Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

6 táticas de ouro para encantar recrutadores e se destacar nos processos seletivos

mulher cumprimentando outra pessoa para ilustrar texto sobre encantar recrutadores

Uma entrevista de emprego costuma seguir um padrão de perguntas, o que possibilita que o candidato se prepare antes. Naturalmente, há também algumas surpresas no meio do caminho, com questões que fogem um pouco do script. Mas a maior parte delas são baseadas na experiência profissional, carreira e objetivos. Diante disso, como a pessoa, que está concorrendo a mesma vaga com outros candidatos, pode encantar recrutadores e se destacar no processo seletivo?

Antes de tudo, é importante treinar, mesmo para as perguntas mais comuns. Pense no que gostaria de falar sobre a experiência obtida em empregos anteriores e quais foram os maiores desafios ao longo da carreira (e como conseguiu superá-los). Outro item fundamental é conhecer a empresa, estar por dentro da sua atuação no mercado, valores, projetos e conquistas. Assim, você demonstrará afinidade e interesse pela oportunidade e o entrevistador perceberá que você se preparou para a conversa.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Confira 6 táticas de ouro para encantar recrutadores

Além do que já foi apresentado, existem algumas táticas de ouro que ajudarão você a encantar recrutadores e se destacar numa próxima entrevista de emprego:

1 – Saber trabalhar em equipe

Hoje em dia as empresas têm valorizado ainda mais o trabalho em equipe e a capacidade de empatia, ou seja, de se colocar no lugar do outro. Por isso, caso tenha a oportunidade durante a entrevista, não deixe de mencionar a sua habilidade de lidar com o coletivo e o quanto é importante a cooperação do time para se obter resultados positivos. Tente demonstrar que você acredita que uma equipe de sucesso precisa trabalhar unida, com diferentes ideias, mas em prol do mesmo objetivo.

2 – Cuidado com a expressão corporal

A expressão corporal diz muito numa entrevista de emprego, uma vez que, em qualquer gesto ou sinal emitido, o recrutador já formará uma opinião a seu respeito. Por isso, aja naturalmente, tente demonstrar segurança nas suas respostas e mantenha o contato visual com o entrevistador, mas sem exageros. Se você tiver o costume de gesticular muito com as mãos quando estiver falando, atente-se para que seja algo dentro do moderado e evite abaixar a cabeça durante a conversa.

3 – Demonstrar interesse

É essencial demonstrar entusiasmo e interesse pela vaga, de modo que o recrutador perceba a sua vontade de atuar na companhia. Mostre que você tem as habilidades que eles esperam, o quanto você está motivado para esse novo desafio e como a sua experiência pode contribuir para o crescimento da empresa. Além disso, destaque a sua vontade de aprender e evoluir profissionalmente com essa oportunidade.

Leia também: Qual a melhor resposta para “Por que saiu do último emprego?”

4 – Investir na sua história

Numa entrevista, os recrutadores costumam pedir que você fale sobre você e sobre a sua carreira profissional. Então, aproveite esse momento para contar a sua história de forma atrativa, quais são as suas competências, as suas principais conquistas, expectativas de futuro e alguns dos seus hobbies. O ideal é você conseguir mostrar o seu melhor durante a conversa com clareza e objetividade, para que ele veja o quanto você é uma pessoa preparada e interessada pela vaga.

5 – Fazer perguntas

Quando tiver um espaço, faça perguntas ao entrevistador. Esta também será uma oportunidade para você sanar dúvidas e decidir se o perfil da vaga e metas da empresa estão em linha com o que você almeja para a sua carreira. Por isso, estabeleça um diálogo com o recrutador. Questione como é o clima de trabalho na organização, como são distribuídas as equipes, peça mais detalhes sobre as tarefas da vaga etc. Esse tipo de atitude também demonstrará mais interesse.

6 – Fale de suas qualidades e dê exemplos

Tente não dar uma resposta rasa na hora de falar sobre as suas qualidades. Às vezes pode parecer difícil, mas comente aquelas que mais destacam você no ambiente corporativo e que podem colaborar com a empresa. Adicione exemplos que possam ilustrar essas características positivas. Vale também citar como essas qualidades ajudam você a conquistar determinado trabalho ou projeto. Dessa forma, você terá uma resposta mais consistente e diferenciada.

Essas são algumas táticas de ouro que podem ajudar você a encantar recrutadores em processos seletivos. Lembrando que é sempre importante se preparar antes, para não se sentir inseguro na conversa nem pensar muito nas respostas. Tudo é avaliado em uma entrevista, desde a velocidade do que você diz até a segurança transmitida nas perguntas mais desafiadoras. A autoconfiança nessas horas é fundamental. Atente-se também ao tom de voz, mantenha uma postura ereta e acredite que vai dar certo! Agora, aproveite para conferir outros assuntos sobre carreira

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades