Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Conhece o estado de flow? Entenda como atingir o ápice da concentração

Você se lembra quando foi a última vez em que se sentiu totalmente imerso em uma atividade e se sentiu muito bem por isso? Se não se lembra, significa que você nunca esteve no estado de flowMas, não se preocupe. Neste artigo, explicamos o que é e como atingir este estado mental que pode contribuir muito para a sua produtividade e causar uma sensação de bem-estar incrível.

Quer saber mais? Então, acompanhe o texto até o final.

blog banner desconto em pós-graduação

Afinal, o que é estado de flow?

O flow é um estado mental no qual uma pessoa se encontra totalmente imersa em uma atividade. Mihaly Csikszentmihalyi, o cofundador da psicologia positiva, foi o primeiro a identificar esse estado mental e realizar pesquisas sobre o assunto. Segundo ele, a definição desse momento é a seguinte:

“O ego desaparece. O tempo voa. Toda ação, movimento, e pensamento segue inevitavelmente o anterior, como tocar jazz. Todo o seu ser está envolvido, e você está usando suas habilidades ao máximo.”

Essa experiência de flow acontece de formas diferentes para cada um. Na maioria das vezes, esse estado ocorre quando você está fazendo algo que gosta muito e no qual tem muita habilidade.

Como atingir o estado de flow?

1 – Livre-se de todas as distrações externas

Para alcançar o flow, a primeira coisa que você precisa fazer é se livrar de todas as distrações externas. Sons, pessoas, excesso de aparelhos eletrônicos e outras distrações podem te tirar do seu foco e, uma vez que isso acontece, você fica ainda mais distante de alcançar o flow. Lembre-se que para chegar nesse estado você precisa de pelo menos 10 a 15 minutos de atenção plena à atividade que está realizando.

2 – Livre-se das distrações internas também

Bem, já falamos das distrações externas, o mesmo vale para as internas, ou seja, tudo o que está ocupando a sua mente no momento. Se você estiver se sentindo estressado, ansioso ou tiver muitas preocupações, será muito mais difícil manter-se focado na atividade e praticamente impossível alcançar o flow.

Leia também: Como ter uma rotina equilibrada e focada no bem-estar

Quando isso acontecer, procure liberar a sua mente fazendo uma meditação pela manhã. Escrever seus sentimentos em um diário ou caderno também te ajudará.

3 -Escolha uma tarefa específica para realizar

É muito difícil atingir o estado de flow se você não tiver clareza sobre a atividade na qual irá trabalhar. Se isso acontecer, as chances de começar a fazer mais de uma tarefa ou de se distrair serão muito maiores. Por isso, escolha com antecedência a atividade na qual você vai trabalhar e garanta que você consegue entender muito bem o seu objetivo.

4 – Escolha uma atividade desafiadora, mas não muito

Se você quer atingir esse estado, a atividade que escolher deve ser desafiadora o bastante para que o seu cérebro fique totalmente engajado. Porém, não deve ser muito difícil para que a complexidade não te leve à frustração e ao estresse.

Se ela for muito fácil, você poderá ficar entediado rapidamente, começar a divagar e não atingirá o estado de flow. Caso seja muito difícil, as chances são de que você não consiga atingir o nível de subconsciência necessário para o flow.

5 – Mantenha-se hidratado

Não é novidade que beber água tem muitos benefícios, certo? Mas o fato é que ela pode contribuir para que você atinja o estado de flow. Quando você bebe água o suficiente, garante que o cérebro produza energia e funcione bem. 

Por outro lado, se você toma pouca água, o seu nível de energia baixa e você se cansa com muito mais facilidade. Tudo isso pode fazer com o que o seu nível de produtividade caia e dificulte alcançar o estado de flow.

6 – Escolha uma atividade que você goste muito

Você sabe o quanto é difícil se engajar em uma atividade que não gosta, certo? Com o flow, acontece a mesma coisa. Fica muito mais difícil entrar nesse estado mental se você estiver fazendo uma tarefa que não goste muito.

Portanto, quando for tentar alcançar o flow, comece por algo que esteja entre as suas atividades favoritas. As chances de sucesso são muito maiores.

E então, gostou de saber mais sobre o estado de flow? Agora, aposte nas nossas dicas e tente alcançá-lo quando for realizar uma tarefa que realmente ame.

E se a evolução profissional também faz parte das suas metas, saiba que um curso de pós-graduação EAD é o caminho certo. Confira as opções oferecidas pela pós-graduação Unopar

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades