Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como ser mais positivo pode ser benéfico para a sua carreira

Quando você inicia uma nova oportunidade profissional ou está em busca de recolocação no mercado de trabalho, ter pensamento positivo será crucial para se sentir mais confiante e tranquilo. Além disso, você irá atrair coisas boas, se sentirá mais motivado e aberto às oportunidades de uma forma que contribuirá para o seu desenvolvimento profissional. Mas como ser mais positivo diante de todos os desafios e estresse da rotina? É desafiador, mas quando exercitado é muito benéfico também.

O poder do pensamento positivo fará com que você se sinta mais alegre, aumentando, ainda, a sua produtividade e os resultados no trabalho e na sua carreira de modo geral. As adversidades do dia a dia não serão encaradas de uma forma tão intensa, pois, com uma visão mais positiva, você saberá lidar melhor com problemas do trabalho e com o excesso de informações que muitas vezes acabam criando ansiedade e angústias.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Vale destacar que a ansiedade é um problema muito comum no Brasil, considerado um dos países mais ansiosos do mundo. Portanto, é importante ter cautela para não deixar esse sentimento se tornar dominante na sua vida, gerando, inclusive, uma depressão. Dessa forma, trabalhar o pensamento positivo ajuda a criar uma barreira contra esses males, além de desenvolver mais resiliência e aceitar melhor os imprevistos e frustrações da vida. Sem esquecer, claro, que ser positivo traz felicidade.

Se você está em busca de um novo emprego, ser positivo é peça fundamental para não cair no desânimo com a resposta negativa de um processo seletivo, por exemplo, e continuar tentando. Muitas vezes essa busca é muito árdua e requer muita paciência e persistência, por isso cultive o ânimo e a autoconfiança. Desse modo, o próprio recrutador no momento da entrevista de emprego perceberá a sua força de vontade e entusiasmo com o que pode vir a acontecer.

Confira 5 dicas de como ser mais positivo

1 – Foque no presente

Em primeiro lugar, tente manter o seu foco no presente. Geralmente, os motivos pelos quais as pessoas se sentem arrependidas, com raiva ou infelizes estão relacionados com acontecimentos do passado e a ansiedade e preocupação com o que pode acontecer no futuro. Sendo assim, monitore os seus pensamentos para que eles fiquem no agora, nas suas atividades atuais, pois são as únicas que você tem controle nesse momento. Evite pensar em coisas negativas e tente ver o lado bom da vida.

2 – Seja grato

Outro item importante de como ser mais positivo na vida tem a ver com a gratidão. É importante entender que, mesmo diante das turbulências e problemas, você tem muitos motivos para agradecer e que existem coisas boas no mundo. Quando você vira essa chave e assume o sentimento mais otimista e de gratidão, você automaticamente passará a se concentrar mais no que é positivo. Assim, reconheça as suas conquistas e tudo que pode realizar ainda como pessoa e profissional.

3 – Acredite em você

Quando você não confia no seu potencial, você acaba barrando a sua capacidade de evolução e limitando o seu desenvolvimento. Esses pensamentos, inclusive, acabam impedindo que você tenha sucesso em algum projeto ou objetivo, seja ele pessoal ou profissional. Portanto, comemore as pequenas vitórias e celebre as suas conquistas para que esse pensamento de que você é capaz seja predominante. Lembre-se também da sua jornada até aqui e tudo que conseguiu concretizar.

4 – Aposte na meditação

Meditar é uma prática que ajuda a manter a pessoa no presente. Por isso, ela é recomendada nesse aspecto e para a manutenção da saúde mental. Dessa forma, durante a meditação, você irá observar os seus pensamentos com calma, terá um momento de reconexão consigo e de relaxamento profundo. Ela também contribui na redução do estresse, mantém clareza para tomar decisões e foco nas tarefas diárias.

Leia também: Quais os benefícios da meditação para a sua carreira?

5 – Pratique exercícios físicos

Além de combater a ansiedade e a depressão, fazer exercícios físicos desperta sentimentos mais positivos, devido à produção de endorfina – hormônio que gera a sensação de bem-estar e plenitude. Comece com uma caminhada de alguns minutos ou outra atividade que você possa manter uma certa constância e ir aumentando o nível de esforço aos poucos. Você irá perceber que até o seu sono e a sua disposição ficarão melhores, além de evitar o surgimento de diversas doenças.

Para finalizar as dicas de como ser mais positivo, mantenha o sorriso no rosto e seja otimista. Isso faz total diferença no seu dia e ajudará você a mandar os pensamentos negativos para bem longe. Ah, aproveite e confira também os cursos de especialização. Há opções para todas as áreas do conhecimento na modalidade EAD para você estudar onde e quando quiser.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades