Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Promoção no trabalho: o que fazer para conquistar a sua?

mulher feliz e comemorando promoção no trabalho

A promoção no trabalho é o momento de maior reconhecimento profissional que uma pessoa pode ter. Ela representa a superação de desafios, desenvolvimento na carreira, responsabilidades cumpridas e a preparação para uma nova jornada, na qual será exigido ainda mais do funcionário, além da melhora da renda e status.

Mas engana-se quem acha que conquistar uma promoção é uma tarefa fácil. É claro que demonstrar que está pronto para essa nova missão é o primeiro passo para o sucesso, mas no meio desse processo é necessário lembrar que uma conversa com o seu superior será determinante nessa conquista. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Como conquistar uma promoção no trabalho?

Separamos uma sequência de dicas para te ajudar a alcançar esse grande sonho. Confira!

1 – Surpreenda com entregas além do esperado

Se o seu chefe te designou um trabalho para ser entregue, mostre que gostaria sempre de ir além do que foi solicitado. Isso não significa que você deve burlar as regras ou ultrapassar por cima da função dos outros, mas que sempre deve ter anexo um complemento. Ele pediu um relatório dos últimos meses? Anexe uma possível projeção para os próximos. Foi solicitado um balanço das compras feitas? Anexe uma estratégia que poderia ter melhorado os custos. Esteja sempre um passo à frente!

2. Saiba como funciona o plano de carreira da sua empresa

Antes de tudo, é sempre bom conversar com o seu supervisor ou alguém do RH para entender para onde você pode ir na empresa. Tenha uma conversa franca, diga que tem objetivos de crescimento e gostaria de saber quais são os caminhos para que isso possa acontecer.

3. Procure projetos a longo prazo

Mostre que está disponível para tocar trabalhos que exigem maior desprendimento de tempo e responsabilidades. Uma das principais características de chefes de setor é lidar com pressão e resolver problemas de uma forma prática e objetiva, sem gerar perdas. Então, quando você se mostra pronto para assumir tal função, fica mais fácil ganhar uma  promoção.

4. Faça networking dentro da empresa

Agora que você já trabalha no que gosta e se sente bem com o seu ambiente profissional, acabou o networking, certo? Errado. A comunicação dentro de empresas, principalmente as de grande porte, tende a ser frequente e estar na boca das equipes como uma boa referência de trabalho é essencial para ganhar a atenção dos seus superiores. 

Mostre-se solícito a ajudar as pessoas de outros departamentos, tenha conversas sobre novas formas de se fazer o trabalho solicitado e reconheça as qualidades e defeitos dos seus colegas. Todas essas percepções podem te ajudar (e muito) a observar quem são as pessoas que podem te ajudar nessa caminhada rumo ao topo.

5. Demonstre interesse pelo sucesso da empresa

Existe um novo parceiro em vista? Teremos novos clientes? A empresa está se renovando? Faça perguntas como essa ao seu superior e tente conversar o máximo o possível sobre os possíveis crescimentos que a empresa tem em vista. Caso o seu chefe entenda isso como perguntas invasivas, dê um passo atrás e tente conversar sobre o seu posicionamento dentro do setor e como você pode melhorar o seu trabalho para contribuir com o futuro que a empresa deseja, podendo ser visado para uma possível promoção de emprego.

6. Invista em cursos complementares e especializações

Um dos principais indícios de que um funcionário está em busca de melhorar a qualidade do seu trabalho é a procura por especializações e cursos complementares, o que permite  colocar em prática novas ideias. 

Além disso, ir em busca de melhoras na vida profissional na área educacional demonstra que essa pessoa está aberta a aprender funções diferentes e disposta a pensar de uma forma não convencional para resolver possíveis conflitos do dia a dia, com estratégia e planejamento. Que tal investir em uma pós-graduação EAD? Desta forma, é possível conciliar uma rotina de trabalho com estudo em horários flexíveis. 

Em que momento posso pedir uma promoção no trabalho?

Se depois de cumprir todos os requisitos acima você ainda não receber uma proposta para subir de cargo na empresa, a melhor saída é ter uma conversa franca com o seu superior e falar abertamente que gostaria de saber sobre essa possível promoção. No bate-papo, lembre-se de mostrar alguns pontos importantes que demonstrem que você merece ser promovido.

Você ainda pode citar um trabalho de sucesso que você liderou ou até mesmo a conclusão de um curso voltado para o setor que a empresa precisa de melhorias. Confira outras dicas que vão ajudar você a ser promovido no trabalho e, consequentemente, crescer na carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades