Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Carreira estagnada: saiba como reverter essa situação

Muitas pessoas acreditam que tem uma idade ou muitos anos de trabalho para a carreira estagnar, mas saiba que isso não é verdade e que pode acontecer a qualquer momento da vida. Com o mercado de trabalho tão competitivo, não é difícil encontrar profissionais que tenham o sentimento de estagnação na vida profissional.

Isso é algo que atinge milhares de pessoas ao redor do mundo, mas é algo difícil de perceber e a maioria está acomodada ou persistindo em algo que acaba consumindo toda a energia quando, na verdade, deveria buscar forças para mudar o rumo da própria carreira. Mas, como identificar se a sua carreira está estagnada e reverter essa situação?

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O que é uma carreira estagnada? 

Bom, podemos dizer que a estagnação profissional acontece quando há uma falta de reação perante as oportunidades que surgem. Isso, no entanto, traz vários problemas, como trabalhar sem motivação ou realizar as atividades no modo automático. Boa parte das pessoas já passou por essa fase em algum momento da carreira, mas são poucas as que conseguem entender os efeitos desse sentimento na vida. 

Quando temos uma rotina bem definida, o nosso cérebro entende que deve repetir as mesmas ações sempre igual e acaba levando para o “piloto automático”. Estar com a carreira estagnada pode significar que a grande parte das habilidades do profissional não está sendo aproveitada. Nesse caso, é provável que o profissional fique frustrado e desenvolva problemas que prejudicam a sua saúde. 

Ao contrário do que muitos acham, a estagnação na carreira não é a mesma coisa que estabilidade. Também não é sobre o tempo que está na empresa e nem sobre trocar várias vezes de empresa. Sair desse sentimento de estagnação diz mais respeito sobre a qualidade do trabalho que está sendo feito e da satisfação pessoal.

Principais sinais de estagnação de carreira

Como identificar se está passando pela estagnação de carreira? Tem alguns sinais que aparecem e é importante ficar de olho para conseguir sair dessa situação. Você deve analisar os seguintes pontos:

  • Falta de motivação;
  • Falta de reconhecimento;
  • Recompensas e desafios insuficientes;
  • Não ter metas definidas;
  • Falta de interesse em aprender coisas novas;
  • Dificuldade para lidar com novas tecnologias;
  • Tudo no trabalho é previsível e sem graça;
  • Preguiça, cansaço e sonolência.

Outros sinais que a estagnação está aparecendo na sua rotina é quando você começa a perceber uma certa tristeza, angústia pelo final do seu expediente ou até falta de vontade de levantar para ir trabalhar. Isso acaba mostrando que a sua rotina está no piloto automático e, caso não tome cuidado, você pode cair na acomodação e será necessário se livrar dessa sensação.

Leia também: Como você avalia a satisfação profissional da sua carreira?

O que leva à estagnação da carreira?

Mesmo sem saber como chegou nesse ponto, existem algumas formas de identificar o que levou à estagnação. Saiba o que você deve evitar para não deixar sua carreira estagnada:

Medo do novo

Ter medo de um novo desafio pode te fazer perder oportunidades. Por isso, é importante que você deixe o medo de lado e saiba aproveitar as possibilidades que vão surgir. Só aceitando os desafios para saber como vai refletir na sua vida profissional.

Manter-se desatualizado

Deixar de investir na sua própria capacitação é um erro e, por melhor que seja o seu currículo, as novidades sempre vão surgir e o mercado continuará se atualizando. Para evitar ficar para trás, é importante procurar especializações e cursos que te ajudem na sua área de atuação.

Não ser sociável

Em todas as áreas prezam pelo bom relacionamento e uma nova oportunidade pode vir por meio dessa relação com os colegas de trabalho, pessoas de outras áreas e de outros setores da empresa.

Falta de ambições e objetivos claros

Você onde quer chegar na sua vida profissional? Quais são os seus objetivos? Isso é essencial, pois ter ambição profissional, por mais particular que seja, é uma forma de manter a motivação para as mudanças em alta.

Como evitar a carreira estagnada?

Se você sente que a sua carreira está estagnada, saiba que é possível reverter essa situação. Tendo planejamento, disciplina e coragem de sair da zona de conforto é possível deixar a estagnação de lado. Trouxemos algumas dicas para você começar a ter mudanças estratégicas na sua carreira:

Trabalhe o autoconhecimento

Entender o que te levou a estagnação é o ponto principal para não cometer os mesmos erros no futuro. É possível entender isso com uma autoanálise, e nesse processo é essencial saber suas limitações e pontos fortes.

Aceite novos desafios

Adote novas práticas de trabalho e assuma um novo projeto, pois assumir riscos é importante nessa fase. Dessa forma, você saberá se é capaz ou não de fazer aquilo que lhe foi proposto — além de mexer com a sua criatividade e te colocar longe da zona de conforto.

Momento de sair

Não concorda com as regras da empresa? Esse pode ser o momento de sair. Não adianta ficar pensando no que você pode mudar em si mesmo quando, na verdade, o problema é não concordar mais com os valores da organização. A falta de oportunidade, de motivação e de reconhecimento são indícios de que chegou a hora de respirar novos ares.

Além disso tudo que listamos acima, para não deixar sua carreira estagnada é importante investir em especializações e a pós-graduação EAD pode ser uma ótima forma de fazer isso acontecer. Na Unopar, existem diversos cursos para aprimorar ainda mais o seu currículo. Aproveite e conheça os cursos da Unopar EAD e estude de qualquer lugar a qualquer momento.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades