Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Síndrome da segunda-feira: como começar a semana mais produtivo

Síndrome da segunda-feira como começar a semana mais produtivo

Quantas pessoas que você conhece que realmente gostam da segunda-feira? É muito comum as pessoas enxergarem este como um dia desanimador por ser de volta à rotina e fim dos momentos de relaxamento. Porém, ele deve ser vivido da melhor maneira possível para que não se torne estressante e afete o rendimento da semana. Esta falta de ânimo tem um nome: Síndrome da Segunda-feira. Se sofre dela, a gente te mostra algumas atitudes para que o começo da sua semana seja mais agradável.

Semana prazerosa

É muito comum projetar todo o momento de satisfação para o final de semana. Então, de sexta a domingo são os dias de conter os excessos e relaxar. Mas porque não ter uma semana inteira com atividades prazerosas? Desta forma, a segunda-feira não se torna um dia de descontentamento. 

Para isso, comece a fazer atividades prazerosas ao longo da semana. Você pode marcar um happy hour com amigos, fazer um curso de algo que goste, uma massagem, ir ao shopping. E tudo aquilo que você só faria aos finais de semana, mas que podem ser realocados para outros dias. Sair do eixo “casa-trabalho” fará você relaxar e sentir menos o peso.  

Organização

Para não chegar ao final de domingo preocupado com as atividades da segunda-feira, na sexta, faça uma lista de tarefas que precisam ser realizadas e, se possível, adiante tudo aquilo que você acha que não dará conta de fazer no começo da semana. Assim, passará sábado e domingo mais leve e sem preocupações com o trabalho. 

É importante, também, que você seja organizado durante toda a semana e cumpra todos os prazos estabelecidos. Para que seus dias não sejam sobrecarregados e não haja pendências. 

Trabalhe com amor

Se você gosta do que faz, se sente bem no ambiente profissional, tem amigos e colegas gentis, faça do seu primeiro dia da semana um reencontro agradável. Planeje uma reunião descontraída para iniciar o dia ou um café da manhã, assim o peso será menor e você iniciará a semana mais leve e descontraído. 

Já se você não se sente mais motivado, independente do dia da semana, talvez seja a hora de buscar novos desafios. Com uma pós-graduação essa tarefa pode ficar mais fácil e se você também quer mudar de carreira, um curso de especialização pode ser a solução. Conheça nossas opções e descubra a que vai transformar a sua vida. 

Conheça nossas faculdades