colocar projetos em prática. Divida uma apresentação em quatro partes: identificação do problema, motivo, o que as pessoas pensam e alternativas para resolvê-lo. Depois de identificá-lo, comece a conversar com os colegas para saber como eles se sentem em relação ao assunto em questão.

No caso do projeto que você queira desenvolver seja voltado para clientes, faça pesquisas com o seu público ou peça para a sua equipe de supervisores para realizar uma reunião rápida ou mesmo uma ligação para falar com os clientes sobre o tema do projeto. Muitas vezes, descobrimos outros assuntos de relevância maior somente com a abertura de uma ponte de diálogo com os clientes.

3 – Apure os fatos

Você tem certeza de quem ninguém antes pensou nessa ideia? Por quais motivos? Vá atrás de todas as informações que podem ser úteis para você fazer seu projeto crescer e deslanchar. Um dos principais pontos de sucesso aqui é provar que o seu trabalho é relevante para resolver um problema que tem nomes em comum.

4 – Abra espaço para as pessoas cooperarem com o projeto

Assim que você identificar o ponto sensível e descobrir que pode ser útil para as outras pessoas da empresa, fica ainda mais fácil obter recursos para conseguir desenvolver a sua ideia. O trabalho cooperativo é sempre a chave para fazer com que a sua produção chegue aos olhos e ouvidos das pessoas corretas. 

Leia também: Qual a importância do trabalho em equipe para a sua carreira?

Além disso, você pode incluir o nome de todos que contribuíram no fim da apresentação do projeto como colaboradores para fazer a ideia ganhar vida. Essa atitude estreita os laços entre os funcionários, estimula o cooperativismo e a liberdade de ideias, além de deixar a comunicação mais forte para futuros projetos da empresa.

5 – Entenda e respeite os níveis hierárquicos da empresa

Estruturar um projeto e ir direto aos membros da diretoria para apresentá-lo tem 50% de ter um bom resultado e 50% de chance de ser um tiro no pé. Muitos funcionários de alto nível hierárquico, como gestores e gerentes, podem achar que você não respeita o processo interno, fazendo com que barrem o seu projeto ou que simplesmente não ressaltem a importância dele.

Primeiramente, compartilhe a ideia com o seu supervisor e veja qual a reação dele. No caso de ser negativa, pergunte as razões antes de abandonar o projeto.. Se a reação dele for positiva, pergunte se ele deseja fazer parte da elaboração de alguma das partes. Caso ele não queira se envolver, pergunte se ele pode apoiar a ideia.

Uma dica legal é trabalhar etapas de um mesmo processo até chegar à diretoria da empresa. Isso porque todos os gestores que estão acima de você serão reconhecidos e, ao mesmo tempo, poderão endossar a recomendação para a sua implantação, caso acabe sendo divulgado.  Lembre-se: quanto mais aliados você fizer, maiores serão as chances de você ter sucesso na implementação da sua ideia.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades