Ir para o conteúdo
Curiosidades

Quem é Barack Obama?

Quem é Barack Obama?

Você provavelmente sabe quem é Barack Hussein Obama II, mas o conhece apenas como Barack Obama. Nascido em 4 de agosto de 1961, em Honolulu, capital do estado americano do Havaí, é filho de um casal interracial. Sua mãe, Ann Dunham, era branca, de ascendência inglesa, enquanto seu pai, Barack Obama, era negro, nascido no Quênia. O casal se conheceu enquanto cursava russo na Universidade do Havaí. Onde o casamento entre pessoas de etnias diferentes era proibido. 

Com um ano de relacionamento, Ann engravidou de Barack Obama e, logo após seu nascimento, mudou-se para Seattle. Onde estudaria na Universidade de Washington. Enquanto isso, seu marido concluiu os estudos no Havaí e, em seguida, seguiu para o mestrado em Harvard. O casamento durou até 1964, quando o pequeno Obama tinha apenas 3 anos.

Quem foi Barack Obama?

Infância e estudos

Obama nasceu no Havaí, se mudou para o estado de Washington ainda bebê e com aproximadamente três anos mudou-se para a Indonésia. Terra natal do segundo marido de sua mãe. Com isso, dos seis aos dez anos, Obama viveu em zonas nobres da capital do país, Jacarta. Foi lá que iniciou seus estudos primários e teve contato com a língua local.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

 

Aos dez anos, em 1971, Barack voltou ao Havaí, para morar com seus avós maternos em sua cidade natal, Honolulu. Foi lá que ele concluiu os estudos, em 1979. Após a conclusão do ensino médio, mudou-se para Los Angeles, Califórnia, onde iniciou os estudos na Occidental College, mas não foi ali que concluiu a graduação.

Em 1983, Obama formou-se bacharel de artes em ciência política, com especialidade em relações internacionais e literatura inglesa, pela Universidade de Columbia, em Nova York. Logo após a graduação, trabalhou na Business International Corporation e, em seguida, na New York Public Interest Research Group, uma fundação sem fins lucrativos que visava atender às necessidades da população nova iorquina. 

Carreira no Direito

Cinco anos após sua primeira graduação, Obama ingressou na Harvard Law School, uma das mais conceituadas universidades do mundo. Lá, começou a trabalhar como editor na Law Review, uma revista interna da faculdade da qual foi eleito o primeiro presidente afro-americano. Essa visibilidade abriu precedentes para a discussão sobre questões de raça em uma das mais elitistas universidades do mundo. 

Como advogado, Obama atuou em prol dos direitos civis e foi também professor da escola de Direito da Universidade de Chicago. No estado de Illinois, em 1992, dirigiu uma iniciativa chamada Project Vote, que visava registrar afro-americanos para votar durante as eleições. Dos 400 mil, 150 mil se inscreveram. Essa iniciativa deu mais visibilidade a Obama, tornando-o um dos líderes mais promissores com menos de 40 anos de idade, segundo a revista Crain’s Chicago Business.

Carreira legislativa

Com um futuro promissor, aos 35 anos, em 1996, Obama foi eleito Senador pelo estado de Illinois. Entre seus principais feitos durante o mandato, estão a aprovação de leis sobre ética e saúde, o aumento de créditos fiscais para trabalhadores de baixa renda, negociação da reforma da previdência e promoção do aumento de subsídios para a assistência da saúde das crianças. 

Seu desempenho foi tão bom que, dois anos depois, em 1998, o democrata foi reeleito ao posto. O mesmo aconteceu em 2002. Após ser derrotado nas eleições de 2000, por Bobby Rush.

Em 2005, Obama tomou posse como Senador dos Estados Unidos. Seu mandato foi até 2008 e foi caracterizado por iniciativas de políticas públicas importantes para a população. Principalmente para as minorias, como negros e imigrantes.

Corrida presidencial

Em 2007, com a popularidade alta, o então senador, anunciou sua candidatura à presidência para as eleições que aconteceriam no ano seguinte. Entre suas promessas estavam acabar com a Guerra do Iraque, aumentar a independência energética e universalizar os serviços de saúde. Tais iniciativas davam uma esperança de mudança. 

Com sua indicação tomando mais força e ficando cada vez mais popular. Obama viu-se disputando o pleito com Hillary Clinton, que desistiu da disputa e cedeu a vaga do Partido Democrata a Obama. Tal gesto veio a se mostrar uma boa escolha, uma vez que, em 4 de novembro de 2008, Barack Obama foi eleito o primeiro presidente afro-americano dos Estados Unidos da América. 

O sucesso de sua eleição foi tamanho que, em 2012, concorreu à reeleição e venceu com a maioria dos votos válidos. Com esse feito, foi o primeiro presidente democrata desde Franklin Roosevelt a se reeleger. 

Vida pessoal

Obama conheceu sua esposa Michelle Robinson em 1989, ao ser convidado para um emprego de verão em um escritório de advocacia em Chicago. Onde Michelle, também formada em direito por Harvard, trabalhava. O namoro deu certo e, em 1992, casaram-se. O casal tem duas filhas: Malia Ann, nascida em 1998, e Natasha, que nasceu em 2001.

Conheça nossas faculdades