Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

A potência do ensino EAD

ensino-EAD

De acordo com o Censo de Educação Superior, promovido e realizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em parceria com o MEC (Ministério da Educação), em 2018, foram ofertadas mais vagas, entre graduação, pós-graduação e outros cursos, no ensino EAD (7,1 milhões) do que nos cursos presenciais (6,3 milhões).

Atualmente, os dados atualizados do Censo mostram que cerca de 17% dos estudantes matriculados em cursos superiores no Brasil optaram pelo ensino EAD. Em 2003, apenas 52 cursos estavam em atividade no país nessa modalidade, com maior inserção nas universidades públicas. A propagação e especialização de instituições de ensino privado fez com que o crescimento astronômico chegasse à casa dos milhões de alunos.

Além disso, segundo a ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), mais alunos efetuarão suas matrículas na modalidade de Ensino a Distância, do que no sistema presencial.

Vantagens do ensino EAD

Flexibilidade, economia e controle do próprio horário de estudos fazem da modalidade de ensino a distância a mais atraente. No cenário que acometeu o mundo todo na pandemia do coronavírus, a especialização de muitos professores foi solicitada. Uma pesquisa do Instituto Península revelou que, no início da pandemia, oito entre dez professores não se sentiam preparados para ministrar aulas de forma online.

Os cursos na modalidade EAD também oferecem um tutor sempre à disposição do aluno, o que colabora diretamente com a jornada de aprendizado e estudos do aluno.

Mais vantagens, como a mesma validade de um curso presencial, aprovado pelo MEC, mais tempo livre e menor custo na formação, estão na linha de frente em relação à decisão dos alunos que optam pela modalidade. Além disso, o conhecimento está sempre à mão, com os ambientes virtuais de aprendizagem estruturados para prover o que o aluno realmente precisa, por meio de vídeos, livros, materiais essenciais à aula e ainda monitoramento e mentoria de professores especializados.

Variedade de cursos

A variedade de cursos e o tempo reduzido para conquistar sua formação tornam-se atrativos complementares para quem deseja impulsionar rapidamente sua carreira por meio da qualificação direta obtida pela realização do curso. Outros pontos positivos são a capacidade de gerenciamento de tempo, exercício da autonomia e iniciativa, organização e concentração.

Estudar em qualquer lugar faz com que o aluno se programe da melhor maneira para concluir seu curso. Ferramentas sofisticadas são utilizadas pelas instituições de ensino, a fim de facilitar a vida de quem opta pela modalidade. O acompanhamento de profissionais e a interação entre os alunos – totalmente de forma online, também contribuem para a troca de conhecimento entre todos os participantes.

Com materiais complementares e com o apoio dos tutores, os cursos de ensino a distância podem ser muito ricos em conteúdos acadêmicos, uma vez que a possibilidade do desenvolvimento de pesquisa na sua área específica é imensurável.

Como escolher seu ensino EAD

Para escolher seu curso na modalidade EAD, o Portal Pós recomenda: 

  • Verifique se o curso escolhido possui cadastro no Ministério da Educação;
  • Confira quais as formas de interação e participação em grupo para complementar seu aprendizado;
  • Veja o tempo total do curso e entenda a melhor forma de encaixar os afazeres em seus horários;
  • Muitos cursos são oferecidos em períodos de três, seis, dez ou mais meses. Fique atento a seu comprometimento para a realização total do curso;
  • Veja também a necessidade de comparecimento a algum pólo ou unidade para a realização de aulas especiais ou algumas provas.

E você, está preparado para escolher seu curso na modalidade EAD? Acesse o Portal Pós e descubra as oportunidades! 

 

Conheça nossas faculdades