Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Dicas para entrevista de emprego: 5 erros que você não deve cometer

Agendar uma entrevista de emprego sempre gera um misto de emoções, principalmente quando a convocação é para a vaga que o candidato tanto espera. Imediatamente a ansiedade toma conta, pois o objetivo, agora, é apresentar o seu melhor para impressionar o recrutador. Para amenizar o nervosismo, o segredo é se preparar antes e mergulhar nas dicas para entrevista de emprego.

Não existe uma fórmula certa, mas boa parte das perguntas do processo seletivo costumam seguir um padrão e, geralmente, está distribuída entre questões tradicionais e comportamentais. É importante estar munido de informações sobre os principais erros que você jamais deve cometer durante a conversa e atentar-se a alguns novos formatos, como a entrevista online.

Confira 5 erros que você não deve cometer durante a entrevista

1 – Não saber nada sobre a empresa

A partir do momento que você é chamado para participar de uma entrevista de emprego, uma tarefa essencial é buscar mais informações sobre a empresa, entrar no site para conhecer a história, projetos, os valores, números, etc. Caso o recrutador pergunte o motivo de você querer trabalhar nesta companhia, você terá o conhecimento necessário e poderá relacioná-lo com o seu objetivo profissional.

2 – Ficar perdido na hora de falar sobre você

Os recrutadores costumam pedir que você fale sobre você na entrevista, por isso é importante se preparar antes e treinar o discurso para que ele flua de forma clara, direta e objetiva. Tente sintetizar a sua resposta contando sobre a sua carreira profissional, um fato ou conquista marcante durante esse período, quais são os seus hobbies e o que você busca para o seu futuro, principalmente atuando nesta empresa. Tente elaborar algo que não ultrapasse dois minutos.

Leia também: Qual a melhor resposta para “Por que saiu do último emprego?”

3 – Não se importar com a postura

Durante a entrevista, você será avaliado o tempo inteiro e isso inclui movimentos do corpo, como ficar de braços cruzados ou mexendo as pernas. Mesmo diante do nervosismo, tente prestar atenção aos seus trejeitos, pois eles podem comunicar algo negativo. Essas dicas também valem para entrevistas por vídeo. É importante sentar-se de forma adequada na cadeira e colocar a câmera na altura dos olhos.

banner de pós-graduação com até 60% de desconto

4 – Cometer erros de português e ter uma comunicação ruim

Tomar cuidado para não cometer erros comuns da língua portuguesa está entre as dicas para entrevista de emprego. Para alguns entrevistadores pode passar despercebido, porém estar atento com expressões e equívocos de gramática te ajudará a evitar qualquer constrangimento do tipo. Às vezes, uma simples falha pode tirar pontos durante o processo seletivo. Também é importante comunicar-se com clareza, com um tom de voz adequado, demonstrar simpatia e não falar de forma exagerada, interrompendo com frequência o recrutador.

5 – Dar respostas vagas ou imprecisas

Lembre-se que outros candidatos estão concorrendo à vaga e a empresa espera contratar a pessoa mais preparada para assumir o cargo. O momento da entrevista será a oportunidade de convencer o recrutador de que você é esta pessoa ideal, por isso se prepare para não dar respostas vagas e demonstrar insegurança. Esteja alinhado também às informações previamente fornecidas por meio do seu currículo para que não haja divergência durante a conversa.

Mais dicas para entrevista de emprego

Algumas dicas de entrevista de emprego são indispensáveis e ajudam muito o candidato. Em primeiro lugar, seja você mesmo, aja com naturalidade, procure relaxar e demonstre confiança. Não esqueça do quanto você deseja essa vaga e, se você foi convocado, algo no seu currículo já chamou a atenção do recrutador. Por isso, organizar-se antecipadamente, escrevendo perguntas e respostas, ajudará você a se sentir mais seguro e com o discurso formulado na sua mente. Vale também usar o espelho para treinar as suas respostas.

Pode ser também que a entrevista aconteça de forma remota. Com isso, busque um lugar da casa que seja mais isolado e silencioso para esse momento e avise às pessoas que moram com você para que não interrompam batendo na porta durante esse período. Garanta também uma boa conexão de internet, confira se a iluminação do ambiente está apropriada e prepare o cenário – escolha um fundo neutro ou que não chame tanta atenção. Na hora de escolher a roupa, é importante estar alinhado com o perfil da empresa.

Ao seguir estas dicas para entrevista de emprego e tomar cuidado para não cometer os erros elencados acima, você vai se sair bem na entrevista e terá a sensação de que deu o seu máximo, Outro ponto importante é a formação e atualização profissional, por isso ter uma pós-graduação no currículo pode fazer a diferença entre os demais candidatos. Aproveite e conheça os cursos de MBA a distância e de pós-graduação EAD da Uniderp.

Conheça nossas faculdades