Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Cursos Livres: como eles podem complementar a sua pós-graduação

Cursos Livres como eles podem complementar a sua pós-graduação

A educação, sem dúvidas, é a chave para o sucesso. Começamos a estudar ainda crianças e podemos terminar só na terceira idade, não há limites para o aprendizado. Mas, além dos cursos tradicionais de ensino básico, graduação e pós-graduação, existem outros que servem para complementar o conhecimento, sem limites nem impedimentos. Este é o caso dos Cursos Livres, que podem ser a distância ou presenciais. São feitos em um curto período de tempo e ainda podem acrescentar aos seus estudos principais. Como por exemplo: a pós-graduação. Conheça as vantagens. 

O que são Cursos Livres

Os Cursos Livres entram na modalidade de Educação Profissional, mas não são reconhecidos como cursos profissionalizantes. Mesmo não sendo reconhecidos pelo MEC, que exige que os cursos tenham, no mínimo, 360 horas de duração. E eles contam com uma base legal no Decreto nº 5.154/04 e na Portaria Nº 008/02.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Como o próprio nome já diz, os cursos são livres e cada instituição tem uma forma de ministrá-los. Não há padrão de carga horária e nem limitação ou exigência de escolaridade, ou seja, são cursos para todos. Eles podem ser realizados de forma presencial ou à distância, dependendo da escola. Ao final, oferecem certificação.

Vantagens dos Cursos Livres

A maior vantagem desse tipo de curso é a liberdade, afinal, você pode realizar quantos cursos quiser, quando quiser e sem depender de diplomas ou certificados prévios. Por exemplo, se você é um engenheiro, pode fazer um curso livre de marketing por achar o tema interessante ou porque acredita que ele pode agregar ao seu trabalho. Outra vantagem é o preço. Você pode querer se atualizar, mas estar sem dinheiro para investir em um curso de pós-graduação, por exemplo. Neste caso, o curso livre lhe trará um novo conhecimento e um novo status para o seu currículo, com um investimento baixo.

Cursos Livres + pós-graduação

Unir essas duas modalidades pode ser super benéfico para a sua carreira. Em um primeiro momento, a ideia de fazer dois cursos ao mesmo tempo pode parecer pesada, mas como o curso livre exige menos tempo e é mais leve que o de extensão, podem sim ser feitos em conjunto. 

Para potencializar a sua pós-graduação, você  pode fazer cursos livres de disciplinas complementares ou até de matérias que, aparentemente, não conversam com sua extensão. O importante é estar em movimento, sempre aprendendo e aberto a novidades, afinal, o mercado de trabalho é cada vez mais exigente e requer profissionais completos e qualificados. 

Você sabia que quem faz pós-graduação, em uma das nossas universidades, pode se inscrever em qualquer curso livre sem pagar nada? Sim, são mais de 200 opções totalmente online para você estudar de onde estiver. 

Conheça nossas faculdades