Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Aprenda a gerenciar o seu tempo com o Método Pomodoro

POMODORO

O tempo tem sido uma questão filosófica há muitas eras. De Platão a Agostinho e Kant, todos questionaram o que de fato é o tempo e o que podemos fazer com o presente (já que o passado serve, no máximo, para compilar informações). Portanto, para um bom passado e um futuro promissor, o que importa mesmo é o agora.

Você já se perguntou sobre o que faz no seu momento presente? Com todas as infinitas possibilidades de distração disponíveis para nós, fazer o melhor sem protelação parece um desafio geral. Mas um pouquinho antes da internet virar o que a gente conhece, já tinha quem pensasse em metodologias que ajudassem nesse gerenciamento.

blog banner desconto em pós-graduação

No final dos anos 1980, um italiano chamado Francesco Cirillo criou a chamada técnica Pomodoro para otimizar as atividades da faculdade que cursava. Curiosamente, o nome vem de “tomate” (em italiano, pomodoro) por causa da alusão feita ao famoso relógio de cozinha que contava o tempo de preparo das refeições.

A técnica é muito simples e consiste em fracionar o tempo de trabalho em etapas de 25 minutos aplicando intervalos breves entre eles (na casa do 3 minutos). Uma atividade, inclusive, pode ter várias etapas e ocupar 2h do seu dia, por exemplo. Mas, a cada 1h de trabalho é recomendado que se pare por pelo menos meia hora. Segundo Cirillo, esse intervalo maior serve para a oxigenar o cérebro e otimizar a agilidade mental.

Como colocar em prática?

  • Não tem o timer de cozinha? Escolha um aplicativo para te ajudar na contagem do tempo. Entre os mais famosos estão o Pomello, Be Focused e Tomato-timer. Confira o que está disponível na sua loja de apps.
  • Faça uma lista de todas as suas atividades do dia, colocando em ordem de importância. É crucial seguir o seu roteiro de to dos para não se perder.
  • Logo depois, programe o alarme de 25 minutos e capriche no foco. A intenção nesse passo é que você se desligue do mundo lá fora e dedique 100% desse tempo ao seu afazer.
  • Ao fim de cada etapa de 25 minutos, pare e anote o status atual daquele tópico – “em andamento” ou “concluído”, por exemplo. Isso é importante para uma retomada rápida do que você estava executando. Depois disso, faça uma pequena pausa, alongue-se, faça um exercício de respiração. O seu corpo e sua mente precisam se acostumar ao novo e saudável padrão.  
  • Como dissemos, ao fim de quatro etapas de 25 minutos, pause por um tempo maior para que sua mente volte ao estado de interesse do começo do dia.

banner do e-book que aborda gestão de tempo e produtividade

Os coachs de carreira gostam bastante de métodos como esse. Eles ajudam o profissional a desenvolver foco, diminuir a ansiedade e gerir o próprio tempo da forma mais inteligente possível.

Mas ele pode servir, inclusive, para que cada um encontre o seu norte, afinal, as pessoas têm necessidades diferentes, e o Pomodoro pode ser o ponto de partida para que cada um entenda quanto tempo dispensa com as suas tarefas e qual é a melhor maneira de distribuí-las durante o dia. Encontre o seu ritmo!

Agora que você tem as ferramentas para otimizar o seu tempo, que tal retomar os planos daquela pós-graduação? Confira todas as opções.

Conheça nossas faculdades