Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Saiba como a pós-graduação pode auxiliar na carreira pública

Saiba como a pós-graduação pode auxiliar na carreira pública

A carreira pública atrai anualmente milhares de brasileiros em busca de estabilidade profissional e financeira. Quem não tem um parente mais velho que sempre fala sobre as vantagens de se prestar concurso e o incentiva para tal? Mas você sabia que, além dos estudos preparatórios para a prova, a pós-graduação pode ser um diferencial para o concurseiro? Isso mesmo: um candidato com uma especialização no currículo pode ter vantagens. Entenda como.

blog banner desconto em pós-graduação

Maior conhecimento sobre o tema

Um curso de pós-graduação aumenta a bagagem cultural, intelectual e pessoal do estudante, o que pode fazer uma grande diferença no momento da prova. Isso porque com conhecimento especializado sobre o assunto as chances de você se sair bem em relação a um outro candidato que não é especialista aumentam.

Combinado à pós-graduação, você também pode fazer cursos preparatórios para concursos. Neles, você aprenderá conteúdo geral, técnicas e simulados para o momento da prova. É importante estar bem preparado em todos os sentidos.

Critério de desempate

Você sabia que em caso de pontuação igual entre dois candidatos o que tem uma pós-graduação no currículo leva a melhor? Sim, segundo a resolução 75 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em casos de empate, ocorre uma análise entre os candidatos e os que possuem maior número de diplomas têm prioridade para a vaga. É a chamada “prova de títulos”.

Como acontece a “prova de títulos”

A prova de títulos não é excludente, ou seja, nenhum candidato é eliminado por não ter uma pós-graduação a mais ou a menos. Ela só serve como critério de desempate em casos de pontuações idênticas. 

O candidato com diploma de especialização também pode ter vantagens quando a prova é para cargos de chefia. Isso acontece porque as exigências para o posto são maiores e o conhecimento garante maior segurança e credibilidade.

Títulos mais valorizados

Dentro da prova de títulos existe uma hierarquia entre os que têm maior peso, mas todos são relevantes para o desempate. Em uma escala crescente, estão: MBA, pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Mas não são só títulos que são levado em consideração; artigos, livros e trabalhos científicos publicados também têm bastante visibilidade, assim como uma experiência profissional comprovada na área. Isso indica que você está preparado para assumir aquele novo cargo.

Se você é concurseiro e quer ampliar seus conhecimentos na área desejada, inicie uma pós-graduação. Para economizar tempo, você pode se inscrever nos cursos EAD em Direito , Arquitetura e Engenharia, Design Instrucional e muitos outros, que tal? Confira os cursos e escolha a melhor para a sua carreira.

Conheça nossas faculdades