Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

7 apps gratuitos que todo aluno EAD precisa conhecer

Apps gratuitos

Se você optou por investir em uma pós-graduação na modalidade EAD, deve saber como a organização de tarefas e otimização do tempo de estudo é importante. Para aumentar sua performance e impulsionar o aprendizado no curso online, separamos uma lista amiga com 7 apps gratuitos que serão seus aliados nessa aventura pela educação à distância.

Preparado(a) para levar seus estudos para outro nível? Vamos lá! 

7 apps gratuitos que todo aluno EAD precisa conhecer

Porque você deveria fugir do modo multitask para ser um estudante melhor

Se você é desses que alterna sua atenção constantemente entre redes sociais, o ambiente de ensino da pós-graduação à distância e ainda dá aquela checada no e-mail corporativo entre as aulas online, esse recado é pra você:

Segundo um dos maiores especialistas em gestão de tempo do país, Christian Barbosa, em seu livro “A Tríade do Tempo”, o período de adaptação que o cérebro humano precisa para mudar o foco entre atividades diferentes varia entre 11 e 72 minutos. Agora, é só fazer as contas para entender quanto tempo você perde se não souber priorizar suas tarefas.

Dica extra: Saiba como criar um cronograma de estudos EAD aqui

O guia de app gratuitos indispensáveis para o aluno EAD

Felizmente, você pode transformar o seu celular de agente de distração para um aliado poderoso aos seus estudos com esses aplicativos de organização de tempo e otimização de tarefas. 

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Confira o caminho das pedras e conheça apps gratuitos que te ajudarão a se tornar um aluno EAD de alta performance:

  • Organize seu calendário de aulas: My Study Life

Download: iOSAndroid 

App my study

O My Study Life permite que o estudante organize em uma só plataforma: suas aulas, datas de exames ou entregas de trabalho e, além disso, tem um sistema integrado que viabiliza o acesso pelo aplicativo mobile ou no desktop. Com esta ferramenta, você criará um ambiente único e otimizado para organizar o calendário da sua vida acadêmica para a sua pós-graduação EAD. 

  • Tenha um sistema inteligente para anotações e fichas de estudo: Trello

Download: iOSAndroid

Nós fizemos um modelo especialmente para você: acesse este link e, no menu do lado direito, copie o quadro para começar a fazer suas anotações

Trello

Sabe aquelas observações que o professor da sua pós-graduação passa e não está em nenhum arquivo compartilhado com a turma? Com o Trello você consegue organizar fichas de estudo por aulas, centralizar os links de leitura ou qualquer outro arquivo como trabalhos em grupo. 

O Trello é, na verdade, uma ferramenta de gerenciamento de projetos e tem um sistema integrado para mobile ou desktop. Sem falar que é 100% editável para suas necessidades e altamente visual, o que permite uma categorização de assuntos que vão facilitar sua vida quando você precisar controlar anotações em aula ou revisar conteúdos. 

Use o modelo que criamos especialmente para você, aluno de pós-graduação EAD

Nosso modelo criado especialmente para as necessidades de um curso online de pós ainda tem espaço para controle de entregas de trabalhos, contatos de professores e alunos e um espaço dedicado só para indicação de leituras. Ideal para você aposentar de vez o caderno físico e ter em mãos um verdadeiro arquivo de conteúdos das suas aulas. 

  • Reúna seus conteúdos preferidos para ler depois: Pocket

Download: iOSAndroid Extensão para Google Chrome

app-pocket

Que atire a primeira pedra quem nunca encontrou um link ou vídeo interessante e que combinava bem com um assunto visto em aula, mas acabou perdendo o conteúdo por falta de tempo para ler naquela hora. Com o pocket, você consegue salvar artigos, vídeos ou qualquer outro conteúdo que estiver na web para ler depois. 

Como usar o Pocket?

Basta adicionar a extensão no seu navegador e criar uma conta para começar a salvar qualquer conteúdo encontrado na internet. Depois, é só fazer o download do aplicativo em seu aparelho celular e reservar um tempinho para se manter munido de informações e o melhor, adaptar essas leituras à sua rotina. 

  • Faça anotações em qualquer formato, de qualquer lugar: Evernote

Download: iOSAndroid 

app evernote

O Evernote pode ser um aplicativo interessante para você, aluno de pós-graduação à distância, que deseja digitalizar suas anotações simples de maneira rápida e por meio de qualquer formato: texto, áudio, foto ou vídeo. Ele substitui aquele bloquinho de anotações que fica pouco prático quando você atinge um volume considerável de notas.

Enquanto com o Trello você organiza suas fichas de estudo e anotações importantes, com o aplicativo do Evernote você pode criar um sistema de anotações de ideias ou informações rápidas. Tudo isso com a praticidade de um sistema integrado, ou seja: você pode fazer essas anotações pelo seu celular e ler todas elas depois, pelo desktop. Assim, você não perde nenhuma informação ou ideia que pode te ajudar com os conteúdos aprendidos no curso online. 

  • Mantenha-se informado, com facilidade e em um só ambiente: Flipboard

Download: iOSAndroid

app flipboard

Feito para você que ingressou em uma pós-graduação e entende que este é o momento de consolidação da sua vida acadêmica e, principalmente, de maturidade profissional. Para isso, é indispensável manter-se bem informado a respeito dos assuntos que possam ajudar a compor os seus conhecimentos sobre as matérias que estuda. 

A nossa dica para facilitar a sua vida é utilizar o app do Flipboard. Ele é um agregador de sites de notícias que utiliza um só feed para manter o usuário atualizado sobre seus assuntos de interesse. Desta forma, você não precisa abrir várias abas no seu computador para se atualizar sobre o que mais importa. 

 

  • Bloqueie possíveis distrações durante seu tempo de estudo: Freedom

Download: iOSAndroid 

freedom-app

Uma das maiores dificuldades do aluno na modalidade EAD é utilizar aparelhos como celular e computador sem se distrair com notificações de redes sociais ou de outros aplicativos, não é mesmo? Com um bloqueador de distrações, como o Freedom, você consegue criar uma lista otimizada de bloqueio de páginas na web, apps ou qualquer ferramenta que possa te atrapalhar durante seus estudos com seus aparelhos.  

  • Tenha foco total nos estudos usando a técnica Pomodoro: Flat Tomato

Download: iOSAndroid 

flat-tomato

Se você tiver pouco tempo para focar em um assunto importante ou precisa revisar algum tema que aprendeu em aula, a técnica Pomodoro pode ser uma grande aliada. Ela consiste em, basicamente, ter foco total em períodos de 25 minutos que serão divididos por intervalos curtos. 

Saiba mais sobre a técnica pomodoro

A teoria dessa técnica é que, se você abstrair de qualquer outra função por 25 minutos, a retenção daquele conhecimento ou performance da entrega que você focar será muito maior. Para isto, a nossa dica de app gratuito é o Flat Tomato, uma ferramenta temporizadora simples, com boa usabilidade visual e editável, que te ajudará a ter foco total em seu objetivo de estudo.

Gostou das dicas? Acesse o Portal Pós e confira todas as novidades do universo da pós-graduação ou MBA para impulsionar sua carreira

 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades