Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Netflix: 5 séries documentais para aprender na quarentena

Netflix

Vivemos tempos atípicos em 2020. Já faz alguns meses que, devido à pandemia mundial da COVID-19, o isolamento social e a quarentena se tornaram parte da rotina de todos os brasileiros. Muitas pessoas estão, inclusive, trabalhando em casa, sem a possibilidade de sair para fazer as coisas que gostam, como encontrar amigos e familiares, e frequentar diferentes locais.

Parece mesmo um cenário desesperador, não? No entanto, o cotidiano em meio à pandemia não precisa ser caótico. Se o momento impossibilita a realização de diversas atividades, também é verdade que ele oferece a oportunidade para explorar novas possibilidades.

Passando tanto tempo em casa, acabamos por ter uma disponibilidade maior para certas atividades. Assim, fazer com que as incontáveis horas de isolamento social sejam produtivas é algo fundamental. 

Existem muitas possibilidades, como ler um livro, assistir a um filme ou começar um novo hobbie. Todas essas tarefas são bastante relaxantes e agregam novos aprendizados. Uma outra opção é aproveitar o serviço de streaming da Netflix para assistir documentários e se manter sempre inspirado. 

Existe uma infinidade de opções nesta categoria da Netflix. Entre elas, as séries documentais, que se dividem em diferentes episódios para abordar um ou mais assuntos. A seguir, selecionamos 5 dessas séries documentais. Confira!

1 – Explicando

Esse documentário é dividido em episódios de aproximadamente 20 minutos. Em cada um deles, um tema relevante para o mundo atual é explorado a partir de uma didática bastante envolvente. Atualmente, essa série documental se encontra em sua segunda temporada, no qual aborda temáticas como “O futuro da carne”, “Código de programação”, “Beleza” e muitos outros assuntos.

2 – História: Direto ao assunto

Essa também é uma série documental incrível para quem busca aprender de tudo um pouco. Focada em assuntos históricos, a série está em sua primeira temporada. Com episódios de 20 a 23 minutos, diversos assuntos relevantes são abordados, como “Energia Nuclear”, “Corrida Espacial”, ”Ascensão da China”, “Petróleo do Oriente Médio”, entre outros.

3 – Explicando a Mente

Esta série derivou do primeiro item da lista. No entanto, seus episódios se concentram em apenas um tema: a mente humana. Ela é uma opção interessante para quem gosta e considera importante entender o comportamento. Ao assistí-la, você descobrirá fatos acerca da memória, sonhos, ansiedade, meditação, e outros temas relacionados.

4 – 100 humanos: respostas para as questões da vida

Você é o tipo de pessoa que gosta de séries dinâmicas? A 100 humanos: respostas para as questões da vida é o tipo de série-documental que não se limita a informar, sendo também uma ótima opção para relaxar, se divertir e aprender.

Isso porque ela funciona num estilo parecido com um reality show, no qual cem pessoas das mais diferentes origens participam de experimentos para entendermos diversos aspectos da vida humana. Com episódios com duração de aproximadamente 40 minutos, a série traz luz a temas que fazem parte do nosso cotidiano e que envolvem questões como idade, sexo, felicidade, preconceitos, sentidos e muito mais.

5 – O Código Bill Gates

A minissérie O código Bill Gates é o tipo de documentário que não se limita a um público específico. Apesar de falar de um dos maiores nomes da computação mundial, a jornada realizada pelos três episódios não se limita a falar de computadores.

Ao longo dos 157 minutos – divididos entre as três partes – o espectador é convidado a descobrir toda a história de Bill Gates e entender todos os processos e influências que o levaram a ser o grande bilionário de hoje. Além disso, a minissérie também apresenta as ambições de uma mente inquieta e filantrópica para o mundo moderno.

Se você gosta de se inspirar a partir da biografia dos grandes líderes mundiais, você terá uma rica oportunidade com O código Bill Gates.

Gostou de conhecer algumas séries documentais inspiradoras? Então coloque em prática toda a sua inspiração por meio de nossos cursos de pós-graduação do Portal Pós para ir além e trilhar novos caminhos em sua carreira!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades