Ir para o conteúdo
Você na Pós

Para que serve uma pós? Descubra todos os benefícios!

para que serve uma pós

Já se perguntou para que serve uma pós e como uma qualificação mais especializada pode te auxiliar a evoluir na carreira?

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Se a resposta for positiva, continue lendo e confira esse texto completíssimo sobre o mundo das pós-graduações que preparamos para você!

Um certificado de pós-graduação está sendo considerado cada vez mais uma vantagem e diferencial durante contratações, por parte de empregadores e gestores.

Além de abrir portas para inúmeras oportunidades de negócios e carreira, uma pós-graduação auxilia, também, no aprofundamento de conhecimentos já obtidos pelo indivíduo.

Ou seja, ao invés de ser apenas um generalista em sua indústria de atuação, aquele que decide investir em uma pós-graduação se torna um especialista em sua área!

Se você quer descobrir para que serve uma pós e quais são seus benefícios a longo prazo, confira o conteúdo que preparamos para você!

O que é uma pós-graduação?

Uma pós-graduação, de acordo com a própria nomenclatura, é qualquer curso oferecido por instituições de educação superior que exijam um diploma de graduação prévio.

Essa modalidade de qualificação acadêmica superior é oferecida, atualmente, nas variantes Lato Sensu (especializações e MBA) e Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado).

O objetivo de uma pós-graduação é transformar o aluno em um especialista em um assunto específico, através da construção de conhecimentos teóricos, práticos e profissionais.

Aquele que for considerado um pós-graduado deve possuir conhecimentos avançados em sua área de atuação, com um alto nível de habilidades e competências referentes à indústria escolhida.

Para que serve uma pós?

Se você já se perguntou para que serve uma pós, deve ter percebido que as funcionalidades de uma especialização superior são extremamente variadas!

A realidade é que a serventia de uma pós-graduação varia de acordo com os próprios objetivos dos estudantes.

Assim, aqueles que buscam evoluir na carreira profissional, talvez, invistam em uma pós-graduação Lato Sensu específica para conseguir exatamente isso.

Já os que buscam crescer dentro do universo acadêmico podem pensar em aproveitar uma pós Stricto Sensu e avançar profissionalmente dentro da academia. 

De qualquer forma, as principais aplicações de uma pós-graduação estão diretamente conectadas com:

  • Especializações dentro de uma indústria específica;
  • Conhecimentos aprofundados em uma área de atuação;
  • Evoluções na carreira;
  • Possibilidade de salários mais altos;
  • E mudanças de cargo ou transições de carreira.

Quais os benefícios de uma pós?

Afinal, para que serve uma pós? E quais são os benefícios de seguir essa linha de especialização acadêmica?

Iniciar uma pós-graduação é, definitivamente, uma grande decisão e um importante passo a ser considerado. 

O processo em si exige paciência, estabilidade financeira e uma boa quantidade de esforço pessoal e acadêmico. 

Portanto, é essencial considerar para que serve uma pós, realmente, e levar em consideração todos os benefícios que uma especialização pode trazer.

A fim de te auxiliar a entender por que é necessário investir em uma pós e ajudá-lo a tomar a decisão certa, reunimos alguns dos principais benefícios de adicionar uma especialização à sua formação profissional!

1 – Conhecimento aprofundado na sua área de atuação

Uma das principais vantagens de cursar uma pós-graduação é ter a oportunidade única de pesquisar tópicos aprofundados em um uma área de interesse específica. 

A oportunidade de estudar um tema de maneira especializada está presente em diversas áreas de atuação, oferecendo inúmeras possibilidades aos alunos.

Ao indagar para que serve uma pós, é essencial entender que esse estudo aprofundado e especializado de uma única indústria é capaz de abrir inúmeras portas profissionais e colocá-lo em uma posição de destaque em relação a outros candidatos.

2 – Melhores oportunidades

Todas as vantagens de ter uma pós-graduação estão interligadas. 

Com a melhora das habilidades técnicas e interpessoais, é claro que cada vez mais oportunidades de empregos melhores aparecerão.

Os empregadores em potencial são muito mais propensos a prestarem atenção nos currículos especializados do que nos indivíduos que possuem apenas uma graduação.

Ou seja, quem investe em uma pós, que, aqui, tem duração de 6 ou 10 meses, tem mais chances de se destacar no mercado de trabalho.

3 – Maior potencial de ganhos

Querendo ou não, a possibilidade de uma renda maior é, provavelmente, a principal razão pela qual a maioria dos estudantes busca uma especialização. 

E não é surpresa que, após a finalização de uma pós, os salários aumentem consideravelmente. 

Afinal, tornar-se um especialista em uma indústria acaba suprindo uma demanda dos empregadores e, por conta da baixa oferta de experts no mercado, as remunerações tendem a ser maiores.

Quando questionarem para que serve uma pós, deixe claro como uma especialização pode ser uma das decisões mais rentáveis que um profissional pode fazer, auxiliando-o a alcançar uma maior qualidade de vida.

4 – Melhor reputação e credibilidade 

Possuir uma pós-graduação faz com que os empregadores pensem que o candidato é um colaborador de baixo risco e alto rendimento. 

As companhias acreditam que, por conta da especialização, o profissional está equipado com todas as habilidades necessárias para fornecer resultados positivos à empresa. 

Vamos colocar esse conhecimento em prática?

E aí, já entendeu para que serve uma pós?

Que tal colocar todo esse novo conhecimento em prática e iniciar uma especialização através da Anhanguera EAD?

Através dos cursos de especialização da Anhanguera, é possível conquistar novas oportunidades profissionais e acadêmicas em apenas 6 meses.

Não perca a oportunidade de investir em seu futuro!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades