Ir para o conteúdo
Curiosidades

5 filmes sobre Direito para profissionais da área

5 filmes sobre direito para profissionais da área

Estudar e aprender coisas novas vai além da sala de aula e de livros didáticos. É possível também conhecer novos conteúdos lendo e assistindo a filmes, independentemente de qual seja o tema abordado. Quando o assunto é Direito, as possibilidades de conhecer histórias que contam casos reais ou fictícios. Cujo pano de fundo são práticas da lei, crimes a serem solucionados, entre outros, são as mais variadas. Se você é um estudante, profissional ou apenas um curioso do Direito, selecionamos alguns longas indispensáveis. Confira os títulos. 

blog banner desconto em pós-graduação

12 homens e uma sentença – 12 angry men, 1957/1997

Este filme tem duas versões, uma da década de 50 e uma segunda. Produzida 40 anos depois, em 1997, porém ambas contam a mesma história. Apesar de ser sobre leis, no filme não há nenhum advogado, mas um grupo de 12 jurados. Que devem decidir sozinhos o destino de um homem condenado à cadeira elétrica por ter matado seu pai. Apesar de a decisão dos 12 homens parecer óbvia, um tem decisão contrária, o que abre uma discussão acerca da investigação. O enredo é propício para gerar um debate sobre a interpretação das leis e sobre a capacidade de argumentação. 

A firma – The firm, 1993

O que você faria se começasse um novo trabalho em um escritório com um alto salário, mas descobrisse que o lugar está envolvido com esquemas de máfia e lavagem de dinheiro? É por esse dilema que Mitch McDree, interpretado por Tom Cruise. Que passa ao começar a trabalhar em uma nova firma em Memphis e perceber que todos os advogados que se demitiram ou tentaram sair acabaram morrendo de forma misteriosa. Este é um ótimo filme para enriquecer a discussão sobre código de ética e sigilo entre advogado e cliente. 

Um sonho de liberdade – The Shawshank Redemption, 1994

Este filme não conta a vida de advogados, como também as, de condenados. A história é sobre um jovem banqueiro que é condenado à prisão perpétua pelo assassinato de sua esposa. E dentro da cadeia, acaba criando um forte laço de amizade com outro homem, também condenado a passar a vida preso. Ele é eficaz em mostrar, principalmente aos advogados e estudantes. Como é a realidade prisional e a relação entre os detentos, que muitas vezes é desconhecida para quem está do lado de fora. 

O advogado do diabo -The Devil’s Advocate, 1997

O advogado do diabo conta a história de um advogado super ético e com o um excelente currículo. Que é chamado para trabalhar em um caso milionário, no qual o cliente é acusado pela morte de sua mulher, seu enteado e uma criada. Apesar de ser um caso que pode manchar o seu histórico, ele topa participar, mas, ao longo do processo, percebe que o sócio majoritário do seu escritório tem uma conduta misteriosa. Este é um ótimo longa que exemplifica como a linha entre a lei e a falta de ética pode ser tênue. E a importância de não ultrapassá-la, mesmo quando as condições não são muito favoráveis.  

Erin Brockovich – 2000

Para fechar a nossa lista, um caso real. Erin Brockovich conta a história de uma arquivista de um escritório de advocacia que, ao descobrir que a água de uma cidade no meio do deserto está sendo contaminada, resolve investigar as causas. Durante anos reunindo provas com a ajuda dos moradores da cidade, decide entrar com uma ação contra a empresa. Causadora dos danos e acaba com um processo de 333 milhões de dólares. O filme mostra como a determinação e convicção do que se busca é fundamental para o sucesso em um processo. 

Se você já é profissional do Direito, se inspirou com algum desses filmes e quer se especializar em alguma área. Que tal começar uma pós-graduação hoje mesmo? Conheça nossos cursos e escolha aquele que vai transformar a sua carreira. 

Conheça nossas faculdades