Ir para o conteúdo
Você na Pós

Pós-graduação em Enfermagem: por que fazer e opções de cursos

pós-graduação em Enfermagem

Investir em uma especialização é o caminho certo para se destacar em um mercado de trabalho que exige cada vez mais profissionais qualificados. É o caso de enfermeiros, que devem ter os conhecimentos necessários para exercer a função, seja qual for o cenário em que se encontram. Com isso, vem à tona a importância de fazer uma pós-graduação em Enfermagem

O setor de Saúde exige que os profissionais estejam sempre atualizados e preparados para lidar com diversas situações. É por isso que a capacitação é a melhor forma de se aprofundar em uma especialidade e se qualificar para atuar de forma ética e responsável na área de atuação escolhida. Quer saber mais e conferir opções de cursos? Continue a leitura!

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Por que fazer uma pós-graduação em Enfermagem?

Realizar uma especialização em Enfermagem é interessante para que você se prepare para atuar de forma qualificada e humanizada. Ter uma pós-graduação no currículo é o diferencial que você precisa para ver a sua carreira deslanchar e ter acesso às melhores oportunidades do mercado de trabalho, de acordo com os seus objetivos. 

O investimento na qualificação profissional é o ideal para trabalhar de forma mais direcionada, com os conhecimentos certos e atualizados na frente escolhida, que pode ser oncologia, home care ou saúde mental, por exemplo. Os aprendizados são importantes para que você se especialize e ofereça o melhor atendimento aos pacientes. 

Outro ponto importante é que o interesse pelo setor cresceu nos últimos anos, especialmente em 2020. Mais pessoas se matricularam em cursos de graduação na área da Saúde, o que inclui Enfermagem, segundo pesquisa realizada pela Educa Insights e divulgada pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES). 

Isso mostra que cada vez mais pessoas entram no setor e, por isso, é importante saber como se destacar, principalmente com a crescente competitividade no mercado. A pós-graduação é a chance de se tornar especialista em uma determinada área de atuação, ganhar mais experiência profissional, conhecer novas tecnologias e inovações, além de fazer networking

De fato, a especialização em Enfermagem é um passo importante para todo profissional que busca conquistar maior confiança na sua rotina de trabalho. Além disso, contribui para que você consiga se adaptar a situações adversas e protocolos e, claro, promover um atendimento mais especializado e humanizado aos pacientes em diferentes situações.

Com base em tudo isso, veja os benefícios de optar por um especialização na área:

  • Ser um profissional capacitado e com conhecimentos aprofundados;
  • Entender a importância da qualidade da assistência prestada aos pacientes;
  • Se preparar para uma atuação profissional qualificada, segura, ética e humanizada;
  • Conhecer as melhores práticas de cuidado na frente escolhida, buscando melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Agora que você já conhece os motivos para investir nessa pós-graduação, que tal ver as opções oferecidas pelo Portal Pós?

banner sobre e-book que aborda tendências de carreira na área de Enfermagem

7 opções de cursos para se especializar

1 – Enfermagem do Trabalho

A especialização em Enfermagem do Trabalho tem como objetivo capacitar os profissionais para que atuem na prevenção de doenças e acidentes e na promoção de saúde e educação ao trabalhador. Você irá aprofundar os seus conhecimentos no setor de saúde do trabalhador, em especial nas partes de diagnóstico e gestão de problemas. 

Além disso, essa pós-graduação faz com que você saiba compreender e analisar os fatores de risco provenientes do trabalho na população. Ainda desenvolve e atualiza o conhecimento ético e crítico baseado nas pesquisas científicas envolvidas na área,  despertando interesse por pesquisas relacionadas. 

2 – Enfermagem em Home Care

O serviço de home care permite atuar em diferentes níveis de complexidade assistencial, como em ações de prevenção e promoção à saúde através dos programas de gerenciamento de casos crônicos, bem como em processos de reabilitação nos casos pós-cirúrgicos e até mesmo em cuidados paliativos.

O objetivo da pós-graduação de Enfermagem em Home Care é oferecer subsídios científicos para os cuidados de enfermagem com a utilização de técnicas seguras e adequadas ao âmbito domiciliar. Além disso, fornece amplo conhecimento ao profissional sobre o seu papel como enfermeiro na área. O curso também visa preparar o enfermeiro para uma atuação profissional qualificada, segura, ética e humanizada.

3 – Enfermagem em Oncologia

A  atuação dos enfermeiros em pacientes oncológicos exige conhecimento, dedicação e empatia, ressaltando a importância do cuidado humanizado e buscando melhorar a qualidade de vida e minimizar os impactos gerados pela doença. É por isso que você deve apostar na pós-graduação de Enfermagem em Oncologia.

O curso tem como objetivo capacitar enfermeiros para o atendimento em diversas etapas: prevenção, diagnóstico, tratamento, educação e cuidados paliativos, de modo a promover as melhores práticas de cuidado alinhado às políticas públicas atuais. Todo o conteúdo abordado será focado na importância do papel do enfermeiro especialista em oncologia, considerando processos sistematizados e o raciocínio crítico.

4 – Enfermagem em Pediatria

O mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, demanda enfermeiros que tenham competências e habilidades para planejar e implementar ações que satisfaçam as reais  necessidades do lactente, da criança e do adolescente e seus familiares, seguindo os Processos de Enfermagem.

A pós-graduação de Enfermagem em Pediatria tem como objetivo proporcionar, por meio de capacitação e atualização, imersão nas especificidades relacionadas à assistência de enfermagem de forma integral, sistematizada e com qualidade e criticidade, tanto no atendimento domiciliar quanto no ambulatorial e no hospitalar.

Com o curso, você saberá planejar ações para prevenir e auxiliar no tratamento de agravos e doenças, assim como promover e proteger a saúde dos públicos envolvidos. Além disso, conseguirá identificar sinais e sintomas psicoemocionais e clínicos do desenvolvimento do lactente, da criança e do adolescente, além de outras atuações relacionadas.

5 – Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica

O atendimento às pessoas com doenças mentais requer cuidados especiais e fundamentados em evidências científicas. Diante disso, é necessário que os enfermeiros que atuam nessa área tenham formação adequada para aprofundar conhecimentos e desenvolver habilidades técnicas específicas.

Com isso, a especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica traz todos os conhecimentos necessários. O objetivo do curso é formar profissionais que ofereçam um atendimento humanizado, em todos os níveis de atenção à saúde, e na atuação direta e indireta na Rede de Atenção Psicossocial. 

6 – Enfermagem em Terapia Intensiva

A pós-graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva prepara o enfermeiro para a assistência ao paciente crítico, por meio da aquisição de conhecimento em enfermagem de alta complexidade. O curso visa promover a formação de profissionais especializados no planejamento, execução e avaliação da Assistência de Enfermagem em adultos e idosos. 

A especialização tem como objetivo preparar o profissional para exercer atividades de alta complexidade com base no conhecimento técnico e científico, instrumentais e gerenciais permeado pela humanização e integralidade do cuidado. Além disso, vai conhecer os fundamentos teóricos que norteiam o cuidado nas principais afecções agudas clínicas e cirúrgicas em UTI.

7 – Enfermagem em Urgência e Emergência

Cada vez mais pacientes procuram atendimento nos diversos serviços de saúde públicos e privados e, por isso, é essencial que haja enfermeiros preparados para atender essa demanda. A área de urgência e emergência necessita de profissionais capacitados do ponto de vista científico e que sejam capazes de atuar de forma sistematizada, ágil e eficaz.

Por isso, você deve apostar na pós-graduação de Enfermagem em Urgência e Emergência para aprender os conceitos de gerenciamento de unidades de emergência, bem como os protocolos internacionais de atendimento às emergências clínicas e traumáticas. Além disso, terá todos os conhecimentos para garantir a qualidade da assistência prestada aos pacientes graves.

Depois de conhecer os benefícios de investir em uma pós-graduação em Enfermagem e as opções de cursos, aproveite para fazer a sua inscrição. Bons estudos!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades