Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que é empregabilidade e como melhorar a sua?

Com as mudanças frequentes apresentadas pelo mercado de trabalho, sobretudo por conta dos avanços da tecnologia, todo profissional precisa entender o que é empregabilidade e como ela funciona. Esse conceito é importante porque as exigências e dinâmicas das oportunidades de emprego mudam a todo instante também. Por isso, você precisa estar sempre atualizado, desenvolver habilidades de acordo com o que as empresas estão buscando e ter diferenciais competitivos.

Diante disso, o profissional que tem compromisso com a sua empregabilidade está sempre antenado e tem autonomia sobre a sua carreira. Ele tem mais chances de se manter empregado, pois, caso fique sem trabalho, novas oportunidades surgem mais rápido, inclusive para receber melhores salários. Dessa forma, se esse é o seu objetivo, tente se inovar constantemente, adaptar-se às novas ferramentas tecnológicas, investir em conhecimento e desenvolvimento pessoal.

banner com oferta de pós de até 60%

Mas, afinal, o que é empregabilidade?

Basicamente, empregabilidade é a capacidade de se manter em um emprego e de se conseguir outro, caso a pessoa fique desempregada. Para tanto, quando o profissional tem consciência de sua importância, ele se reinventa, vai atrás de aprimoramento, de novas aptidões, faz pesquisa e, principalmente, reconhece os seus esforços e se empenha para mostrar o seu valor. Ele também conhece as novas demandas e habilidades procuradas dentro da sua área de atuação.

Assim, com o mercado de trabalho extremamente concorrido, esse tipo de postura e dedicação colocam você um passo à frente dos demais. Em um processo seletivo, por exemplo, os recrutadores vão perceber que o seu perfil está mais alinhado às necessidades da empresa, ou seja, você agrega valor ao negócio deles. Vale destacar que a empregabilidade não tem a ver com o seu comportamento como um profissional, mas com o seu potencial frente ao mercado.

Como está o mercado de trabalho?

Como sabemos, o mercado de trabalho atual está bem exigente e dinâmico. É comum, hoje, encontrar vagas de emprego para determinadas funções pedindo ainda mais qualificação e experiência. Assim, tanto os profissionais quanto as empresas têm repensado formas de atender às necessidades atuais do mercado, principalmente por conta das diversas transformações do último ano. A situação econômica do Brasil é outro item que tem impactado o cenário de diversos segmentos e ocupações.

Assim, é importante que você esteja atento às mudanças e tendências do mercado de trabalho dentro da sua área de atuação. Dessa forma, você estará sempre atualizado e poderá se preparar, sobretudo, se estiver procurando o primeiro emprego ou em busca de recolocação profissional. Setores ligados à tecnologia, marketing digital, e-commerce, saúde, logística, recursos humanos, análise de dados e financeiro são alguns dos que mais têm crescido esse ano e buscado profissionais especializados.

Como melhorar a sua empregabilidade?

1 – Dedique-se à capacitação profissional

O primeiro passo é se preparar, pois quanto mais você se dedicar em prol da sua capacitação, mais chances você terá de conseguir oportunidades de emprego, alavancar a carreira e conquistar melhores salários. Se você já tem uma graduação, por exemplo, vale a pena investir em um curso de pós-graduação e se tornar especialista em um assunto do seu maior interesse. Cursos livres de aprimoramento também são interessantes para se atualizar e agregar conhecimento.

2 – Invista no seu marketing pessoal

O marketing pessoal é uma forma de você trabalhar estrategicamente a sua imagem num ambiente de trabalho. Dessa forma, é importante levar em consideração o seu comportamento, aparência, atitudes, postura e, mais uma vez, a preparação do profissional. Por isso, trabalhe a sua marca pessoal para transmitir confiança e conseguir utilizar as suas competências e qualificações a seu favor, além de se diferenciar entre os demais e atrair a atenção das empresas.

3 – Desenvolva habilidades tecnológicas

A tecnologia já faz parte da vida de todas as pessoas no mundo inteiro e seu avanço é inevitável. Sendo assim, aposte no mundo digital, aprimore e adquira novas habilidades e seja curioso com relação a novas formas de se trabalhar. O home office já é uma realidade que deve permanecer ao longo dos próximos anos com o formato de trabalho totalmente remoto ou híbrido. Dessa forma, saber lidar com ferramentas e plataformas dessa nova rotina de escritório é fundamental.

Leia também: Como ser promovido no trabalho e crescer na carreira?

4 – Aposte no seu networking

Uma das formas mais eficazes e diretas de ficar por dentro das vagas e de conseguir emprego é por meio de indicação. Por isso, interaja com as pessoas da sua área, crie uma rede de contatos para troca de conhecimentos e atualização sobre o mercado para o qual atua. O Linkedin é uma ferramenta que pode contribuir nesse aspecto, porque além da possibilidade de manter contato com esses profissionais, você também poderá reunir nesse espaço todas as suas qualificações, experiências e habilidades.

Agora que você sabe o que é empregabilidade e a importância desse conceito, comece a colocar em prática. Avalie o que precisa ser melhorado e invista em você e na sua carreira profissional. Faça sua pós-graduação EAD na Faculdade Anhanguera e, até 27/07/2021, aproveite para escolher o seu curso de especialização a distância por apenas 18x de R$ 99,90. 

Conheça nossas faculdades