Ir para o conteúdo
Você na Pós

Por que apostar na pós-graduação em momentos de crise

Não é novidade que o Brasil tem passado por dificuldades econômicas nos últimos anos. Diante de um cenário de retração econômica, com redução de gastos e demissões, é muito importante que o profissional busque maneiras de se manter competitivo, aprimorando habilidades e competências.

Você já parou para pensar como será importante estar preparado para a retomada das atividades e para quando a economia começar a crescer novamente? Certamente, a disputa será bem acirrada.

Em um contexto no qual a maior parte da população precisa abrir mão de alguns projetos e hábitos de consumo, é importante que o investimento em educação, e principalmente, em especialização, não seja sacrificado, pois ela será o seu diferencial no mercado de trabalho.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Leia mais: Confira 5 dicas para escolher uma pós-graduação

Como a especialização pode te ajudar?

Já faz algum tempo que a graduação não é mais um diferencial na hora de conseguir um emprego, afinal, 21% dos brasileiros possuem essa formação. Porém, quando olhamos para os números da pós-graduação, apenas 0,8 das pessoas com idade entre 25 e 64 anos possuem esse certificado, segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Além desse motivo, existem outros que podem te ajudar a entender por que é importante investir em uma especialização nesses momentos:

  • O curso de pós-graduação e MBA, são cada vez mais requisitado nos processos seletivos. Em alguns casos, a especialização é usada como um dos critérios indispensáveis para a contratação.

Para cargos de liderança, as chances de que a pós-graduação seja exigida, são ainda maiores;

  • Em cargos públicos, a pós-graduação, além de contribuir para o conhecimento na hora de exercer o trabalho, também pode contribuir para obter pontos nas provas dos concursos;
  • Muitas vezes, em períodos de retração econômica, as empresas precisam desligar funcionários, e um dos critérios utilizados para manter alguém no quadro, pode ser o quanto ele pode contribuir nesse momento de crise. Nesse sentido, os colaboradores especialistas são considerados indispensáveis.
  • Durante a especialização, você irá conviver com pessoas que atuam na sua área, e aumentará a sua rede de contatos de forma efetiva. Isso pode trazer benefícios tanto durante o curso quanto futuramente, através da troca de conhecimento e experiências com quem já atua na área.

Além disso, seus colegas podem lembrar de você quando surgir uma oportunidade de trabalho ou um projeto;

  • Outra vantagem que conta muito em tempos de crise é que, quem faz uma especialização, pode receber um salário cerca de 66% maior do que os profissionais que possuem apenas a graduação, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A diferença é de cerca de R$1.800,00, mas pode chegar a triplicar em algumas carreiras.

Leia também: Pós-graduação EAD em 6 meses – Descubra se essa é a modalidade certa para você

Por que fazer um curso de pós-graduação EAD na Pitágoras?

Através do aprimoramento profissional é possível superar as dificuldades em tempos de crise, e na Faculdade Pitágoras você encontra os cursos de pós-graduação e MBA que podem te ajudar a chegar mais longe.

Os cursos de pós-graduação Pitágoras na modalidade EAD são ideais para quem quer economizar tempo e dinheiro, afinal, em 6 ou 10 meses você conquista o certificado de especialista.

Acesse o site e escolha entre os cursos de pós EAD da Pitágoras e se inscreva no curso que vai transformar a sua carreira!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades