Ir para o conteúdo
Curiosidades

7 dicas para escrever melhor: confira e melhore sua escrita

praticar a escrita, como a mulher da foto, está entre as dicas para escrever melhor

Se engana quem pensa que escrever bem é algo importante apenas para profissões ligadas à área de humanas. Saber se expressar na escrita é fundamental para qualquer tipo de profissional, que pode aproveitar as dicas para escrever melhor para demonstrar sua capacidade de encadeamento de idéias, raciocínio apurado e clareza na hora de se comunicar. Ainda que o profissional em questão não possua obrigação diária de escrever, dominar o tema é um ponto a ser valorizado pelas chefias. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Existem alguns passos básicos e simples de como escrever melhor. Para ajudar você a ir por este caminho, listamos sete dicas essenciais para escrever melhor e que podem começar a ser feitas com essas técnicas a partir de já. Acompanhe abaixo:

1 – Leia mais e constamentemente 

O primeiro ato a ser tomado para quem quer dar um “up” na forma como escreve é ler. Através da leitura, o cérebro consegue absorver novas informações e você enriquece seu vocabulário. Além disso, a pessoa ainda visualiza como as palavras são escritas, o que ajuda a evitar erros ortográficos. Em tempo: quando se recomenda a leitura, qualquer tipo de texto vale – basta manter o hábito da leitura em dia. 

2 – Exercite a sua curiosidade

Que tal aumentar o seu vocabulário? Para isso, vale deixar a curiosidade solta para ler livros ou revistas, bem como assistir a filmes ou séries que não estão 100% afinados com seus gostos. Por exemplo: se costuma ver longas-metragens de terror, que tal passar a ver um título ou outro mais dramático e de época?

Se está acostumado com a leitura sobre esporte ou temas fitness, aumentar o campo de conhecimento entrando em contato com assuntos que ainda não possua tanta familiaridade. Desta forma, a pessoa também consegue cruzar as informações que descobre e aumentar seu repertório.

3 – Se alimentar e dormir bem estão no pacote

Entre as dicas para escrever melhor, saiba que de nada adianta lotar seu cérebro de informações se ele não estiver preparado para recebê-las. Por isso mesmo, é preciso investir no combo comer bem e dormir melhor para que a mente esteja descansada. Se o cérebro estiver exausto, não conseguirá absorver as palavras novas ou as frases e significados que acabou de descobrir. Escrever bem é puro repertório e para manter a mente em dia é preciso tratá-la com cuidado. 

Mais dicas para escrever melhor

4 – Leia os textos em voz alta

Quer saber se o texto que você acabou de escrever faz sentido? Uma boa tática para descobrir é ler essas frases em voz alta. Isso faz com que você preste atenção no encadeamento de ideias daquilo que colocou no papel – ou na tela do computador. E facilita as possíveis correções para fazer do material mais coerente e fácil de ser compreendido. Pode parecer uma ação simples, mas é uma dica de ouro para melhorar a escrita. É uma das técnicas para escrever bem mais conhecidas. 

5 – Acompanhe experts da escrita

Há diversos livros de gurus que ajudam a melhorar a maneira de escrever – inclusive alguns assinados por autores famosos que compartilharam seus conhecimentos em obras específicas sobre o tema. Quer alguns exemplos? Vale colocar na sua estante esses dois títulos para começar: “Confissões de um Jovem Romancista”, do filósofo e autor italiano Umberto Eco, e “Sobre a Escrita – A Arte em Memórias”, do famosíssimo escritor de terror e suspense Stephen King. 

No primeiro título, Eco faz um apanhado de tudo que aprendeu estudando e escrevendo ao longo de décadas – ele publicou o livro com mais de 70 anos de idade. Já a segunda recomendação vem de um autor de best-sellers, que revela como se inspira, bem como seus erros e acertos. Foi considerado um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempos.

6 – Peça feedbacks

Mesmo que você ainda não se sinta confortável para pedir a opinião dos outros, saiba que feedbacks são fundamentais para amadurecer seu processo de escrita. Não quer mostrar seus rascunhos para todo mundo? Não tem problema. Encontre uma pessoa da sua confiança e, eventualmente, apresente para ela seus avanços. Lembre-se que a arte de escrever um ótimo e-mail de trabalho tem total relação com aquele diário que recebe atualizações constantes. Seja para um assunto ou para o outro, o importante é exercitar seu repertório mental. 

Leia também: Feedback negativo? Saiba como reagir diante das críticas

7 – Escreva, é claro!

Você nunca irá aprimorar seu texto se não colocar a mão na massa – ou melhor, na caneta ou no teclado do computador – e escrever. É possível começar escrevendo um diário ou um journal contando coisas do cotidiano. Ainda que não fique satisfeito com os primeiros resultados, ter uma escrita bem feita é uma questão de exercício. Comece também por algum assunto de seu interesse e depois vá expandindo o campo de atuação. Organize-se para manter o hábito e, assim, desenvolver esta habilidade tão essencial para qualquer profissão. 

Gostou das dicas para escrever melhor e ficou com vontade de se aprofundar neste assunto? Aproveite para conhecer os cursos de pós-graduação Anhanguera e aproveite todos os benefícios que a Pós-Graduação EAD oferece, como flexibilidade na rotina de estudos. Confira também as opções de pós-graduação Anhanguera nas áreas de Comunicação, Artes e Humanidades. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades