Ir para o conteúdo
Você na Pós

Como fazer pós-graduação online e ter concentração nos estudos?

Você começou uma pós-graduação online, mas a concentração está em falta nos seus momentos de estudo? Saiba que você não é a única pessoa que passa por isso. Na verdade, existem muitas coisas que contribuem para a distração, o que acaba tirando o seu foco com mais frequência do que o normal.

É importante saber como focar nos estudos para seguir com os aprendizados de uma forma eficiente e que realmente seja proveitoso. E isso só é possível com muita dedicação. Mas, saiba que existem algumas técnicas que podem te ajudar a focar e manter sua produtividade em alta, além de tornar isso um hábito. Continue lendo para entender melhor!

blog banner desconto em pós-graduação

6 dicas para manter o foco na pós-graduação online

Sabemos que buscar o melhor rendimento não é algo simples. Afinal, isso depende de vários fatores. Quando pensamos na pós-graduação online, normalmente, estamos falando de pessoas que possuem outras atividades durante o dia. Como conseguir conciliar os compromissos com os estudos e ainda manter o foco? Confira as dicas abaixo:

1 – Tenha uma rotina e siga ela à risca

Ter uma rotina e repeti-la todos os dias vai fazer com o seu cérebro entenda que, diante de alguns gatilhos, o momento é de aprender e focar no estudo. Estudar sempre no mesmo horário ou depois de uma atividade específica são algumas maneiras de conseguir fazer o seu cérebro entender isso. 

Além disso, a repetição faz com que essa atividade se torne um hábito e aí ficará mais fácil se concentrar na hora de estudar. Mas, para conseguir seguir essa rotina é importante ter tudo anotado em uma agenda tradicional ou virtual, assim você consegue definir dias e horário de estudos e ao visualizar o seu cérebro já consegue entender que é hora de aprender.

2 – Mantenha seu ambiente de estudo organizado

Com o seu planejamento em mãos e colocando-o em prática, chegou o momento de pensar no espaço onde você vai estudar. Se você tiver opção, tente não estudar no sofá ou na cama, pois esses locais acabam dando abertura para fazer outras atividades, como ver TV, ler um livro por hobby ou simplesmente dormir.

O ideal é que seja um espaço para estudar e que o lugar tenha os materiais que você precisa, além de ser iluminado e arejado. 

3 – Use exercícios para memorizar o conteúdo

Ficar lendo materiais o dia todo não vai adiantar nada, por mais que a teoria seja muito importante é só na prática que as dúvidas vão surgir. Para isso, é importante realizar alguns exercícios e, assim, conseguir ter certeza de que entendeu o conteúdo. 

Busque por simulados do tema que você estudou ou alguma prova de concurso, se for o seu caso. Algumas apostilas e materiais que são fornecidos pela instituição da sua pós-graduação online também podem te ajudar a praticar a matéria que está sendo estudada.

4 – Mantenha-se desconectado das redes sociais

Pode acreditar, as redes sociais acabam sendo a principal fonte de distração e procrastinação. Muitas vezes, você entra para ver “só uma coisinha” e quando se dá conta já está há horas rolando o feed. 

Por isso, no seu momento de estudo, é importante que as redes sociais estejam longe. Se você usa o celular para estudar, baixe aplicativos que bloqueiam o uso de um app por determinado período para você focar no que realmente está fazendo. 

Outra forma é silenciar todas as notificações de aplicativos no celular. Dessa forma, você não corre o risco de ser distraído por uma notificação do Instagram ou Twitter, por exemplo.

5 – Encontre a sua forma de manter a concentração

Nem sempre o que funciona para uma pessoa vai funcionar para todo mundo. E quando pensamos em estudo, a maior dificuldade em focar é conseguir manter a mente no que está sendo estudado. 

Leia também: Conhece o estado de flow? Entenda como atingir o ápice da concentração

Aqui, é importante entender que a concentração deve ser trabalhada a todo instante até se transformar em um hábito. 

Você pode criar listas com os tópicos que vai estudar e separar nos dias da semana e usá-las como roteiro. Conforme o tempo for passando, você vai notar que essa tarefa fica mais fácil e os resultados começam a vir.

6 – Tenha técnicas de produtividade

Conseguir ser mais produtivo está relacionado a aproveitar o tempo da melhor maneira possível e, desta forma, conseguir obter bons resultados. 

Uma técnica muito utilizada é o método Pomodoro, que, basicamente, é sobre estudar por 25 minutos seguidos e descansar 5. Depois de 4 ciclos, você pode pausar por mais tempo indo de 15 a 30 minutos. O importante é descobrir o que faz sentido para você e suas necessidades.

Quando você conseguir focar nos estudos da pós-graduação online, as dificuldades de aprendizado vão diminuir e ficará ainda mais fácil cumprir as metas que você mesmo propôs para os seus estudos.

Colocando essas dicas em prática, você vai perceber que o seu aproveitamento de tempo está cada vez melhor. Agora, confira cursos de pós-graduação EAD que vão transformar a sua carreira. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades