Ir para o conteúdo
Curiosidades

O perfil do novo profissional pós pandemia

profissional pós pandemia

Um levantamento feito pela consultoria de Recursos Humanos Heach, apontou o que deve mudar em profissões atuais, no mercado de trabalho depois do Coronavírus. Segundo o estudo, o perfil do novo profissional pós-pandemia, será construído a partir do que estamos vivenciando no presente, das estruturações que se diferenciam do que vivemos anteriormente.

Trabalhar em casa, no esquema de home office, por exemplo, continuará a fazer parte da rotina de muitas empresas. Além disso, a consultoria fez uma relação de profissões mais impactadas e de profissionais que terão de se adaptar a novos modelos. O Portal Pós trouxe mais detalhes sobre o estudo e sobre essas mudanças. Confira!

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Profissionais da área da saúde

A adaptação com a tecnologia para telemedicina, bem como a introdução de recursos que possibilitam o diagnóstico e monitoramento de pacientes sem que seja necessário que se locomovam até hospitais devem continuar sendo adotados. A preocupação com a disseminação e o contágio ― até que tudo esteja controlado, com vacinas produzidas e populações protegidas, deve permear o cenário de saúde.

Área da Educação – Professores

O Instituto Península divulgou recentemente um estudo que revela que oito em cada dez professores não estão preparados para ministrar suas aulas de maneira online. A consultoria Heach confirma, por meio de seu levantamento, a necessidade de professores serem capacitados em EAD e Tecnologias Educacionais, bem como se familiarizar com novas Metodologias para Educação a Distância. Além disso, os professores adotarão as novas realidades no uso de blogs e outros canais de informações para o complemento de suas funções no ensino.

Área do Direito – Advogados

Os profissionais do Direito, principalmente os Advogados terão que se adaptar e dominar o uso de aplicativos e outras ferramentas tecnológicas para petições, acordos, audiências, entre outros contatos e instâncias jurídicas.

Área de Arquitetura – Arquitetos

A ecologia cada vez mais será foco de preocupação para os que atuam na área da Arquitetura e Urbanismo. De acordo com o levantamento, projetos que envolvam biossegurança doméstica e urbana, deverão dominar o mercado, diante da preocupação com cuidados essenciais para a preservação da vida.

Biocientistas e área Farmacêutica

Com investimentos governamentais destinados à procura de novas curas e preparo para o caso de disseminação de novos vírus, as áreas de biociências e farmácia atuarão com mais proximidade e em grupos colaborativos.

Os que vivem da Arte

Segundo a consultoria, os artistas em geral sofreram com a pandemia. No entanto, descobriram novas formas de apresentações por meio de plataformas eletrônicas, lives, entre outros formatos. A fim de evitar aglomerações, o futuro ainda reserva um tempo para que shows, peças teatrais, cinemas, entre outros espaços voltem à normalidade.

Área de Vendas – Vendedores

Dominar ferramentas de gestão, comunicação e plataformas de comércio eletrônico será o futuro das pessoas que trabalham com vendas em geral. Além disso, o investimento em conhecimento sobre o relacionamento com clientes e atendimento também sofrerá alterações, ficando a distância, mas com personalização.

Academias e personal trainers

A área de Educação Física já está sofrendo as mudanças do isolamento social. Assim, o profissional deverá se especializar em aulas online e ferramentas de monitoramento físico a distância. A atuação remota será destacada pela preferência, mas o atendimento contará com personalização para cada aluno.

Motoristas de aplicativos

As empresas de tecnologia que recrutam os motoristas de aplicativos de transporte têm atuado na higienização e na biossegurança dos veículos e dos motoristas. Com o novo modelo de atuação, cada vez mais a proteção de todos será essencial em uma nova rotina de cuidados.

Área gastronômica – Chefs de cozinha

Segundo o estudo da Heach o universo da gastronomia passará por muito mais do que a beleza dos pratos e sabores inigualáveis: com foco maior em saúde e o uso de produtos e recursos que fortaleçam o sistema imunológico, os profissionais da área terão mais cuidados e higiene desde a preparação de pratos até a manutenção de espaços gastronômicos e restaurantes.

Profissionais de limpeza

Limpar ambientes já não é o suficiente. Segundo a consultoria, o que conta, a partir de agora, é a eficácia da limpeza, bem como o uso de equipamentos de proteção que assegurem a proteção contra bactérias e germes. Haverá necessidade de uma readequação aos modelos usados até o momento.

Área de Marketing – Profissionais de Marketing

A criação de peças de comunicação que não estejam inseridas em um contexto digital, está fadada ao fracasso. De acordo com o estudo da consultoria, quem estiver na área e não entender de Marketing Digital e remoto, terá poucas chances no mercado futuro.

E você, está preparado para se renovar em sua profissão? Conte para o Portal Pós, nos comentários! 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades