Ir para o conteúdo
Você na Pós

Pós em Fisioterapia Traumato-Ortopédica: saiba tudo sobre essa especialização

Fisioterapia

A fisioterapia é uma área da saúde tão ampla que pode deixar os profissionais em dúvida na hora de escolher a especialização. Mas se você deseja atuar em um campo muito conhecido e com grande demanda de trabalho, a pós-graduação em Fisioterapia Traumato-Ortopédica pode ser uma excelente escolha. Continue neste texto para saber os motivos.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

O que é fisioterapia traumato-ortopédica

Antes de conhecer o curso de pós-graduação, precisamos saber mais um pouco sobre a área e os benefícios da Fisioterapia Traumato-ortopédica.

Essa é uma especialidade que trabalha com a prevenção e o tratamento das disfunções musculoesqueléticas, tendíneas e osteomioarticulares. Ela trata de lesões decorrentes de traumas e reabilita pacientes após fraturas, luxações, contusões musculares, entorses, pós-cirurgia, entre outros.

As lesões por esforço repetitivo LER/DOT, a tendinite, hérnia de disco e as alterações posturais estão entre as patologias mais tratadas pela Fisioterapia Traumato-ortopédica. Para isso, os recursos mais utilizados são a terapia manual, cinesioterapia e a eletrotermofototerapia.

Leia também: Pós em Fisioterapia Cardiorrespiratória: vale a pena investir?

Em resumo, essa área visa promover o cuidado com a saúde dos pacientes através da reabilitação, para que ele possa retornar à sua rotina o quanto antes.

Como é a Pós-Graduação em Fisioterapia Traumato-Ortopédica

Essa especialização é direcionada a todos os fisioterapeutas com diploma reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação que queiram aperfeiçoar seus conhecimentos em Fisioterapia aplicada à Ortopedia e Traumatologia.

Nesse curso, os profissionais irão aprimorar competências para aprender a identificar e tratar as patologias que já citamos anteriormente. O objetivo é que os alunos dessa pós tenham contato com técnicas manuais e posturais de intervenção clínica, e sejam capacitados para avaliar e atender pacientes com lesões nos músculos, articulações e ossos

Durante o curso, os alunos se aprofundarão em disciplinas como:

  •         Fisiologia do sistema musculoesquelético;
  •         Fisioterapia aplicada no tratamento de alterações posturais;
  •         Bases da terapia manual;
  •         Fisioterapia ortopédico-traumatológica na coluna cervical, crânio e ATM;
  •         Fisioterapia ortopédico-traumatológica na coluna lombar e cintura pélvica;
  •         Fisioterapia ortopédico-traumatológica nos membros inferiores;
  •         Fisioterapia ortopédico-traumatológica nos membros superiores;
  •         Posturologia e imaginologia aplicadas ao sistema musculoesquelético.

Ao final do curso, os alunos serão capazes de atuar nas mais diversas instituições de saúde pública e privada, aplicando as técnicas e protocolos aprendidos para cada patologia.

Além de ter uma ótima estrutura, a Pós-Graduação em Fisioterapia Traumato-Ortopédica também pode ser feita nas modalidades EAD ou presencial, com uma carga horária média de 360h. A duração do curso pode variar entre 6 e 24 meses.

Banner do e-book Tendências de carreira na área de Fisioterapia

Como é o mercado de Fisioterapia Traumato-Ortopédica

Como já falamos no início deste texto, a fisioterapia é uma área bem abrangente, e o campo da Fisioterapia Traumato-Ortopédica não é diferente. Os profissionais que se especializam podem atuar em hospitais públicos e privados, clínicas, consultórios, empresas e UTIs.

Com uma rotina cada vez mais corrida e grandes períodos dedicados ao trabalho, as pessoas não têm se dedicado aos cuidados com a saúde como deveriam. Nesse contexto, surgem lesões, problemas com a postura e as lesões por esforço repetitivo, muito comuns em quem trabalha o dia todo usando o computador, por exemplo.

Por isso, essa especialidade da fisioterapia precisa cada vez mais de profissionais capacitados.

Já em relação à remuneração, o salário do profissional de Fisioterapia Traumato-Ortopédica varia entre R$1.278,64 e R$ 4.091,57 em uma jornada de 30 horas semanais, segundo dados do Novo CAGED.

Pós-Graduação EAD em Fisioterapia Traumato-ortopédica na UNOPAR

Você viu que essa é uma especialidade com muitas oportunidades de atuação, mas que também precisa de profissionais com grande conhecimento prático e teórico. Por isso, é essencial escolher uma universidade que conte com professores que sejam mestres e doutores atuantes no mercado.

Na UNOPAR, além de encontrar um corpo docente muito capacitado, você pode fazer a Pós EAD em Fisioterapia Traumato-Ortopédica com Ênfase em Terapias Manuais e Posturais contando com uma estrutura completa durante toda a formação. Lá, você terá acesso à tutoria, materiais didáticos exclusivos, cursos livres gratuitos, biblioteca virtual entre muitas outras vantagens.

Além de receber todo esse suporte, na Pós UNOPAR você pode escolher entre obter o seu certificado dentro de 10 ou 6 meses (modo intensivo). Dessa forma, você acelera bastante a sua chegada a esse mercado.

Viu só quantas vantagens estão te esperando na Pós UNOPAR? Para não perdê-las, acesse o site, veja todos os cursos de pós e MBA e faça a sua inscrição!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades