Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Como ser um bom ouvinte e ajudar o outro em momentos difíceis

ilustração com pessoa abraçando outra chorando pata ilustrar texto sobre como ser um bom ouvinte

Pode parecer bobagem, mas saber como ser um bom ouvinte pode ser o que muitas pessoas precisam. Muitas vezes, quando alguém busca apoio e atenção de um amigo ou familiar não quer escutar conselhos, mas apenas ser ouvido – e você está ali para entender as dores que o outro sente no momento.

Quando pensamos em ambiente profissional, isso é ainda mais importante, pois uma liderança eficaz é aquela que sabe ouvir. Claro que essa habilidade não deve ser única e exclusiva dos líderes, pois saber ouvir deve fazer parte do dia a dia de cada um.

blog banner desconto em pós-graduação

“Mas, como posso ser um bom ouvinte?”, essa foi a dúvida que surgiu aí, não é mesmo?! Ao longo deste artigo, vamos te explicar a importância de ouvir e as características de um bom ouvinte. Continue lendo para entender melhor!

Qual a importância em ser um bom ouvinte?

Acredite se quiser, mas, ao ser um bom ouvinte, a capacidade de você alcançar seu objetivo aumenta. Isso acontece tanto na vida profissional como pessoal, pois é preciso saber a forma certa de ouvir cada pessoa do seu ciclo.

O ato de ouvir, no mundo profissional, torna esse profissional mais competitivo. Afinal, quando você ouve tudo que lhe foi dito, as decisões são mais assertivas, você tem melhores práticas de trabalho e se aproxima do sucesso.

Ouvir é dar atenção a tudo que está sendo dito, desde expressões faciais e corporais até ao comportamento de quem está falando e o ambiente que isso está acontecendo. Para saber como ser bom ouvinte, é preciso entender que existem diferentes tipos de ouvintes, como:

  • O mau ouvinte, que antecipa respostas e, muitas vezes, não deixa o interlocutor se expressar;
  • O ouvinte educado, que escuta em silêncio, mas nem sempre está concentrado no que a pessoa está dizendo;
  • E o bom ouvinte, que se concentra em ouvir e faz perguntas que sempre retomam o foco ao assunto principal da conversa.

3 dicas de como ser um bom ouvinte

É preciso entender que ouvir é diferente de escutar. Enquanto você escuta uma música apenas para te ajudar a focar em uma determinada atividade, há quem ouça a música de uma forma poética e tem isso como um ritual. Esse é apenas um exemplo, pois aqui o foco é em ouvir o que o outro tem a dizer.

Confira as dicas de como ser um bom ouvinte:

1 – Coloque em prática o ato de ouvir

Essa é uma tarefa simples e você só vai precisar de alguém da sua confiança. Por, pelo menos, 2 minutos só um dos dois vai falar, enquanto o outro apenas ouve e responde com expressões faciais ou corporais. Depois, vocês trocam os papéis e continuam no mesmo exercício.

Para a atividade funcionar, é importante que não haja nenhum tipo de distração e que vocês estejam em um ambiente sem mais ninguém por perto. Aqui, o objetivo é apenas aprender a ouvir o que a outra pessoa fala, sem a urgência de interromper ou dar respostas verbais.

2 – Ouça a pessoa com ouvidos e coração

Quando falamos em ouvir alguém de verdade não significa que você vai fazer um esforço além do comum para isso, mas que você deve ficar atento de modo natural e que entenda a conversa do início ao fim. Nesse caso, é ideal se livrar de distrações visuais e sonoras.

3 – Saiba ouvir o silêncio

Muitas vezes, o silêncio também é uma mensagem, pois a pessoa nem sempre precisa dizer algo. Mas, a diferença é que você só entende isso se estiver focado nela. Por exemplo, longas pausas podem ser um complemento daquilo que a pessoa acabou de dizer e não um silêncio constrangedor, como alguns podem pensar. Por isso, é importante aprender que esses momentos, em alguns casos, têm grande significado.

3 características de um bom ouvinte

Ao contrário do que muitos pensam, saber ouvir não é apenas a capacidade de absorver as palavras do outro da forma como elas são ditas, mas é também se concentrar e colaborar com o que está sendo dito a você. Confira características de um bom ouvinte:

1 – Saiba se concentrar

Saber ouvir vai além do que ouvir em silêncio o outro diz, mas é também fazer pequenas interações que estimulam e provocam o interlocutor a ter insights e novos pontos de vista. Essa é uma forma de mostrar que você não é apenas um ouvinte, mas que está prestando atenção e processando tudo que lhe foi dito.

2 – Dê boas sugestões

O bom ouvinte dá sugestões de forma construtiva e podemos notar que a principal reclamação no ambiente de trabalho é sobre as pessoas que se apressam em dar solução ao problema e não em solucionar a questão. Fazer essas pequenas interrupções de forma construtiva mostra que o ouvinte, de fato, está presente na conversa e preparado para contribuir ainda mais.

3 – Colabore

Os melhores ouvintes são aqueles que sabem dar e absorver críticas tranquilamente, pois a maioria das pessoas fica na defensiva quando o assunto são os pontos negativos de si mesmo. Evite o perfil combativo, em que a intenção é apenas ganhar a discussão e foque em promover, de forma saudável e positiva, esse diálogo.

Existem diversas formas e características de como ser um bom ouvinte, mas para conseguir conquistar esse “selo” é importante ter vontade e estar disposto a realmente ouvir, e não fazer isso por ser algo que vai te diferenciar no mercado. Isso é importante, mas não pode ser o único motivo. Leia também sobre empatia e a importância de se colocar no lugar do outro. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades