Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Quer aprimorar sua habilidade de leitura? Saiba o que fazer!

imagem para ilustrar o texto de aprimorar sua habilidade de leitura

Ter uma boa interpretação de texto e saber se comunicar bem são habilidades essenciais no mercado de trabalho e, para trabalhar essas skills, o profissional precisa aprimorar sua habilidade de leitura

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Para adquirir o hábito de leitura, é preciso muita dedicação e paciência para ir praticando, aos poucos, até que ele se torne natural e você consiga inseri-lo na sua rotina.

Confira a seguir algumas dicas de como treinar sua leitura e se tornar um leitor assíduo!

5 dicas para aprimorar sua habilidade de leitura

1 – Leia sobre assuntos que te interessam

A melhor forma de aprender a gostar da prática de leitura é lendo sobre assuntos que sejam do seu interesse. Essa técnica fará com que você associe o hábito da leitura a uma atividade prazerosa, e não a algo incômodo ou exaustivo de se fazer.

Depois, quando você perceber que está mais confortável com a ideia de usar parte do seu tempo livre para ler, comece a ler materiais rápidos, como notícias e artigos de opinião, sobre assuntos que sejam da sua esfera profissional, para você ser introduzido aos poucos a essa leitura que exige mais atenção. 

O próximo passo é adicionar aos seus materiais de leitura artigos científicos e livros sobre o tema que você trabalha, pois já estará mais acostumado a textos complexos. 

Quando começar a perceber que não está focando na leitura a ponto de não conseguir absorver as informações lidas, faça uma pausa e só retorne quando sentir que conseguirá prosseguir sem sentir nenhum tipo de cansaço. 

2 – Não leia na sua cama

Nosso cérebro sempre liga o ambiente no qual estamos aos nossos hábitos e, consequentemente, como ele irá se comportar. Portanto, ler na cama, usada para descansar, não é uma boa ideia para quem está começando o hábito de leitura.

Priorize locais silenciosos, com boa iluminação e que seja um ambiente confortável, mas que seja preparado para leitura, como a sala da sua casa ou um canto com uma poltrona e luminária dentro do seu escritório. 

3 – Escreva (muito!)

Para pegar gosto de verdade pela leitura, é preciso exercitar a escrita, indo além da redação de relatórios e e-mails praticada no trabalho.

Além de reforçar o hábito da leitura, escrever com frequência estimula sua criatividade, sua capacidade de interpretação de texto e aumenta o seu vocabulário, tornando você um profissional muito mais completo para o mercado de trabalho. 

Você pode começar escrevendo sobre pequenos detalhes do seu dia a dia, coisas legais que aconteceram na sua rotina ou que você observou e acredita que vale a pena escrever sobre. Com o tempo, você vai adquirindo o costume de escrever e produzir textos maiores e mais ricos em detalhes.

Uma outra boa ideia é registrar com as suas palavras o que você entendeu das suas leituras e estudos que, além de incentivar sua escrita e leitura, vai ajudar a fixar na memória todo o conteúdo que você absorveu. 

4 – Leia atentamente

Muitas vezes, até mesmo por cansaço, praticamos a leitura dinâmica, quando passamos o olho em cima das frases e não a lemos por completo, apenas algumas palavras e encaixamos o sentido nelas pelo contexto. 

Isso pode tornar o hábito da leitura muito cansativo e desinteressante. Por isso, o recomendado é realizar uma leitura atenta em todas as situações. Se estivermos com o tempo corrido, é necessário guardar o texto para ler depois, com mais calma, capturando todos os significados do conteúdo. 

Você precisa evitar tudo que torne sua leitura cansativa e desinteressante, pois isso só vai te desestimular a cultivar esse hábito. É importante  ligar a atividade da leitura com algo prazeroso e benéfico de se fazer. 

5 – Crie um momento específico na sua rotina para ler

Reserve um tempo na sua rotina que você vai dedicar exclusivamente à leitura, incorporando esse hábito ao seu cotidiano. Durante este momento, evite se distrair com outras atividades ou ler pensando em outras coisas que não o material que está na sua frente.

Isso vai fazer com que você incorpore a leitura ao seu dia a dia, até que em algum momento o hábito de ler se tornará natural para você.

Mas é preciso ter o cuidado de não “ler só por ler”, fazendo uma leitura protocolar sem entender o que você está lendo, pois isso não vai te acrescentar em nada. É preciso se dedicar a essa prática para conseguir aprimorar sua habilidade de leitura e incorporar o hábito para a sua vida.

Praticando a leitura através do estudo

Estudar é uma ótima forma de aprimorar seu conhecimento e exercitar sua leitura ao mesmo tempo, visto que, para fazer uma especialização, você precisa consultar materiais complementares e estudos abordando sua área de atuação. 

Por serem leituras mais complexas e que exigem um alto grau de atenção, é recomendável que você já coloque em prática as dicas citadas acima para chegar na pós-graduação preparado para ler os conteúdos. 

Além de aprimorar sua habilidade de leitura, faça a pós-graduação e aproveite o Ambiente Virtual de Aprendizagem, plataforma em que você assiste às videoaulas e tem ao seu acesso tudo que for necessário para garantir o seu aprendizado.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades