Ir para o conteúdo
Você na Pós

Por que fazer um MBA em Gestão de Projetos? Conheça os benefícios

pessoas vendo computador com Analytics para ilustrar pauta sobre Gestão de Projetos

Você é um profissional graduado buscando um diferencial competitivo no mercado de trabalho? Então, o MBA em Gestão de Projetos pode ajudar a acelerar a sua carreira na área de negócios. Empresas de todos os setores precisam de profissionais que sejam capazes de gerenciar projetos – e essa demanda só cresce. Afinal, os bons resultados dependem da gestão eficiente e ágil deles.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é a gestão de projetos, como é um MBA nesta área e quais são os principais motivos pelos quais você deve investir nessa especialização. Se interessou? Então, leia até o final para entender.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O que é gestão de projetos?

A gestão de projetos pode ser definida como a utilização de processos, habilidades, conhecimentos, métodos e experiência para alcançar determinados objetivos de uma empresa. Normalmente, todo projeto tem um entregável final que deve ser alcançado considerando tempo e orçamentos limitados.

E você sabe qual a diferença entre gestão e gestão de projetos? Bem, um ponto que diferencia os dois é que o gerenciamento de projetos tem um entregável final e um período determinado para acontecer, ao contrário da gestão, que é um processo contínuo. 

Por isso, o profissional que é responsável por gerenciar um projeto precisa ter certas habilidades técnicas, boa gestão de pessoas e visão estratégica do negócio. Pensando nisso, o MBA em Gestão de Projetos é o curso mais indicado para que os profissionais estejam capacitados para assumirem essa responsabilidade dentro de uma empresa.

Essa área, inclusive, está em alta porque as empresas estão cada vez mais trabalhando por projetos que requerem planejamento, implementação, monitoramento e a finalização com eficiência. O gestor de projetos faz o gerenciamento de metas, pessoas e processos do negócio para garantir tudo isso.

Além disso, empresas de todo tipo precisam desses profissionais, indo desde companhias que atuam com engenharia da construção, aeronáutica, consultorias, eventos e até mesmo em outros setores, como automobilístico, eletroeletrônica e TI, gerenciando os mais diversos projetos através da gestão de metas, pessoas e processos do negócio.

Como é o MBA em Gestão de Projetos?

Como vimos, a gestão de projetos é essencial para manter a empresa competitiva, seja ela privada, pública ou do terceiro setor. Como essa é uma grande responsabilidade, fazer um MBA vai te preparar para ela. 

Alguns dos objetivos do curso incluem desenvolver habilidades gerenciais, mostrar como se estrutura um projeto e apresentar ferramentas e métodos utilizados no processo, como o escopo, cronograma, custos, riscos, recursos, entre outros.

O diferencial do curso é a matriz curricular voltada para a gestão eficiente e ágil de projetos, com destaque para o aprimoramento nas áreas de escopo, cronograma, custos, qualidade, recursos, comunicação, riscos, aquisições, partes interessadas e integração.

Leia também: Como aplicar a metodologia ágil na rotina de trabalho?

A grade curricular deste MBA é composta por 9 disciplinas:

  1. Gerenciamento estratégico de projetos
  2. Gestão de integração e escopo
  3. Gestão por processos e qualidade
  4. Gestão de aquisições e contratações
  5. Gestão de comunicação e pessoas
  6. Gestão do cronograma em projetos
  7. Gestão de custos
  8. Gestão de riscos em projetos
  9. Ferramentas de software para gestão de projetos

Ou seja, as disciplinas são todas pensadas para garantir que os alunos saiam do curso muito bem preparados para gerenciar todos os aspectos e etapas de um projeto. A duração do MBA EAD em Gestão de Projetos pode ser de 6 meses (na modalidade intensiva) ou 10 meses e tem a carga horária de 360 horas, divididas em 9 disciplinas, como as que vimos acima.

Quer saber mais? Confira o vídeo abaixo:

Motivos para fazer um MBA em Gestão de Projetos

Bem, já foi possível ver que a principal vantagem de fazer um MBA é o conhecimento que você vai adquirir, mas existem outros motivos que tornam a pós em Gestão de Projetos um bom investimento. Acompanhe.

1 – O mercado precisa de profissionais preparados

Cada vez mais os negócios estão disruptivos, conectados e apostando na inovação e, com isso, surge a necessidade de novos líderes. Em um cenário competitivo, as companhias buscam profissionais que possam garantir que elas se destaquem – e o MBA em Gestão de Projetos te apresenta ferramentas que te capacitam para lidar com qualquer problema que possa surgir durante o processo

2 – O MBA em Gestão de Projetos te dá flexibilidade de carreira

Se você quer atuar à frente de projetos como colaborador permanente de uma empresa, este curso com certeza te prepara para isso. Mas, você já pensou que também pode atuar como um consultor especialista para diversas empresas ou até mesmo abrir a sua própria consultoria? Esta especialização permite que você possa explorar todas estas possibilidades.

3 – Desenvolver suas habilidades de liderança

Para ser um bom gestor, além dos conhecimentos técnicos, é preciso saber lidar com pessoas, se comunicar bem, gerenciar o tempo, custos e enfrentar riscos. O MBA em Gestão de Processos te apresenta tudo isso. Além disso, a liderança é uma habilidade requisitada em todas as áreas. Ou seja, o que você aprender durante o curso servirá para qualquer área ou momento da sua carreira.

4 –  Criar uma rede de contatos

Durante a pós-graduação, você estará em um ambiente que permite muita troca de contatos e de experiência, mesmo no MBA a distância. Você terá ótimas oportunidades de conhecer profissionais e professores que trabalham em diferentes empresas e construir bons relacionamentos. Não é novidade que muitas companhias preferem contratar profissionais que sejam indicados por alguém de confiança.

Por isso, aproveite o MBA e faça dele uma excelente oportunidade para se mostrar. Neste artigo, te mostramos a importância da gestão de projetos, como um MBA na área é essencial para quem quer se destacar na área e por que uma especialização é importante para a sua carreira.

Então, se interessou por essa pós-graduação? Saiba mais sobre o MBA em Gestão de Projetos, que pode ser cursado totalmente on-line em um período de 6 ou 10 meses. Faça a sua inscrição neste MBA EAD e comece a alavancar a sua carreira hoje mesmo.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades