Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Começar o próprio negócio: tudo que você precisa saber antes de empreender

mulher com desenhos atrás com foguete para ilustrar pauta de como começar o próprio negócio

O sonho de começar o próprio negócio é algo que passa pela cabeça de muitas pessoas. Mas, antes de tomar qualquer decisão é necessário saber o que te espera nessa jornada de empreendedorismo. Com essa consciência, fica mais fácil fazer uma escolha segura, planejada e com mais chances de sucesso.

No começo, muitas coisas novas vão surgir e as dúvidas serão mais constantes do que se espera. Até porque começar um negócio é cheio de dúvidas e incertezas — principalmente quando é marinheiro de primeira viagem. Para que você não desista de empreender, separamos 6 coisas que você deve saber nesse início para se preparar da melhor forma possível.

O que é preciso saber antes de começar o próprio negócio?

O empreendedorismo é uma missão que necessita de muito preparo, pois um negócio que é aberto sem planejamento corre sérios riscos de não sobreviver por muito tempo. Se o seu sonho é que sua empresa tenha um bom desempenho e consiga se manter dentro de poucos meses, antes de dar o primeiro passo o preparo prévio é de extrema importância.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Por isso, o empreendedor deve analisar uma série de aspectos que podem fazer a diferença no sucesso ou fracasso do negócio. Confira as dicas que separamos para te ajudar nessa jornada:

  • Você deseja empreender de verdade?

Antes de mais nada, você deve responder a esta pergunta e entender se o desejo de começar o próprio negócio é realmente o seu sonho, além de entender se você possui o perfil empresário. 

Não comece o seu negócio porque “tal pessoa fez e deu certo”, apenas comece se esse for um desejo seu e não uma pressão externa. Por se tratar de uma jornada desafiadora, é preciso ter paixão pelo empreendedorismo, pois muitos obstáculos vão surgir pelo caminho. 

Pense com calma e identifique de onde surgiu a ideia para começar o seu negócio. Isso é necessário para se certificar de que essa é uma decisão consciente e correta para o momento atual da sua vida.

  • O que te motiva para empreender?

Agora que você já sabe que quer empreender de verdade, pense nos motivos que te levaram a começar o seu negócio. Essa ideia está alinhada à sua personalidade, preferências, gostos e estilo de vida? Ela vai te proporcionar a realização de um sonho? Reflita sobre isso também e avalie se essa possível atividade é realmente o que lhe motiva e traz paixão (do ponto de vista profissional). Não pense somente no dinheiro, pois um negócio vai além disso.

  • Quanto você vai investir para abrir o seu negócio?

Além da paixão, não podemos esquecer que para começar um negócio é preciso ter dinheiro para investir na abertura dele. Dependendo da área que você escolheu, terá que arcar com custos de equipamentos, mercadorias e entre outros. Além disso, é importante separar uma determinada quantia para manter a empresa nos primeiros meses.

Esse valor é chamado de capital inicial e é necessário porque muita coisa pode acontecer diferente do esperado. Também é uma maneira de se prevenir contra imprevistos que costumam acontecer nesse início. Por isso, é muito importante fazer cálculos para saber qual o valor desse investimento inicial e da reserva. Faça um planejamento financeiro e isso, certamente, será útil no futuro do seu negócio.

  • Estude sobre empreendedorismo e área correlatas

Não é porque a empresa é sua que você vai parar de se atualizar e estudar. Mesmo sendo um excelente profissional na sua área de atuação, você deve ter conhecimentos sobre empreendedorismo — que são indispensáveis para começar um negócio.

Leia também: Cursos de pós-graduação para quem decidiu empreender

Isso é importante, pois no início tudo ficará em suas mãos: administração da empresa, finanças, gestão de pessoas e muito mais. Por isso, busque por cursos de pós-graduação em administração, empreendedorismo, gestão de projetos, gestão de pessoas ou um MBA em gestão empresarial. Todas essas áreas são mais do que necessárias para o seu negócio fluir bem.

Banner do e-book Empreendedorismo: perfil empreendedor e tipos de empreendedores

  • Encontre o diferencial do seu negócio

Como iniciar um negócio próprio sem pensar no seu diferencial? Impossível! O mercado já está cheio de novas ideias e é preciso se destacar em meio aos demais (principalmente dos seus concorrentes) e, hoje, é muito difícil ser pioneiro em alguma área devido ao alto número de empresas espalhadas pelo país. 

Por isso, é preciso oferecer algo diferente que faça com que os consumidores prefiram a sua empresa. E o diferencial depende do segmento do negócio, dos desejos do seu público-alvo, do tipo de produto ou serviço oferecido. Algumas opções são personalização de atendimento, facilidade para agendar horário, entre outros. Pegue as dificuldades que eles encontram nos concorrentes e facilite no seu negócio.

  • Defina seu objetivo

Ao começar a empreender é importante pensar sobre qual é o seu objetivo com isso. É ser bem-sucedido? Ganhar muito dinheiro? Pense no que é importante para você, mas não pare por aí. Lembre-se: para um negócio dar certo, é preciso ter o desejo genuíno de agregar, cada vez mais, à vida das pessoas pelo seu produto ou serviços oferecidos.

Tenha a vontade de fazer a diferença. Isso é o que te dará força necessária para seguir buscando sempre oferecer o melhor para os seus clientes e assim o sucesso virá como consequência.

O sucesso no empreendedorismo não vem da noite para o dia. É preciso dedicar um tempo para a especialização com uma pós-graduação na área em que você decidiu atuar. Começar o próprio negócio requer muita dedicação, além de entender que os desafios vão surgir. Por isso, confira as opções de pós-graduação Pitágoras e tenha total flexibilidade para estudar com a pós-graduação online.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades