Ir para o conteúdo
Você na Pós

5 livros que profissionais de TI devem ler

profissional de ti

A leitura é fundamental para profissionais de todas as áreas. É por meio dos livros que é possível aprender novas estratégias, desenvolver conhecimento, adquirir vocabulário e repertório sobre diversos assuntos. Ler frequentemente deve fazer parte do dia a dia até daqueles que trabalham com códigos e números, como os profissionais de TI. Se você é um profissional da área ou apenas um curioso sobre o assunto, confira essa seleção de livros para profissionais de TI:

Engenharia de Software: uma abordagem profissional – Roger S. Pressman

Um dos livros mais conhecidos sobre o tema, Engenharia de Software é considerado um guia da área de tecnologia. Com linguagem simples e acessível é ideal para aqueles que estão iniciando na área, mas também para profissionais mais experientes. 

 O título mescla teoria com prática e expõe temas que envolvem a produção e desenvolvimento de softwares, como também aspectos relacionados à gestão de projetos e profissionais da área. 

O Verdadeiro Valor de TI – Richard Hunter e George Westerman

A TI faz parte de toda companhia e é esta mensagem que os autores trazem em o Verdadeiro Valor de TI. O livro, que foi baseado em um estudo da Massachusetts Institute of Technology (MIT) e pelo instituto Gartner, expõe o valor da área – e como é importante em investir em uma equipe qualificada – dentro das empresas e comprovam, com exemplos práticos como este profissional é essencial para o funcionamento da organização. 

O poder dos quietos – Susan Cain

Este livro não é relacionado a Tecnologia da Informação, mas sim a uma característica comum a seus profissionais: a timidez. É certo que nem todos que trabalham com TI são introspectivos, mas grande parte, sim. Por isso, a autora baseia-se em pesquisas e argumentos sólidos de que mesmo com estas característica, o profissional pode obter sucesso, igual ou maior, que os colegas extrovertidos. 

Na obra, a autora também ensina técnicas de marketing pessoal e de como encarar e superar os desafios da introspecção. Além disso, dá exemplos de grandes nomes, como Barack Obama, Bill gates e Albert Einstein que também são consideradas pessoas quietas e alcançaram notoriedade.

Use a cabeça! Programação – Paul Barry e David Griffths

O título é indicado para quem está iniciando os estudos na área de programação. Didático, o livro ilustra conceitos básicos do desenvolvimento de programas com variáveis, condicionais, laços, objetos e funções. Tudo isso por meio de exemplos simples e de fácil entendimento. Os autores prometem que, após a leitura, o leitor já seja capaz de aplicar os conceitos em projetos.  

Implantando a governança de TI – Aguinaldo Aragon Fernandes e Vladimir Ferraz de Abreu

Em Implementando a governança de TI, os autores exploram mais de 30 modelos de técnicas aplicáveis aos processos de Tecnologia da Informação, exemplificando seus benefícios e características. O título auxilia na implementação, alinhamento estratégico, construção de portfólio e gestão. Além das partes teóricas, o livro também mostra casos reais de empresas de grande e médio porte. 

Se você já é um profissional da área e deseja se especializar, conheça nossos cursos na área de tecnologia e escolha o melhor para enriquecer a sua carreira. 

Conheça nossas faculdades