Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Dicas para estudar EAD: como se preparar para o ensino a distância?

A educação a distância tem ganhado cada vez mais adeptos nos últimos anos. A comodidade de estudar de onde estiver por meio de plataformas online, a flexibilidade de horários e o preço acessível têm impulsionado ainda mais o crescimento dessa modalidade. No entanto, o ensino remoto também exige mais disciplina e comprometimento da parte do aluno, o que torna a tarefa um pouco mais árdua para algumas pessoas no início. Por isso, antes de começar, é fundamental que você busque dicas para estudar EAD e assim consiga se preparar melhor.

É importante lembrar que você, mesmo não estando dentro de uma sala de aula física, continuará tendo as mesmas obrigações, como trabalhos, prazos, provas etc. Porém, ao criar uma rotina de estudos, você com certeza terá um ganho de tempo enorme, além de não precisar se deslocar e poder estudar de acordo com a sua disponibilidade. Isso, inclusive, ajuda muitos profissionais que querem voltar a estudar e fazer, por exemplo, uma pós-graduação, mas não conseguem encontrar um espaço maior na agenda. Assim, estudar EAD é a opção mais indicada.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Graças à tecnologia, que se inova constantemente, oferece uma variedade de recursos e é uma grande aliada nesse processo, aprender se tornou algo ainda mais democrático. Além disso, o futuro da educação tem se mostrado muito mais digital. Dessa forma, é interessante tentar se adaptar a esse novo formato de ensino a distância. Mas, para iniciar essa jornada, não deixe de conhecer todas as ferramentas que a instituição de ensino disponibiliza, como funciona o acesso às aulas, aos professores e ao suporte técnico, a possibilidade de interagir com a turma, entre outros.

A seguir, confira 5 dicas para estudar EAD

1 – Organize a sua rotina de estudos

Por mais que um curso EAD tenha um formato flexível, é essencial que você se organize e crie uma rotina. Escolha um horário tranquilo para se dedicar às aulas e você verá que essa prática, naturalmente, se tornará um hábito no seu dia a dia. É importante que esse tempo seja reservado exclusivamente para os estudos e que não seja num momento em que você esteja muito cansado, pois, caso contrário, não conseguirá absorver o conteúdo e entendê-lo como gostaria.

2 – Cuidado com as distrações

Quando se estuda em casa, apesar de toda a praticidade e conforto, você também está mais suscetível a distrações. Por isso, adote um local que seja mais reservado, silencioso e que você possa se manter sozinho, apenas focado no computador e livre de interrupções. Tente deixar o celular distante para não sentir vontade de acessar redes sociais ou outros aplicativos, use fones de ouvido e concentre-se nos vídeos das aulas, materiais de estudo e nas suas anotações.

Leia também: 4 hábitos que atrapalham sua produtividade e você não imagina

3 – Faça um cronograma com metas

É importante quando você estuda na modalidade EAD criar um cronograma semanal – ou mensal – para que o seu tempo seja mais produtivo e você não se perca diante de tanto conteúdo e aulas. Anote os dias de entregas de trabalhos e provas e estabeleça a quantidade de horas, de acordo com a sua disponibilidade diária, para assistir às aulas e fazer revisão. Vale também colocar esse tempo como uma meta semanal ou para a conclusão de determinada atividade por semana.

4 – Seja um aluno participativo

A interação com o professor e com os demais alunos é importante e deve se manter no ensino a distância. Mesmo que você esteja do outro lado da tela, quando tiver dúvida, pergunte ao professor e participe das discussões em grupo. Esse momento também é propício para criar uma rede de contatos, pois o networking é fundamental para que você fique por dentro do mercado de trabalho na sua área e amplie as possibilidades de indicação para uma vaga de emprego.

5 – Tenha um grupo de estudos

Para que você não se sinta sozinho estudando de casa, o grupo de estudos pode ser uma alternativa bastante eficaz e contribuirá para o ganho de mais conhecimento, troca de aprendizado e novas amizades. Além disso, você se sentirá motivado tendo pessoas trilhando o mesmo caminho e com a possibilidade de tirar dúvidas, trocar ideias e experiências. Caso você não tenha entendido algum ponto específico do conteúdo, após a aula, o grupo de estudos também pode ser um apoio nessas situações.

Com essas dicas para estudar EAD você se sentirá mais preparado, seguro e terá mais disciplina para aprender de forma online. Sem esquecer, claro, de dormir bem (evite estudar de madrugada), consultar materiais complementares e reservar momentos de lazer também, pois irão potencializar os seus resultados como estudante. Agora, vem conferir os cursos de pós-graduação disponíveis em diversas áreas do conhecimento e no formato EAD. Dê o próximo passo na sua carreira!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades