Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Meditação e relaxamento no ambiente de trabalho

meditação

Tem dias no trabalho que a concentração passa longe e a ansiedade por não conseguir cumprir prazos fala mais alto. Quando isso acontece, você pode recorrer a uma tática milenar e muito simples de ser feita em qualquer lugar: a meditação. A ideia de meditar no ambiente de trabalho parece quase impossível, mas explicamos como ela pode ser mais fácil do que você pensa.

blog banner desconto em pós-graduação

Por que meditar?

A meditação, quando realizada periodicamente, proporciona diversos benefícios para corpo e mente. Confira alguns deles:

  • Auxilia na concentração durante as atividades;
  • Diminui os níveis de ansiedade e alivia o estresse;
  • Desenvolve a criatividade;
  • Facilita o trabalho em equipe.

Como meditar o ambiente de trabalho

Para meditar no trabalho, você precisa de um ambiente relativamente calmo. Pode ser uma sala de reunião, uma área de convivência ou até mesmo o seu espaço. Ao começar, é importante que você esteja aberto ao relaxamento, se estiver muito tenso e descrente de que a meditação não surtirá efeito, provavelmente você não alcançará o resultado esperado.

Posição correta

Sente-se em uma posição confortável com a coluna ereta. O ideal é sentar, pode ser em uma cadeira ou no chão, o que for melhor para você. Nunca fique em pé e nem deitado.

Foque nos sentidos

A meditação exige foco no presente e nos seus sentidos. Por isso, ao meditar, preste bastante atenção ao ritmo e som da sua respiração. Assim, você consegue se conectar melhor a si mesmo. Encontre no seu corpo os principais focos de tensão e imagine isso se dissipando.

Sons relaxantes

Além da respiração, você pode se concentrar com sons relaxantes. Esta é uma técnica boa para quem está em um local com barulhos externos que podem ser dispersivos. Neste caso, use fones de ouvidos e escolha sons de natureza ou mantras.

Faça da meditação uma rotina

Para que a os efeitos da meditação sejam notados, é importante que ela seja feita com frequência. Desta forma, você estará exercitando a sua mente para o relaxamento, assim como exercitamos músculo na academia.

Outros métodos

Atualmente existem diversos aplicativos para meditação guiada. Entre os mais conhecidos estão o Headspace, Calm e Insight Timer.  Eles são ideais para aqueles que estão começando e não sabem como conseguir a concentração exigida.

E você, possui algum método para relaxar durante o trabalho? Compartilhe!

Conheça nossas faculdades