Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

5 dicas para fazer uma transição profissional com segurança

transição profissional

Sabemos que as escolhas profissionais não são permanentes e que é completamente normal pensar em fazer uma transição profissional no meio do caminho.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Apesar de parecer um bicho de sete cabeças para muitos, uma mudança de carreira pode ser algo extremamente positivo para quem busca novas oportunidades!

Entre entender suas habilidades e decidir qual outra carreira seguir, nós separamos algumas dicas para quem deseja fazer uma transição profissional com segurança e estabilidade!

Confira o que separamos para você!

Como fazer uma transição profissional com segurança?

Se você se sente estagnado ou frustrado em sua carreira atual, talvez seja a hora de considerar uma transição profissional.

Neste momento, é importante considerar as razões por trás da insatisfação inicial e quais medidas podem ser tomadas para reverter a situação.

Entre as justificativas mais comuns na hora de optar por uma transição profissional, estão:

  • A insatisfação com o ambiente de trabalho;
  • A necessidade de maiores desafios profissionais;
  • Uma remuneração muito abaixo do mercado;
  • A falta de apreciação pelos colegas e superiores;
  • O excesso de estresse durante as jornadas laborais, entre outros.

Caso você perceba que essas afirmações ressoem com sua vida atual e decida que está na hora de realizar uma transição profissional, fique de olho nessas 5 dicas que preparamos para você!

1 – Identifique as habilidades profissionais que você tem

Durante essa etapa, é importante fazer um levantamento acerca das habilidades – tanto técnicas quanto interpessoais – que você já possui.

Comparar o seu conhecimento técnico com o que é exigido no mercado pode ser uma alternativa viável na hora de entender como você se compara em relação aos outros profissionais da área.

Além disso, tão importante quanto entender as habilidades que você já tem, é perceber quais competências podem ser lapidadas e otimizadas durante sua transição profissional.

Entretanto, àqueles profissionais que buscam uma mudança mais brusca na carreira – de humanas para exatas, por exemplo -, talvez seja indicado um estudo mais aprofundado da área desejada.

2 – Estude a indústria para a qual quer migrar

Entender como a sua futura área de atuação funciona é imprescindível na hora de realizar uma transição profissional de maneira segura e estável.

Aprender sobre os aspectos técnicos, os requerimentos interpessoais e, até mesmo, as expressões utilizadas entre os profissionais do meio, são essenciais para a familiarização com a nova carreira.

Afinal, em pouco tempo você estará passando por entrevistas com gestores e diretores e precisará demonstrar um certo domínio em sua nova área de atuação.

3 – Volte a focar na sua carreira acadêmica

Uma transição de carreira pode exigir novas certificações, diplomas ou especializações. 

Por isso, é importante voltar a investir em sua carreira acadêmica, buscando sempre manter-se atualizado e qualificado em relação ao mercado de escolha. 

Dependendo da área, talvez seja necessário uma graduação completamente diferente da qual você já possui.

Ou seja, esteja preparado para passar mais algum tempo – entre 2 e 5 anos – estudando.

Além disso, também é possível investir em uma pós-graduação online, com duração de 6 ou 10 meses.

4 – Invista em uma rede de contatos estável e relevante

Uma das maneiras mais tradicionais e utilizadas na hora de conhecer diferentes pessoas de setores e indústrias diferentes é através do networking.

Conectar-se com profissionais da sua área de interesse, seja online, seja pessoalmente, pode impactar positivamente na sua transição profissional.

Além de te auxiliarem no início de sua nova jornada, esses profissionais também podem recomendar vagas ou, até mesmo, apresentá-lo a gerentes de contratação. 

Faça seu networking participando de eventos do setor, ingressando em uma associação de colaboradores e nutrindo bons relacionamentos através das redes sociais. 

5 – Atualize seu currículo e comece a inscrever-se para novas vagas

Após estudar bem o mercado e dominar os conhecimentos técnicos e interpessoais necessários na nova indústria, está na hora de se aventurar em sua transição profissional.

Para isso, encontre exemplos de vagas e candidatos em sua área de interesse e elabore o seu próprio currículo, a fim de conseguir recolocar-se profissionalmente.

Destaque suas habilidades e experiências existentes de maneiras diferentes, adaptando-as à sua nova área e adicionando as novas competências conquistadas. 

Além disso, certifique-se que seu objetivo esteja claro no currículo e que apenas as experiências profissionais relevantes fiquem em evidência.

Por fim, está na hora de buscar novas vagas e escolher estrategicamente aquelas que realmente valem a pena.

Entenda que você vai iniciar sua nova carreira em um nível ou salário inferior ao que tinha anteriormente e, por isso, é importante manter-se realista em relação às suas expectativas.

Pronto para sua transição profissional?

Apesar de parecer uma decisão assustadora em um primeiro momento, mudar de carreira pode ser uma experiência positiva para os profissionais.

Entretanto, é importante lembrar que tal decisão deve ser tomada de maneira estruturada e planificada, a fim de evitar possíveis empecilhos pelo caminho.

É fundamental possuir um plano de ação e dispor de recursos suficientes para completar a transição profissional. 

Busque sempre aprimorar seus conhecimentos e utilizar sua experiência prévia a seu favor!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades