Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Carreira de sucesso: 5 dicas para construir a sua

Carreira de sucesso

Você, com certeza, já pensou em como ter uma carreira de sucesso. O ser humano é um questionador por natureza, sobretudo quando o assunto envolve a vida profissional. Estamos sempre nos perguntando se estamos no lugar certo, fazendo a coisa certa ou se realmente amamos aquilo a que dedicamos tantas horas dos nossos dias, não é mesmo?

Independentemente de já estar seguindo os passos para o lugar com o qual sempre sonhou, é importante se entregar de verdade ao momento, enfrentar as dificuldades e, claro, ter um plano bem traçado. Só assim será possível, de fato, conquistar o tão desejado sucesso na carreira profissional.

blog banner desconto em pós-graduação

O que significa ter uma carreira de sucesso?

Sucesso na carreira é algo subjetivo e que varia entre cada pessoa. Para algumas, pode ser alcançar uma promoção, subir de cargo e, com isso, ter um salário mais alto. Para outras, pode ser apenas ser feliz no cargo que ocupa, independente da posição, e ter um propósito de vida profissional bem definido. E não para por aí.

Tem gente, inclusive, que sonha em empreender e, dessa forma, ter o próprio negócio para administrar os seus horários e rendas com mais autonomia. Carreira e sucesso também podem estar relacionados com conseguir equilibrar a rotina de trabalho com a vida pessoal, como estar com a família e momentos de lazer. Ainda, pode ter relação com trabalhar e, ao mesmo tempo, ter tempo para investir nos estudos e realizar uma pós-graduação, por exemplo.

Como vimos, há diversos fatores que definem o que é uma carreira de sucesso e, aqui, não há apenas uma resposta certa. Todas as opções são válidas e, claro, que o mais importante é que você consiga realizar os seus objetivos profissionais e alcançar esse êxito da forma que planejou. Mas, como fazer isso? É o que vamos responder neste artigo!

Como ter sucesso na carreira profissional?

A princípio, unir carreira e sucesso pode não parecer um processo fácil. De fato, você só conseguirá se tiver dedicação. Afinal, em muitos casos, é preciso se esforçar para que as metas saiam do papel. Então, se você não sabe por onde começar, não se preocupe. Para responder essa dúvida, os coachs de carreira elencaram cinco tópicos que podem ajudar a construir histórias com propósito e prazer.

1 – Chega de desculpas

É importante estar atento aos seus limites, mas será que eles são os únicos empecilhos para se alcançar o que quer? Às vezes, está frio demais, tarde demais, caro demais. Desculpas podem não ter fim se você realmente não se devotar ao novo. Construir uma carreira que você ama começa com o seu comprometimento com o novo objetivo e tudo que ele demanda: vontade, responsabilidade e disposição para fazer acontecer.

2 – Tenha em mente onde você quer chegar

Não estamos falando de um projeto tão breve quando tratamos da construção de uma carreira sólida. Existem várias etapas primárias para se chegar ao grande feito – e é bom tê-las em mente. Muitas delas não serão tão interessantes, mas faça o exercício e questione-se: “eu poderia chegar lá sem passar por isso?”. Ter um objetivo claro ajuda a se manter firme.

3 – Acredite em você

“Você é o único representante dos seus sonhos na Terra”, já dizia o cantor Emicida. Esse fato já deveria ser motivador o suficiente para você construir a sua carreira de sucesso. Mas, sabemos que não é um caminho fácil, principalmente quando começamos a lidar com as negativas no percurso. Lembre-se sempre que você está saindo da sua zona de conforto com os seus próprios méritos e, portanto, é o produtor da sua própria sorte.

4 – Domine seus medos

Em um processo de crescimento ou mudança dentro da vida profissional, é normal nos sentirmos vulneráveis. Afinal, avançar significa entrar em terreno desconhecido. Novos desafios estarão à frente, mas você pode se preparar previamente para isso e, quando o momento chegar, terá a serenidade necessária para trabalhá-los. Um acompanhamento de um psicólogo, por exemplo, pode te ajudar a traçar um caminho confortável nessa nova empreitada.

5 – Faça um planejamento

Você sabe melhor do que qualquer um quais são as facilidades e dificuldades no seu dia a dia. Para quem já tem uma rotina familiar, fica difícil passar meses longe de casa a trabalho, por exemplo. Por isso, seguir o seu próprio ritmo é fundamental. Estabeleça as metas separadas por prioridades e dificuldade de execução e mãos à obra. Assim, você irá caminhar para realizar todos os seus sonhos.

Se empolgou para colocar novos planos em prática e, dessa forma, construir a sua própria carreira de sucesso? Perfeito! Comece ainda hoje a ir atrás dos seus objetivos para realizá-lo e, assim, poder tirá-los do papel. Depois dessa leitura, que tal saber quais as características que os profissionais de sucesso têm em comum?

Conheça nossas faculdades