Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como manter a motivação no trabalho diante dos desafios?

mulher sorrindo no telefone para ilustrar texto sobre motivação no trabalho

Embora o início da carreira possa ser um período difícil da vida profissional de qualquer pessoa, a verdade é que outros desafios ainda maiores surgem conforme ganhamos mais experiência. Por isso, é importante encontrarmos formas de manter a motivação no trabalho

Quando nos sentimos pressionados diante de novas responsabilidades, projetos e prazos apertados, até as coisas mais simples podem causar estresse e afetar a nossa saúde mental. Se você quer saber como manter o equilíbrio e a motivação para trabalhar mesmo diante de momentos super desafiadores, tente seguir estas dicas que mostraremos a seguir.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

5 formas de manter a motivação no trabalho

1 – Estabeleça pequenas metas

Já reparou na sensação de satisfação que o seu corpo recebe quando você completa uma tarefa? Isso é conhecido como “psicologia do checklist”, ou seja, o fato de que o nosso cérebro libera dopamina (um neurotransmissor que provoca a sensação de prazer e motivação) cada vez que alcançamos um objetivo.

Desta forma, se você cumprir tarefas menores com maior frequência, mais dopamina será liberada e isso ajudará a manter-se motivado a longo prazo. Então, ao invés de pensar na entrega de um projeto ou na resolução de um problema como uma só meta, estude-o e divida-o em pequenas tarefas. Desta forma, ao cumprir cada uma delas você se sentirá mais animado para passar para a seguinte.

2 – Defina as suas prioridades

Se você tem uma lista de atividades de trabalho bem definida, é importante fazer uma revisão e identificar o que é realmente importante. Achou alguma coisa que não faz sentido para você, seja pelo seu nível de experiência ou porque não tem a ver com o restante do seu escopo?

Converse com o seu chefe e veja se é possível modificá-la ou até mesmo retirá-la das suas obrigações. Fazer coisas que não têm um significado real para nós pode prejudicar nossa energia mental e diminuir a motivação profissional.

3 – Invista em conhecimento

Muitas vezes, os desafios da nossa carreira podem nos intimidar e causar desmotivação no trabalho. O motivo pode ser a falta de preparo, principalmente se eles exigem novas habilidades e conhecimentos. Por isso, procure saber quais são os cursos que você pode fazer para se capacitar e ficar pronto para as oportunidades que surgirem.

Geralmente, o RH tem um mapa de carreira ou organograma da empresa e pode te dizer quais são as principais habilidades que cada cargo exige. Fazer uma especialização como uma pós-graduação ou MBA é uma das melhores formas de se capacitar e aumentar as suas chances de se preparar para os desafios da carreira.

4 – Celebre as suas vitórias

Se você sempre fica esperando uma grande recompensa depois de alcançar uma meta de longo prazo, a sua motivação para trabalhar tem grandes chances de diminuir. Por isso, comece a comemorar as suas pequenas conquistas e reconhecer o quão bem você está indo. Você comemora quando consegue um novo cliente? E quando se sai bem numa apresentação? Quanto mais você conseguir enxergar as vitórias na sua vida profissional, mais motivado ficará.

5 – Recompense a si próprio

Já pensou em criar motivadores externos para você? Sempre que entregar um projeto ou cumprir uma tarefa de médio a longo prazo, pense em algo que poderia recompensar o desafio que você superou. Pode ser uma viagem, um presente ou algo que você queira bastante, mas acabou de lado por não considerar uma prioridade.

E se você trabalha numa empresa mais flexível onde existe um diálogo mais aberto, que tal negociar uma folga ou antecipação de férias? Com certeza isso te ajudará a ter mais energia para se dedicar às tarefas.

A motivação profissional também vem de outras áreas

Bem, até agora falamos das atitudes que podemos ter no ambiente de trabalho, mas também existem outros pilares da nossa vida que podem ajudar a manter o ritmo na carreira, como é o caso da saúde mental.

O nosso bem-estar mental impacta diretamente nos nossos pensamentos, comportamentos e atitudes, e claro, na nossa motivação no trabalho. Por isso, é importante prestar atenção em alguns pontos como:

  • Prática do autocuidado;
  • Qualidade do sono;
  • Excesso de informação;
  • Qualidade da alimentação;
  • Prática de exercícios físicos.

A psicoterapia também pode ajudar a lidar com sentimentos de ansiedade e desânimo, com seu processo de autoconhecimento e desenvolvimento profissional e pessoal. Viu só como existem diversas formas de manter a motivação no trabalho mesmo diante de desafios constantes?

Quando você se organiza, investe em conhecimento, aprende a reconhecer suas conquistas e prioriza a sua saúde, consegue manter a energia necessária para encarar os obstáculos que são comuns numa carreira de sucesso. Continue por aqui e saiba, neste outro artigo, como ser mais positivo pode ser benéfico para a sua carreira

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades