Ir para o conteúdo
Você na Pós

Quem pode fazer pós-graduação?

mulher estudando para ilustrar texto sobre quem pode fazer pós-graduação

A pós-graduação é um dos objetivos para os profissionais que sonham com uma carreira de sucesso na área em que atuam. Mesmo que essa modalidade já seja tão conhecida, ainda existem dúvidas sobre o seu funcionamento. Um dos questionamentos é sobre quem pode fazer pós-graduação? Isso é o que vamos entender ao longo deste artigo. 

Quem pode fazer pós-graduação?

Para poder cursar uma pós-graduação lato sensu ou stricto sensu, é preciso ter concluído a graduação de nível superior. Existem cursos de pós-graduação que podem ser realizados por graduados em diferentes áreas de conhecimento ou são aceitos diplomas de ensino superior de qualquer curso. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Os cursos de pós-graduação proporcionam melhores oportunidades no mercado de trabalho, pois qualificam os profissionais graduados em uma determinada área em uma especialidade. Cada curso de pós-graduação pode ter pré-requisitos específicos, que vão depender das exigências da instituição para o curso. Algumas pedem apenas a graduação em determinados cursos, mas quando é uma especialização mais específica a instituição exige do estudante um conhecimento prévio na área.

Quem fez tecnólogo pode fazer pós-graduação?

Quem fez tecnólogo pode fazer pós? Essa é uma das principais dúvidas de quem optou por essa formação no ensino superior. E a resposta é “sim”, quem fez tecnólogo pode fazer pós, pois o diploma da graduação tecnológica tem reconhecimento de nível superior.

Para fazer a pós-graduação, o tecnólogo precisa escolher o curso do seu interesse e verificar junto da instituição quais são os requisitos da inscrição. Geralmente, as faculdades estabelecem diplomas de determinados cursos como exigência para a pós-graduação e isso acontece quando é importante ter conhecimentos básicos na área.

O tecnólogo pode fazer pós-graduação em Engenharia, por exemplo, sendo necessário somente entrar em contato com a instituição para obter informações sobre o curso. Os diplomas de graduação técnica têm validade não somente para os cursos de pós-graduação, mas também para os concursos públicos de nível superior.

Quem fez tecnólogo pode fazer MBA?

A resposta também é “sim”. Tanto o tecnólogo como bacharelado e licenciatura são apenas a porta de entrada para o profissional se destacar na área que escolheu se profissionalizar.  Ao optar pelo MBA ou pós-graduação, é possível ter acesso a cursos de especialização que permitem que você se destaque da maioria dos seus concorrentes que pararam na graduação.

O MBA, assim como a especialização, mestrado e doutorado, também é um formato de pós-graduação e é fundamental para quem busca aprimorar os conhecimentos em uma determinada área, que pode ter sido tratada na graduação de forma abrangente e menos detalhada.

O MBA vai te ajudar a desenvolver competências e conhecimentos técnicos para que tenha uma visão mais ampla do contexto organizacional, estruturando o pensamento estratégico e uma abordagem ainda mais crítica para a resolução de problemas. De certa forma, serve para aperfeiçoar os conhecimentos que os profissionais já possuem, melhorando a percepção sobre o mercado que atua para chegar mais preparado nos cargos de gestão e liderança.

Tanto a pós-graduação como o MBA oferecem um conhecimento mais especializado, buscando aprimorar suas habilidades e ajudar que você se torne especialista na área de atuação.

Quem faz pós-graduação pode fazer estágio?

O estágio já é conhecido e obrigatório em alguns cursos de ensino superior, mas quando falamos de pós-graduação, a dúvida vem à tona: é possível conseguir um estágio? Essa questão ainda é confusa para muitas pessoas, mas, por lei, o estágio para pós-graduação existe sim e é regulamentado pelas mesmas diretrizes do estágio da graduação.

O fato é desconhecido por muita gente e, por isso, acabam passando o período de pós-graduação sem nem saber que o estágio era uma opção. Na maioria dos cursos de pós-graduação, o estágio é optativo.

A exceção está apenas no caso da pós-graduação stricto sensu Doutorado, onde o estágio-docência faz parte da grade obrigatória para a conclusão do curso. Essa modalidade de estágio não é remunerada e o pós-graduando, geralmente, acompanha um professor em sala de aula durante um período, a fim de absorver habilidades importantes para a sua atuação no magistério ou na área de pesquisa no âmbito universitário.

No caso de mestrado, o estágio costuma ser no mesmo estilo, além de também não ser remunerado, ele, geralmente, é facultativo. Na pós-graduação lato sensu, os estágios costumam ser, essencialmente, optativos e podem ou não ser remunerados. Tudo depende da empresa e da instituição de ensino que você estuda. 

Os cursos de pós-graduação são pensados para especializar o aluno em determinada área, podendo se beneficiar muito de qualquer tipo de aprendizado prático, como o estágio. Além disso, não são poucas as pessoas que iniciaram suas carreiras profissionais como estagiárias, sendo efetivadas antes do término. Existem alguns benefícios do estágio na pós-graduação:

  • Formação de networking;
  • Capacidade de juntar teoria à prática;
  • Mais oportunidades profissionais;
  • Chance de ter novas proficiências e compreender o mercado de trabalho na nova área que pretende atuar.

Se você vai começar ou já está cursando sua pós, pense em fazer um estágio. Mas, lembre-se de colocar isso junto a lista dos seus objetivos profissionais e acadêmicos, para saber se essa é ou não uma boa opção no momento. Agora, saiba mais sobre o que é pós-graduação e por que você deve apostar em uma.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades