Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Como desenvolver a resiliência e conseguir superar desafios

ilustração de homem segurando barras para ilustrar texto sobre como desenvolver a resiliência

Você já ouviu falar em ser resiliente? A definição tem feito com que muitas pessoas busquem essa característica como um meio de superar as adversidades no trabalho. E com as mudanças constantes do mercado, ela se torna cada dia mais necessária. Mas como desenvolver a resiliência?

Antes de mais nada, é importante entender qual é o impacto da resiliência no dia a dia em uma empresa. O primeiro fator é que ser um trabalhador resiliente é se tornar capaz de superar as dificuldades e encará-las de um modo que se torna mais fácil enxergar a “luz no fim do túnel” mesmo em meio à pressão.

blog banner desconto em pós-graduação

De acordo com a definição científica, “resiliência” está ligada exatamente aos materiais que são capazes de acumular energia quando submetidos à pressão. Esses, ao absorverem o impacto, acabam voltando ao seu estado inicial sem sofrer danos. 

Quando aplicamos isso aos seres humanos, a resiliência se torna a habilidade de se adaptar e superar situações estressantes e adversas. Claro que sempre de uma maneira saudável e construtiva, sem ser afetado por elas de modo negativo.

Qual a importância de ser resiliente?

Pessoas que conseguem agir diante da pressão são comprometidas e acreditam que o que elas fazem é importante e que vale a pena se empenhar, possuem um senso maior de controle e, ainda, são mais propícias a enxergar as exigências de um evento estressante como oportunidades e não como ameaças.

Essas são características fundamentais para a vida pessoal e no trabalho, já que obstáculos e dificuldades podem surgir e que devem ser ultrapassados. Nos últimos anos, por exemplo, diferentes acontecimentos têm exigido que as empresas se adaptem a uma série de mudanças que interferiram diretamente na rotina dos trabalhadores.

Por conta disso, a resiliência no trabalho sempre está em destaque e é vista como um atributo que não pode faltar nos profissionais. É preciso saber se adaptar e os gestores não querem apenas que suas empresas sobrevivam às crises, mas que continuem em constante crescimento e se tornem inovadoras.

Assim, ao ser resiliente, o profissional se estressa menos e consegue desempenhar suas atividades com mais eficiência. Isso garante a sua permanência na empresa, bem como abre novas oportunidades de crescimento. 

E como desenvolver a resiliência?

Algumas dicas que podem ajudar na hora de enfrentar os problemas é, por exemplo, procurar entender o tamanho do problema e, a partir disso, pensar em soluções. Mas além disso, existem atitudes que podem te ajudar a saber como desenvolver resiliência. 

Confira abaixo:

1 – Confie em você

Acreditar no seu próprio potencial é o primeiro passo para se tornar um profissional resiliente. Afinal, se você estudou e possui experiência no mercado, significa que está mais do que preparado para enfrentar as adversidades. Confie na sua competência e saiba que você vai conseguir encontrar a solução mais adequada. 

2 – Veja os problemas como oportunidades

É essencial não se abalar com as adversidades quando elas surgirem. Da mesma forma como os acontecimentos do dia a dia podem afetar o seu desempenho, os problemas dentro da empresa na qual você trabalha também podem.

Porém, é preciso ter em mente que tudo pode significar oportunidade de crescimento – inclusive situações negativas. Com essa atitude, você cria a habilidade de saber o que fazer, mesmo em momentos difíceis.

3 – Desenvolva inteligência emocional

Ter controle sobre as suas emoções ajuda a desenvolver a resiliência. Isso porque diante de situações tensas é preciso agir de maneira racional, condizente com o ambiente de trabalho, e não deixar que a emoção fale mais alto. A inteligência emocional ajuda a ter maior facilidade em lidar com os problemas e com os próprios sentimentos diante das dificuldades. 

4 – Encontre motivação no trabalho

Fica mais difícil desenvolver resiliência estando em emprego que não gosta ou atuando em um local onde não se sente bem. Por isso, é preciso encontrar algum aspecto no seu dia a dia que te ajude a ficar mais motivado. 

Isso ajuda na resiliência porque, ao ter prazer na sua atividade, os desafios diários são menos preocupantes e o estresse fica menor. Em um ambiente de trabalho mais tranquilo ou tendo alguma atividade que gosta de fazer, fica muito mais simples controlar as emoções, confiar em si mesmo e enxergar oportunidades em todas as mudanças.

Leia também: Como manter a motivação no trabalho diante dos desafios?

5 – Não esqueça da sua vida pessoal

Para muita gente, trabalhar é umas das atividades mais importantes da sua vida e isso é muito positivo. E é certo que o emprego não deve ser visto como um fardo, mas como algo que traga satisfação profissional e pessoal.

Por outro lado, não fazer atividades para além do trabalho pode ter mais dificuldade em adquirir resiliência. Mesmo que você goste do emprego, acaba sendo fundamental dedicar parte do seu tempo para realizar as atividades que gosta fora do trabalho e buscar o equilíbrio necessário entre a vida pessoal e a profissional.

Agora que você já sabe como desenvolver a resiliência, aproveite para conhecer cursos de pós-graduação que vão impulsionar sua carreira. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades