Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Logística: melhores setores para trabalhar na área

Logística: melhores setores para trabalhar na área

Quando pensamos em logística é comum associarmos apenas ao transporte de cargas. Mas acontece que as atividades desta área são mais abrangentes. Elas passam pela gestão de estoque, armazenagem, processamento de pedidos, até o transporte. Funções extremamente importantes para o funcionamento da sociedade como conhecemos. Se você é um curioso sobre o assunto ou deseja ingressar no setor, confira as principais carreiras em logística e suas características.

blog banner desconto em pós-graduação

Transporte

A área de maior visibilidade e de grande importância para o resultado final, o transporte compõe cerca de 60% dos custos logísticos. É por meio dele que acontece toda a distribuição de e comercialização dos produtos de uma indústria, por exemplo. Este transporte pode ser ferroviária, rodoviário, hidroviário e até aéreo. E é justamente isso que um profissional da área deve saber: calcular a melhor forma de escoamento, que seja mais rápida e benéfica para produtor e cliente, além de ficar responsável por todo processo de deslocamento. 

Armazenagem

O profissional de armazenagem é responsável por manter os produtos da melhor forma possível no espaço de acordo com as dimensões e condições climáticas do local. Aqui, otimização é a palavra-chave. Além disso, este especialista deve contribuir com as estratégias de escoamento, escolhendo bons locais para o Centro de Distribuição e cooperando com as rotas definidas pelo responsável pelo transporte. 

Estoque

Estoque e armazenagem pode soar como a mesma coisa, mas estas áreas têm funções distintas. Enquanto o profissional de armazenagem tem a responsabilidade de cuidar das melhores formas de conservar os produtos, o de estoque tem como objetivo administrar os suprimentos para que eles não faltem. Além de acompanhar pedidos e relatórios de compra e venda. 

Supply chain management

O supply chain management consiste em um modelo de gerenciamento aplicado na logística integrada. O profissional desta área, ao contrário de muitas outras da logística, trabalha com uma integração externa, administrando desde a relação entre os fornecedores da matéria-prima até o cliente final. Ele também é encarregado de desenvolver este fluxo e cuidar para que ele seja sempre integralizado pelas áreas em questão. Um bom trabalho deste profissional pode resultar em redução de custos, bom relacionamento entre clientes e fornecedores. Além do aumento de lucro.

Processamento de pedidos

A responsabilidade desta área é garantir que o pedido chegará ao cliente no prazo estipulado e em boas condições. Este profissional se torna ainda mais necessário atualmente em que as vendas de produtos online são cada vez mais frequentes e mais propensas a atrasos. O encarregado deste setor deve cuidar ao máximo para que o despache dos produtos seja realizado em um tempo pré-determinado. É comum culpar a transportadora por atrasos, mas muitas vezes eles ocorrem uma etapa antes. 

Estas são alguns dos setores de logística, se você se interessa pela área e deseja se especializar, conheça nossos cursos de pós-graduação e escolha o que mais combina com a sua carreira. 

Conheça nossas faculdades