Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

4 hábitos que atrapalham sua produtividade e você não imagina

pessoa digitando no notebook para ilustrar pauta de produtividade

Muitas pessoas têm a sensação de que 24 horas não são o suficiente para fazer tudo que deveria no dia, gerando, inclusive, uma autocobrança por mais produtividade. Ainda mais agora que a maioria das empresas aderiu ao home office e muitos funcionários admitem passar mais tempo trabalhando do que o habitual. Porém, é importante dividir as demandas e separar momentos para se distrair, descansar e praticar alguma atividade física.

Para atingir esse objetivo, é necessário identificar e mudar os principais maus hábitos que atrapalham a sua produtividade. Para ser mais produtivo, é essencial adicionar uma boa dose de organização nesse processo. A partir disso, você terá um melhor gerenciamento do tempo e conseguirá incluir outras atividades no seu dia a dia, além de ajudar você a ter uma vida mais tranquila e com menos ansiedade.

Mas o que é, antes de tudo, o conceito de produtividade?

Você já parou para pensar sobre qual é o conceito de produtividade, termo usado de forma tão recorrente nos últimos anos? Ele está diretamente ligado ao máximo de tarefas que a pessoa é capaz de realizar, demandando menos tempo e com os recursos disponibilizados, mantendo a qualidade e eficiência nas entregas.

banner de pós-graduação com até 60% de desconto

A produtividade no trabalho, por exemplo, é importante porque gera motivação nos colaboradores. Porém, para que isso se torne possível, as necessidades da empresa e do funcionário precisam caminhar em conformidade. É fundamental que seja feita uma avaliação interna e, a partir desta análise, criar estratégias e ferramentas que sejam boas e eficientes para ambos os lados.

Leia também: Bem-estar no trabalho: como deixar a rotina mais leve?

Hoje em dia, existem várias estratégias que contribuem no aumento da produtividade no trabalho. Algumas delas são: automação de processos, estabelecer metas claras e alinhadas com os resultados esperados, organização de um ambiente de trabalho saudável e humanizado, gestão do tempo, comunicação transparente, entre outras.

Confira 4 maus hábitos que atrapalham sua produtividade

 1 – Fazer interrupções e perder o foco

Pausas no trabalho são importantes para a mente. Porém, quando elas acontecem com certa frequência, interrompem o ritmo de produção e atrapalham a rotina. As redes sociais podem ser uma grande armadilha entre as distrações tecnológicas que temos hoje. Uma dica, em casos mais extremos, é colocar o celular no modo avião. Assim, além das redes, você também evitará de ver as notificações de mensagens de texto e de telefonemas em momentos que você não conseguirá atender. Responder e-mails assim que eles chegam, imediatamente, também pode fazer você perder o foco.

2 – Procrastinar

Adiar tarefas ou deixar para depois é uma atitude que caminha na contramão da produtividade. Isso, muitas vezes, acontece quando optamos pela atividade que tem uma importância menor ou que não necessita de tanto esforço e deixamos a mais difícil para depois. Por isso, especialistas sugerem que você comece sempre dando um pequeno passo, ou seja, um pequeno movimento ou meta que proporcionará a sensação de que aquela determinada atividade não é tão pesada ou ruim como imaginava.

3 – Ser uma pessoa multitarefas

Ser multitarefa pode até soar uma coisa boa, mas é uma verdadeira armadilha e pode trazer muitos danos quando o objetivo é ser uma pessoa produtiva. Além de estar suscetível a cometer mais erros, a atenção diminui porque o cérebro fica alternando entre uma tarefa e outra, gerando mais estresse. Em contrapartida, quem foca em uma única atividade por vez consegue fazer uma entrega com mais eficiência e qualidade. O ideal é montar uma lista de atividades e determinar um tempo para cada uma delas, destacando as que são prioridade.

4 – Deixar para a última hora

A atitude de deixar as tarefas sempre para a última hora está bastante associada às pessoas que não se planejam. Algumas porque não conseguem mesmo e outras porque simplesmente preferem seguir assim. O resultado disso é um esforço ainda maior para conseguir entregar as demandas no prazo estipulado, além do risco de atrasos e pressão acima da média. Essas pessoas, geralmente, têm a necessidade de criar uma sensação de urgência, de se sentir pressionada, prejudicando, assim, a sua criatividade, a sua capacidade de tomar de decisões e ficam mais inclinadas a errar.

De forma geral, produtividade é fundamental para se obter uma otimização de suas tarefas e ter o domínio da gestão do tempo contribui para o seu desempenho e bem-estar no trabalho. Por isso, planeje seu dia, liste todas as atividades começando pelas mais difíceis, identifique aquelas que são prioridade ou mais urgências. Faça uma coisa de cada vez. E, claro, evite distrações. Assim, começando com esses pequenos passos, além de tentar eliminar os maus hábitos citados acima, você já verá a diferença no seu dia.

Organizando o seu tempo e sendo mais produtivo, você abrirá espaço para outras atividades também. Então, que tal investir em uma especialização? Confira os cursos de pós-graduação da Anhanguera. Você poderá estudar com maior flexibilidade de horário e ter a sua certificação na pós EAD em 6 ou 10 meses. Outra opção são os cursos de MBA EAD voltados à área de negócios. 

Conheça nossas faculdades