Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Como exercícios físicos podem ajudar na vida profissional

Como exercícios físicos podem ajudar na vida profissional

A prática frequente de exercícios físicos traz diversos benefícios para o corpo e mente. E você sabia que uma vida mais ativa também pode te ajudar nas tarefas diárias do trabalho? Sim, ter uma vida balanceada é ideal para  ser um profissional mais produtivo. Confira como os exercícios físicos podem te auxiliar na vida profissional. 

blog banner desconto em pós-graduação

Mais saúde, menos estresse

O ponto mais notável de quem começa a praticar exercícios físicos é a diminuição do estresse, principalmente para os colaboradores que trabalham o dia inteiro em frente ao computador.

Com a prática regular, o corpo produz endorfina, uma substância natural que alivia o estresse e o melhora humor. A endorfina trabalhando junto com os outros pontos positivos dos exercícios são um verdadeiro pacote para aliviar o estresse do dia a dia.

Aumento na produtividade

Há quem acredite que adicionar uma atividade física na rotina só vai atrapalhar os planos e ainda vai deixar a pessoa cansada para encarar o dia. Porém, o corpo reage completamente ao contrário: começar o dia com uma série de exercícios  faz a sua produtividade aumentar. Isso porque exercícios também nos dão energia para ser usada no restante do dia. Em outras palavras, você usa todo o vigor do treino para encarar o seu trabalho com mais disposição.

Outro benefício secundário é a prevenção de uma lesão por esforço repetitivo, o LER. Quando se executa os mesmos movimentos por muitas horas, sem estimular outros músculos, a chance de fatigar algum membro é bem grande, principalmente para trabalhos de escritório. Por isso, lembre-se de pelo menos se alongar algumas vezes ao dia.

Criatividade e memória

Pouca gente sabe, mas exercícios físicos ajudam até na criatividade e na memória. Quando estamos trabalhando, usamos sempre as mesmas áreas do cérebro para executar as funções que precisamos desenvolver. Com isso, as outras áreas deixam de ser desenvolvidas. E, cedo ou tarde, ou a sua criatividade ou a sua memória serão afetadas.

Ter uma vida ativa vai te fazer sair da zona de conforto, ter novas experiências e, com tantos estímulos diferentes, vai acabar exercitando o seu cérebro também.

Como adicionar uma rotina de exercícios no seu dia

Agora que você já sabe os principais benefícios dos exercícios para o trabalho, chegou a hora de começar a se movimentar.

A primeira coisa é organizar os seus horários. Tente treinar em diferentes períodos do dia para você entender em qual horário a prática de exercícios vai render mais. O importante é que você não se sinta obrigado a ir treinar. Mas que ajuste a sua rotina para que a prática se torne tão natural quanto acordar cedo para ir trabalhar.

Comece aos poucos

Independente do intuito pelo qual você começou a se exercitar, vá com calma. Algumas pessoas iniciam uma vida fitness em um ritmo que não estão acostumadas, só para ter os benefícios o mais rápido possível. E é nessa pressa que muita gente acaba desistindo, porque esperou um resultado naquela semana e não teve.

Qualquer prática de exercícios e seus benefícios secundários, acontecem aos poucos. O seu corpo também precisa se ajustar à uma nova rotina e, por isso, ir com calma é tão importante.

Se você já é um praticante de atividades físicas e quer se dar bem na profissão, que tal investir também em uma especialização? Conheça nossos cursos de pós-graduação e escolha o melhor para o seu futuro. 

Conheça nossas faculdades