Ir para o conteúdo
Você na Pós

7 coisas que você precisa saber antes de começar a sua pós

uma folha, dois post-it e um teclado sob uma mesa de madeira

A pós-graduação é um tema que gera muitas dúvidas em alunos, e as perguntas muitas vezes surgem na fase de ingresso na graduação. No entanto, cada vez mais pessoas têm buscado por esse complemento na formação e muitos, inclusive, já engrenam em uma pós assim que finalizam a faculdade para valorizar o currículo.

Por isso, se você está analisando diferentes cursos de pós-graduação para descobrir qual é o melhor e não possui total certeza, te convidamos a ler este texto em que apresentamos sete pontos importantes que podem tirar todas as suas dúvidas e te ajudar na decisão da melhor instituição e curso a entrar! Vamos lá?

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Entenda a pós-graduação

Para entender o que é a pós-graduação, é necessário ter em mente que nem todos os cursos realizados logo depois da formação em uma graduação possuem esse nome e são considerados como tal.

A pós possui ainda um número de conhecimentos que, no geral, complementam a graduação de ensino superior e, por isso, é uma formação que ocorre sempre depois da obtenção de diploma de bacharel, tecnólogo ou licenciatura.

Em outras palavras, e já tirando uma dúvida muito comum sobre quando pode começar esta formação, não é possível entrar em um curso de pós sem ter uma graduação inicial.

O que é pós-graduação lato sensu?

Uma vez entendido o que é uma pós EAD, é importante ter em mente que ela é dividida de duas formas: lato sensu e stricto sensu. Na primeira, temos os cursos de MBA e especialização, que explicaremos melhor no próximo tópico, mas que se centralizam em estudo de técnicas e de ganhos de conhecimentos práticos, tudo voltado para o mercado de trabalho.

Já quem opta pelo stricto sensu encontra cursos mais voltados para construção e desenvolvimento de conhecimentos teóricos que, por sua vez, permitem um aprofundamento em discussões e análises de conceitos, teorias e conhecimentos que envolvem perspectivas sociais, históricas, culturais e de comportamento.

Sendo assim, aqui o aluno encontra três diferentes opções:

  • Mestrado: necessita de defesa de uma dissertação ao fim do curso, e é indicado para quem tem foco de virar professor;
  • Mestrado profissional: possui o mesmo método de análise para obtenção do diploma que o anterior, mas possui abordagem fora do âmbito acadêmico, e é indicado para docência e para capacitação profissional para prestação de serviços e/ou produção de produtos;
  • Doutorado: requer a apresentação de uma tese e concede o título de doutor, fazendo com que o estudante esteja mais preparado para contribuir no meio científico.

Porém, apesar de existir essa ordem de explicação, qualquer um destes cursos pode ser feito logo após sair da faculdade. Ou seja, apesar de este ser o caminho mais comum, não é necessário fazer o mestrado para, depois, realizar doutorado.

Qual a diferença entre MBA e pós-graduação?

Uma dúvida muito comum entre quem busca por uma pós-graduação é sobre a diferença entre o MBA e outros cursos de pós. Mas, como citamos anteriormente, ambas são duas modalidades que podem ser feitas logo após uma graduação inicial e que são reconhecidas como uma pós-graduação.

E a principal diferença entre pós e MBA, o Master of Business Administration, é que este, por sua vez, possui uma duração mínima de 360 horas e requer a apresentação de uma monografia ao fim do tempo para obter o certificado de conclusão de curso.

E, ao contrário dos cursos como especialização, por exemplo, que visam aprimorar o conhecimento sobre alguma área específica dentro do campo de atuação, o MBA é destinado para profissionais que desejam desenvolver uma visão voltada para gestão e negócios.

Assim, este tipo de curso normalmente é buscado por quem trabalha ou deseja atuar com gestão ou administração de uma empresa, como por exemplo um CEO, enquanto a pós-graduação é mais indicada para quem quer se especializar em uma área.

Para que serve a pós-graduação e qual é a sua importância?

De forma geral, o grande objetivo da pós-graduação é melhorar o conhecimento em áreas específicas de atuação do profissional, tanto para meios acadêmicos como também dentro do mercado de trabalho. A diferença aqui, no entanto, se encontra na divisão entre lato e stricto sensu, como explicamos anteriormente.

Mas, quando falamos sobre as vantagens deste tipo de curso, é necessário ter em mente que existem diferentes impactos de uma pós-graduação na sua carreira e isso, por si só, já é suficiente para analisar a sua importância. Sendo assim, temos os seguintes benefícios:

  • Destaque em processos seletivos;
  • Aumento salarial;
  • Maior probabilidade de ser promovido e receber bonificações;
  • Mais oportunidades para ocupar cargos de gestão, direção e supervisão;
  • Networking focado na área;
  • Atualização de conhecimentos, bem como das habilidades pessoais e profissionais;

Sendo assim, se você está em busca de melhores possibilidades de trabalhos, quer alcançar cargos maiores dentro da sua empresa, ou almeja se tornar um professor, a pós-graduação é o melhor caminho para você. E tudo isso se dá, principalmente, devido ao nível de conhecimento que você adquire por meio destes cursos, e que se tornam um grande diferencial no seu currículo quando comparado com o de outros concorrentes.

Como escolher uma pós-graduação?

Uma vez expostos todos os pontos que colocamos até aqui, duas dúvidas ficam: a primeira é sobre como escolher a pós ideal para você, e a segunda é sobre qual é a melhor pós-graduação EAD. E para responder a estas duas questões, o primeiro ponto que devemos ter conhecimento é sobre a área de interesse, afinal, de nada adianta começar uma pós em algo que não desperte a sua atenção.

Sendo assim, a primeira recomendação é passar por um momento de autoconhecimento e reflexão sobre quais campos são atrativos, principalmente tendo em vista o que você teve mais facilidade para aprender e foram mais interessantes durante o ensino superior.

O próximo passo, e que diz respeito sobre a pós mais indicada para você, é pesquisar sobre a instituição de ensino, procurando por pontos positivos e diferenciais de cada uma das universidade. Para isso, pesquise sobre infraestrutura, modalidades oferecidas, grade curricular do curso e experiência de ex-alunos.

Feito isso, passe para o conhecimento das exigências do mercado. Essa é uma dica que diz respeito ao que é esperado para um profissional daquele ramo, e então você consegue comparar com a grade curricular do curso escolhido e ver se está de acordo com o que será cobrado no dia a dia de trabalho.

Uma boa opção, tanto para você realizar o curso como para ter noção de cursos e grades é por meio do programa de pós-graduação da Anhanguera, uma instituição renomada e que possui um amplo catálogo de cursos para você se especializar e ganhar destaque no mercado!

Agora, após isso, o que você deve se atentar é em aproveitar o curso e cada aula, além de ter um bom planejamento e rotina. Para o primeiro ponto, é simples: você precisa focar nos estudos para aproveitar ao máximo o seu curso de pós e, assim, ganhar destaque no mercado. Já nos pontos seguintes, temos o planejamento financeiro para pagar as mensalidades mensalmente, e uma boa adequação da rotina para que você consiga aproveitar ao máximo todas as horas de estudo, provas e trabalho que cada disciplina requer.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades