Ir para o conteúdo
Você na Pós

Provas: como são as avaliações da pós EAD

Provas: como são as avaliações da pós EAD

O sistema EAD vem se tornando cada vez mais popular, tanto para graduação, quanto para pós-graduação e cursos livres. A facilidade em poder estudar de onde estiver e acompanhar as aulas por plataformas digitais atrai, principalmente, aqueles que têm o dia a dia mais atribulado e não conseguiriam se comprometer com aulas presenciais. Mas você sabia que as provas do ensino a distância são realizadas presencialmente? Sim, ao contrário do que muitos podem pensar, as avaliações não são feitas de casa, mas pessoalmente em um polo da universidade. Se você tem dúvidas sobre como funciona este sistema, a gente explica tudo.

As aulas EAD

Anteriormente já mostramos as vantagens do EAD. Agora vamos explicar como é o dia a dia de um aluno desta modalidade. Atualmente, nos cursos de pós-graduação oferecidos no Portal Pós, existem dois modelos: o intensivo de 06 meses de duração e o extensivo de 10. O currículo dos dois modelos é o mesmo, o que muda é o tempo que o aluno tem para realizar as atividades.

A maioria dos cursos tem, em média, nove disciplinas que são realizadas uma de cada vez. Ou seja, uma matéria só pode ser iniciada assim que a anterior for concluída. No modelo de 10 meses, o estudante tem 27 dias para a conclusão das aulas. Já no intensivo, de seis meses, a mesma disciplina deve ser completada em 13 dias. Por isso o curto tempo do curso total.

Avaliações

As avaliações dos cursos EAD são realizadas presencialmente em um dos polos de ensino sob a supervisão de um professor ou tutor. Esta etapa deve ser presencial para garantir a legitimidade da avaliação e evitar colas e fraudes. Por ser um sistema de ensino digital, a prova é realizada em um computador conectado à plataforma de ensino da instituição.

O agendamento da prova deve ser feito em até sete dias após a conclusão da disciplina. Passado este prazo, o aluno entra em segunda chamada e conta com mais sete dias para agendar a avaliação. É importante que este prazo seja respeitado para que a disciplina não perca a validade. Além das provas sobre cada matéria, ao final do curso é realizado um teste geral, também presencial, com duração de três horas e 36 questões referentes a todas as disciplinas do curso. 

Escolha dos polos

Como dissemos, são nos polos que as provas são realizadas e a escolha dele deve ser feita no momento da matrícula. E não pode ser alterada durante o curso, ao menos que haja fechamento ou algum outro problema. Por isso, é importante que seja selecionado um polo de fácil acesso ao aluno. Porque, mesmo que as aulas sejam realizadas a distância, será necessária uma visita periódica aos polos para avaliações. 

Agora que você já sabe como funcionam as avaliações da pós EAD, que tal escolher um curso para decolar a sua carreira? Conheça nossas especializações no site e escolha aquela que se encaixa no seu perfil.

Conheça nossas faculdades