Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como o voluntariado pode impactar na carreira

Como o voluntariado pode impactar na carreira

Não são apenas experiências profissionais e acadêmicas que fazem o seu currículo chamar atenção dos recrutadores. Um dos grandes diferenciais (que muitos candidatos acabam não colocando no CV) é o trabalho voluntário. Este tipo de atividade pode desenvolver habilidades fundamentais para o dia a dia dentro e fora das empresas. Entenda quais e como o voluntariado pode ser benéfico para a sua carreira.

blog banner desconto em pós-graduação

Desenvolve novas habilidades

Em trabalhos voluntários, você está propenso a realizar os mais variados tipos de atividades. Isso pode ser um ponto positivo, pois o recrutador entenderá que você é uma pessoa disposta a sair da zona de conforto para aprender novas coisas. Por exemplo: você é um profissional do marketing que passa a maior parte do seu tempo em um escritório, mas uma vez por semana se dispõe a alfabetizar adultos. Isso mostra que você tem empatia e aptidão para ensinar, o que pode fazer de você um bom gestor.

Promove o Networking

No voluntariado existem pessoas das mais variadas profissões, classes sociais, idades e experiências. Estar em um ambiente diverso assim, faz com que você saia de uma “bolha” e construa relações diferentes das que você está acostumado. Esta característica indica que você pode ser um bom negociante e ótimo com relações interpessoais, características fundamentais para certos cargos.

Experiência em novos ambientes

Como dissemos anteriormente, o voluntariado faz você sair da zona de conforto. E, como as entidades sociais podem estar nos mais variados tipos de ambientes, como comunidades carentes, hospitais, asilos, escolas e até mesmo na rua. Este trabalho, é capaz de ajudar a enxergar a sociedade com outros olhos. Além de desenvolver experiência em diferentes setores, que antes não faziam parte da sua vida.

Experiência de vida

Além de tudo o que citamos acima, o voluntariado pode ser muito benéfico para quem ainda não iniciou a sua carreira profissional, como jovens estudantes. Ter experiências como esta, desenvolve habilidades que mais tarde serão necessárias no mundo corporativo. São elas: relacionamento, resoluções de problemas e administração de tarefas.

Como acrescentar o trabalho voluntário no CV?

Se você é um voluntário, não hesite em colocar esta experiência em seu CV e em sites onde ele esteja cadastrado, como LinkedIn, por exemplo. É importante que, ao inserir a experiência, você coloque o nome da instituição e as funções realizadas. É fundamental dar destaque aos conhecimentos relevantes à sua profissão, assim o recrutador poderá ter mais interesse pelo seu perfil. 

Se você se interessa muito por serviço social, sabia que é possível se especializar na área? Conheça nossos cursos de pós-graduação e escolha o melhor para a sua carreira. 

Conheça nossas faculdades