Ir para o conteúdo
Você na Pós

Quais habilidades você desenvolve durante a pós-graduação EAD?

mulher estudando para ilustrar texto sobre habilidades da pós-graduação EAD

Fazer uma pós-graduação EAD envolve uma dinâmica de estudos diferente de um curso presencial, mas que agregam habilidades específicas. Essas novas competências, por sua vez, proporcionam um diferencial na carreira do aluno que estuda a distância.

Isso porque elas são muito valorizadas, não apenas por conta da formação profissional do aluno, como também por causa da maior facilidade de organização no ambiente de trabalho, iniciativa no desempenho do cargo e cumprimento de tarefas.

banner-estuda-week

7 habilidades desenvolvidas na pós-graduação EAD

Mas, afinal, quais são as habilidades que o aluno desenvolve ao cursar uma pós-graduação EAD? Nós te explicamos abaixo. Confira!

1 – Organização

É essencial que o aluno de EAD saiba se organizar e estabelecer um cronograma de estudos para conseguir contemplar todas as disciplinas. Com isso, fica mais fácil dedicar mais tempo de estudo nas disciplinas em que houver uma dificuldade maior, por exemplo, enquanto as tarefas das matérias que se tem mais facilidade podem ser feitas rapidamente. 

Além dessa organização com os estudos, também existem prazos a cumprir para não acumular muitas disciplinas. Então, o estudante consegue desenvolver a capacidade de se organizar e realizar as atividades para entregá-las nas datas estipuladas e garantir um aproveitamento melhor da matéria.

2 – Disciplina

Outra habilidade que o aluno de cursos de educação a distância desenvolve é a disciplina para estabelecer o compromisso de estudar todos os dias (ou em períodos predeterminados) para alcançar suas metas.

Manter um horário fixo de estudos e uma rotina organizada é fundamental para garantir o cumprimento das tarefas propostas, otimizar o rendimento e ter mais qualidade na aprendizagem dentro e fora da sala de aula. 

3 – Autonomia e proatividade

No curso a distância, é necessário que o estudante se empenhe para compreender o conteúdo daquela aula antes de passar para os próximos tópicos. Isso não significa que ele irá aprender tudo sozinho, mas que é de sua responsabilidade buscar apoio e materiais para além da plataforma EAD, caso precise.

No caso de eventuais dúvidas ou na falta de entendimento de algum ponto da matéria prejudique a compreensão dos tópicos seguintes, o aluno pode pesquisar outras fontes e contar com ajuda do tutor nos fóruns de discussão disponibilizados na própria plataforma.

A disciplina, somada à organização e a proatividade, também gera uma capacidade de autogerenciamento e motivação excepcionais – o que ajuda na busca de soluções e resultados de forma autônoma e eficiente.

4 – Criatividade

As instituições de ensino que dão a alternativa do curso a distância têm consciência de que os alunos possuem bagagens e estilos de aprendizagem diferentes. Por conta disso, os cursos apresentam uma série de recursos que não seguem uma “cartilha”, mas buscam inovar no método de ensino.

Estudos de caso e outros tipos de projetos em que é necessário não apenas memorizar conceitos, mas também saber aplicá-los são alguns dos exemplos que fazem com que o estudante se torne muito mais capaz de utilizar o conhecimento adquirido de forma criativa, propondo soluções práticas aos desafios encontrados no ambiente de trabalho.

5 – Foco

Atualmente, a maioria dos cursos a distância disponibiliza grande parte de seu material na plataforma online. Aulas gravadas até os textos, vídeos, atividades interativas, fóruns de discussão e muitos outros recursos são maneiras de transmitir o conteúdo.

Porém, estar em frente ao computador para estudar pode trazer muitas distrações com as redes sociais, ou se tornar cansativo – especialmente para quem trabalha o dia todo em frente às telas.

Por isso, outra capacidade desenvolvida com a pós-graduação EAD é o foco, no qual o aluno precisa aprender a  filtrar os estímulos, mantendo a atenção voltada apenas para a tarefa a ser feita. O resultado é o desenvolvimento de uma habilidade fundamental para o estudo e também para o mundo corporativo.

5 – Domínio de ferramentas tecnológicas

No curso a distância, o aluno passa a ter o universo virtual como parte de sua rotina. Assistir aos vídeos das aulas, realizar pesquisas, baixar materiais, interagir em fóruns com outros estudantes, entrar em contato com o tutor, realizar tarefas… Todas essas e muitas outras atividades são feitas por meio de uma plataforma online.

Por causa desse contato diário com as ferramentas tecnológicas, o estudante de uma pós-graduação EAD consegue desenvolver intimidade e ter mais domínio das mesmas. 

7 – Habilidades linguísticas

Grande parte do aprendizado de um curso de EAD acontece por meio da leitura. Com mais acesso à leitura e à escrita, as habilidades linguísticas dos alunos são consideravelmente aperfeiçoadas. O resultado será uma capacidade de interpretação de texto, elaboração de ideias e conceitos, pensamento crítico e abstração que, aos poucos, serão refletidas em uma  habilidade de argumentação, pela fala ou por textos.

Gostou? Então conheça alguns dos benefícios de estudar a distância na pós-graduação Unopar e que você encontra na Pós Black Friday:

Matrícula grátis e flexibilidade para estudar com mais autonomia e onde quiser;

✔ Conclusão em 6 ou 10 meses para você se tornar especialista em menos de um ano;

Tutoria para orientar, acompanhar, tirar dúvidas, propor discussões nos fóruns, disponibilizar materiais e estar ao seu lado em toda a jornada acadêmica;

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) próprio e tecnológico, com todas as funcionalidades que você precisa;

Certificação digital em 1 dia útil após a finalização da especialização e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), com a mesma validade de um curso presencial;

✔ Mais de 200 cursos livres gratuitos e online e acesso à Biblioteca Virtual com mais de 220 mil títulos disponíveis para leitura.

Conheça nossas faculdades