Ir para o conteúdo
Curiosidades

Dez grandes sucessos do cinema sobre a área de Tecnologia

área de tecnologia

Atrelar os estudos a formas de entretenimento, bem como a novas maneiras de aprendizado funciona como um vetor positivo para a compreensão de conteúdos diversos. Desta maneira, usar a arte ― seja por meio de filmes consagrados, séries de TV, livros de ficção ou textos livres ― alimenta comprovadamente o cérebro.

De acordo com o estudo “This is your brain on art” (em uma tradução livre: “Este é seu cérebro em contato com a arte”), publicado no jornal The Washington Post, o córtex pré-frontal decodifica expressões faciais, bem como a percepção social, com base de imagens e formatos fornecidas por diferentes linguagens de artes.

Por isso, o blog do Portal Pós separou dez grandes sucessos do cinema sobre a área de tecnologia, que podem tanto complementar seu aprendizado, quanto suscitar novas formas de pensar, além de fazer com que você também gaste seu tempo precioso com um pouco de entretenimento. Confira!

O Jogo da Imitação

Lançado em 2014, O Jogo da Imitação (The Imitation Game), dirigido por Morten Tyldum, relata a vida de Alan Turing. O matemático, que depois seria conhecido com o pai da informática, é mostrado no longa em uma missão incansável para quebrar um código nazista durante a 2ª Guerra Mundial. Bem escrito e apresentado, o filme oferece ao estudante de Tecnologia a história real sobre um episódio fundamental para o desenvolvimento da computação.

2001: Uma Odisseia no Espaço

Dirigido de forma brilhante por Stanley Kubrick e lançado em 1968, 2001: Uma Odisseia no Espaço, tem logo no início o aparecimento de um objeto misterioso, encontrado por cientistas, sob a superfície da Lua. A obra cinematográfica, feita com base no livro de Arthur C. Clark, perpassa temas relevantes para quem está na área de tecnologia, bem como princípios da física, além de buscar referências em ancestrais dos homens.

O Quinto Poder

Baseado na história real do site Wikileaks, o filme O Quinto Poder (The Fifth Estate), lançado em 2013 sob a direção de Bill Cordon, aborda toda a polêmica que envolveu o vazamento de documentos secretos dos Estados Unidos, além de levantar questões sobre o compartilhamento de informações que permeiam a atualidade.

Blade Runner: O Caçador de Andróides

Lançado em 1982, sob a tutela e direção de Ridley Scott, Blade Runner: O Caçador de Andróides (Blade Runner) descreve um futuro em que homens e máquinas se confundem entre si. Pode-se, assim dizer, que o filme foi um grande precursor do levantamento da discussão acerca da Inteligência Artificial e, inclusive, levanta o debate sobre o que as máquinas ― criadas e desenvolvidas por humanos ―, podem fazer a favor da humanidade ou contra ela, dentro da área de tecnologia.

A Rede Social

O filme lançado em 2010 retrata a história do jovem Mark Zuckerberg, que desenvolve uma rede de comunicação entre os alunos de Harvard ― o que seria o primórdio do Facebook como potência mundial em redes sociais. Dirigido por David Fincher, A Rede Social (The Social Network) mostra conquistas, discórdias, capacidades de transformação e crescimento, além da reinvenção de um conceito.

Jobs

Mostra a trajetória de vida de Steve Jobs ― um dos nomes mais importantes da tecnologia por fundar a Apple― e aponta todas as qualidades de sua mente genial. Afinal, pode-se dizer, com toda certeza, que Jobs entendia e enxergava muito além de computadores. Dirigido por Joshua Michael Stern em 2013, o filme conta a história do menino que largou a faculdade para se dedicar aos negócios e, por meio de sua inteligência perspicaz, conquistou boa parte do mundo.

Ela

Com a maestria da construção do diretor Spike Jonze, Ela (Her, 2013) conta a história de um homem que compra um sistema operacional complexo somente para lhe fazer companhia. No entanto, com o passar do tempo, o personagem desenvolve uma relação romântica com a interface. Nos mesmos moldes de Blade Runner, Ela traz a reflexão sobre a inteligência artificial e seu impacto em vidas humanas.

A Teoria de Tudo

Mostrar a paixão do físico Stephen Hawking pelo conhecimento, desde os tempos de sua jovialidade até a paralisia total causada por uma doença degenerativa, é um dos pontos fortíssimos em A Teoria de Tudo (The Theory of Everything, 2014). Além disso, o filme aponta a relação especial com sua esposa Jane e os duros obstáculos que o cientista ultrapassa ao longo da vida sem nunca desistir, além de sua grande contribuição para a área de tecnologia.

Particle Fever

Sem nome traduzido para a língua portuguesa, o filme Particle Fever relata as expectativas de cientistas sobre o lançamento do LHC (Large Hadron Collider), tido com o maior acelerador de partículas do universo. Dirigido por Mark Levinson em 2013, a película ainda aborda os bastidores da busca pelo Bóson de Higgs – também chamado de a partícula de Deus, para a explicação de diversos fenômenos naturais.

Matrix

Filmes de grande interesse para quem estuda tecnologia, a trilogia Matrix, escrita e dirigida pelos irmãos Lana e Andy Wachowski, respectivamente em 1999, 2003 e 2003 (os dois últimos lançados no mesmo ano) conta a vida de Neo. O personagem vivido por Keanu Reeves é recrutado por um grupo de rebeldes que lutam contra a revolução e a dominação das máquinas sobre os humanos. Ao sair da matrix, Neo descobre que vivia em uma realidade assustadora, o que suscita no telespectador conceitos sobre realidade virtual, questões filosóficas e desenvolvimento relativos à área de tecnologia.

Gostou na da nossa lista? Conte para a gente nos comentários abaixo e indique seus filmes preferidos para o Portal Pós

 

Conheça nossas faculdades