Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

6 habilidades importantes para o mercado de trabalho: veja lista

imagem para ilustrar o texto de habilidades importantes para o mercado de trabalho

O ambiente profissional exige diferentes características a depender da área de atuação escolhida, mas existem habilidades importantes para o mercado de trabalho como um todo, pois são skills necessárias para se adaptar a situações cotidianas. 

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

São habilidades que vão te ajudar a se relacionar melhor com seus colegas, lidar com a pressão do ambiente profissional, melhorar seu desempenho e se destacar nos processos seletivos nos quais você se inscrever.

Confira, a seguir, quais são as 6 principais!

6 habilidades importantes para o mercado de trabalho

1 – Boa comunicação

Esta habilidade é importante não só para você ter um bom relacionamento com seus colegas de trabalho e gestores, mas também para conseguir ser claro nas suas instruções, relatórios e nas reuniões de time. 

Para treinar sua comunicação, tanto falada como escrita, leia bastante. Quanto mais rico for seu vocabulário e mais proximidade você tiver da gramática, melhor será sua capacidade de expor suas ideias de forma clara e direta. 

Também é recomendado fazer um curso de oratória ou aprender técnicas de como falar em público. Isso porque, muitas vezes, a dificuldade é a vergonha de estar em destaque diante de outras pessoas, e ela só será resolvida com muito treino até naturalizar a prática.  

2 – Empatia

Se colocar no lugar do outro e entender quais são as dificuldades que seus colegas enfrentam no desenvolver de uma atividade é essencial para conseguir fortalecer a relação de confiança com a sua equipe e poder ajudar quando um obstáculo surgir. 

Por este motivo, ser um profissional empático te ajudará em muitas das situações cotidianas do mercado de trabalho, além de tornar você um colaborador querido pelos colegas de time, uma peça essencial para o funcionamento do projeto visto que está sempre disposto a ouvir e ajudar a todos.

Além disso, se você almeja atingir um cargo de liderança, ser empático é fundamental para sua caminhada, visto que a figura do líder hoje é vista mais como um agregador que motiva sua equipe a atingir melhores resultados através da confiança mútua do que alguém que apenas distribui tarefas e cobra entregas.

3 – Proatividade

Hoje, os empregadores buscam profissionais que sejam proativos, que pensem primeiramente no que deve ser feito para o bem do projeto e procure ajudar em todas as atividades em prol deste objetivo.

É importante não se descuidar e “esquecer” suas obrigações, ajudando todos os seus colegas a realizar outras tarefas e ficar sem tempo para se dedicar às suas entregas. Ser proativo é justamente conseguir equilibrar o tempo levado para cumprir suas obrigações com a dedicação para finalizar outras pendências em colaboração com outros colegas.

4 – Inteligência emocional

Ter inteligência emocional é saber controlar seus impulsos sentimentais, como frustração, raiva e estresse, para que eles não interfiram no seu desempenho profissional ou nas suas relações de trabalho. 

Um bom profissional consegue superar os primeiros impulsos e pensar racionalmente, encontrando saídas para situações que, a princípio, ele acreditava que não conseguiria superar.

Saber a hora de pedir ajuda também faz parte da inteligência emocional, pois demonstra que você coloca seus objetivos acima do orgulho e está disposto a melhorar como profissional. 

Mas, para ter estabilidade emocional, é preciso ter uma boa saúde mental. Portanto, procure ajuda profissional aos primeiros sinais de esgotamento psicológico. 

5 – Flexibilidade

O profissional flexível é aquele que consegue se adaptar às mais diferentes situações no ambiente de trabalho, não hesita na hora de encarar um desafio e está acostumado a desenvolver novas funções quando necessário. 

Flexibilidade é uma soft skill cada dia mais importante para os empregadores. Para aprimorar esta habilidade, você precisa ser confiante no seu potencial e saber lidar com a insegurança no momento da indecisão. 

6 – Organização

Um profissional organizado dificilmente atrasa suas entregas e encontra dificuldades quando surge um imprevisto. Logo, os recrutadores optam por candidatos que apresentam esta habilidade logo nas dinâmicas de recrutamento.

Muito além das facilidades do dia a dia, a organização permite que o profissional seja mais seguro até no planejamento da própria carreira, pois é característico dessas pessoas que elas sejam focadas e determinadas nos seus objetivos.

Uma boa forma de começar a se tornar um profissional organizado é planejar sua rotina e escalar suas entregas em prioridades de realização, que pode ser por duração, complexidade ou prazo de entrega. 

Desta forma, você não se perde com as suas demandas e começa a treinar seu cérebro para que ele se acostume a criar uma linha organizacional para tudo que você for fazer, se tornando um processo natural com o tempo. 

Todas essas soft skills você também consegue aprimorar estudando e adquirindo mais conhecimento sobre a área que você atua, se desenvolvendo não só como profissional mas também sua perspectiva pessoal. 

Entre as habilidades importantes para o mercado de trabalho está a vontade de sempre ser um profissional melhor. Faça uma pós-graduação e trilhe seu caminho até o sucesso.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades