Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Como recuperar o tempo perdido na pandemia

tempo perdido na pandemia

A pandemia do coronavírus trouxe, além de incertezas quanto à disseminação do vírus, momentos de instabilidade financeira, perda de empregos e um cenário bastante cauteloso para a economia mundial. Desta maneira, muita gente teve que adiar perspectivas e planos, inclusive nos estudos.

Entretanto, pensar em um futuro melhor e aprimorar seu currículo também se faz urgente em tempos em que o cenário é cada vez mais desafiador. É hora de reavaliar os prós e contras e fomentar expectativas de recuperação e estabilidade.

Por isso, o Portal Pós selecionou algumas dicas que podem ser valiosas para organizar, estruturar e aproveitar o tempo que foi perdido nesta pandemia. Confira!

Concentre-se no futuo

É fato que não há como vislumbrar o futuro, sem ter estabilidade no presente. No entanto, somente o exercício de planejar algo e ampliar suas expectativas, dentro da avaliação do que aconteceu no passado, pode elevar seu potencial criativo e reacender a vontade de crescer. Se retomar seus estudos está entre seus planos, procure se estruturar e motivar-se a continuá-los.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Um dos pontos é apostar em alguns cursos rápidos de especialização, que se encaixem em sua área de atuação. Construa uma perspectiva positiva, dentro do que você é capaz de investir tanto financeiramente, quanto de tempo em novas possibilidades.

Organização é a palavra-chave

Criar um plano e organizar-se para executá-lo é fundamental para que o resultado de suas ações seja promissor. Se não há tempo tampouco dinheiro para investir agora, pense e projete quando isso poderá ser realizado. O otimismo e a motivação são necessários, mesmo quando os tempos são mais difíceis.

Por isso, considerar pontos pessoais para chegar às conquistas almejadas é de suma importância, uma vez que cada um tem habilidades, sonhos e desejos particulares. Além disso, tem que ser considerada uma estrutura de tempo em que as coisas se encaixem da melhor maneira. Afinal, lidar com expectativas frustradas é tão ruim quanto não ter anseios a se realizar.

Cuide de sua saúde financeira

Mesmo com os tempos mais difíceis e menos promissores, quem fizer planos para retomar os estudos ou mesmo investir mais no próprio conhecimento, terá mais chances de levar o sonho adiante. É claro que todos os processos devem ser avaliados de perto e com atenção: quanto impactaria diretamente em suas finanças voltar a estudar?

A pergunta deve ser respondida de forma clara e objetiva. Por isso, faça o planejamento de acordo com o que você poderia gastar e imagine isso como investimento em uma carreira melhor. O investimento pessoal, além de elevar a autoestima, proporciona ganhos imensuráveis em relação ao conhecimento e aumento de oportunidades.

Entenda seu próprio tempo

Para realizar um curso de pós-graduação ou MBA, lembre-se de que a administração de seu tempo é fundamental. Uma vez que o investimento será visto como garantia de melhoria de vida, procure avaliar as condições reais de dedicação para a conclusão do curso iniciado.

Além da dedicação necessária, leve em consideração as vantagens da modalidade EAD (Ensino a distância), o tempo de duração do curso e quanto de seu dia será programado para somente estudar. Evite sobrecarregar-se com trabalho e estudos. Se a organização for bem feita, com prazos e horários bem definidos, tudo sairá como o esperado.

Você já selecionou seus planos de estudo para o período pós-pandemia? Acesse o Portal Pós e descubra boas oportunidades! 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades