Ir para o conteúdo
Curiosidades

Séries estreladas por artistas negras para inspirar

artistas negras na série How to Get Away with Murder

As artistas negras sempre foram parte essencial das produções de Hollywood e do entretenimento em geral. Mas, foi apenas na primeira década dos anos 2000 que elas passaram a interpretar papéis mais complexos e de forte protagonismo. Nomes como Kerry Washington, Viola Davis, Octavia Spencer, Taís Araújo e outros talentos têm dado vida a personagens com histórias incríveis na TV e nos streamings. Veja a seguir algumas das melhores séries estreladas por atrizes negras que separamos para você.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Confira as séries protagonizadas por artistas negras que você precisa ver

Scandal

Já pensou o quão boa uma diretora de comunicação da Casa Branca precisa ser para evitar que os escândalos dos bastidores se tornem públicos? É por isso que, em Scandal, Olivia Pope (Kerry Washington) abre uma empresa de gerenciamento de crise depois de deixar seu cargo no governo e passa a ser a especialista mais requisitada para resolver os problemas da elite americana.

Mas, ao mesmo tempo em que ela e sua equipe correm contra o tempo para evitar que os erros dos ricos se tornem grandes desastres, também precisam lidar com seus próprios dramas. Além de ter a atuação da talentosa Kerry Washington, Scandal conta com o trabalho de outra grande artista negra: Shonda Rimes, diretora que tem no currículo outras séries de sucesso como Greys Anatomy e How to Get Away With Murder. Scandal tem 7 temporadas que foram exibidas entre 2012 e 2018.

How To Get Away With Murder

É impossível falar sobre as melhores séries com atrizes negras e deixar de fora Viola Davis e sua interpretação icônica da advogada Annalise Keating. Em How To Get Away With Murder, sua personagem é uma professora de direito criminal muito bem-sucedida que, ao misturar sua vida pessoal e profissional, acaba se envolvendo numa história real de assassinato junto com alguns de seus alunos mais brilhantes.

A série, que foi transmitida entre 2009 e 2014 e teve seis temporadas, foi um marco na história do entretenimento. Inclusive, Viola Davis se tornou a primeira entre as atrizes negras a receber um prêmio Emmy na categoria “série dramática” por este papel.

A Vida e a História de Madam C. J. Walker

A trajetória de uma das mulheres pioneiras no empreendedorismo e a primeira a se tornar milionária por esforço próprio é mostrada nessa minissérie de quatro episódios da Netflix. Baseada em fatos, a obra é protagonizada pela vencedora do Oscar, Octavia Spencer, como Madam C.J. Walker. Nascida na pobreza, ela muda a sua vida por completo quando cria produtos especializados para cabelos de mulheres negras.

A partir daí, vemos a incrível história de ascensão de Sarah Breedlove, que passou de uma mulher com pouca autoestima e vítima de violência doméstica a Madam C.J. Walker, dona de um império de cosméticos, filantropa e ativista política. A minissérie, lançada em 2020, também tem Octavia Spencer entre os produtores. 

The Underground Railroad

Se até agora vimos as atrizes já consagradas, aqui falaremos de Thuso Mbedu, uma das mais promissoras artistas negras, que entrega uma atuação brilhante nesta série da Amazon Prime Video. Thuso interpreta a protagonista Cora Randall, uma mulher escravizada que trabalha na colheita de algodão, no estado sulista americano da Geórgia, e que consegue fugir por uma ferrovia subterrânea.

Durante sua fuga, ela precisa se livrar do caçador de recompensas Ridgeway (Joel Edgerton), que deseja muito capturá-la, principalmente porque Mabel (Sheila Atim), sua mãe, foi a única que ele nunca conseguiu pegar. Enquanto viaja de estado em estado, a jovem Cora precisa lidar com seus problemas e com o abandono da própria mãe. 

Pequenos Incêndios Por Toda Parte

Kerry Washington estrela esta série interpretando Mia Warren, uma mãe e artista super enigmática que se muda para uma vizinhança rica com sua filha. Lá, seus destinos se cruzam com o dos Richardson, uma família abastada, cuja mãe, Elena (Reese Witherspoon), se esforça ao máximo para transmitir uma imagem de perfeição.

A chegada de Mia e sua filha promete virar a vida dos Richardson de cabeça para baixo, numa trama que foca nos segredos e sacrifícios da maternidade, enquanto aborda temas como o racismo e o machismo. Pequenos Incêndios Por Toda Parte é uma produção Amazon Prime Video e tem uma temporada.

Insecure

Se você está procurando uma comédia divertida para maratonar, Insecure é uma ótima opção. A série gira em torno de duas personagens: Issa (interpretada por Issa Rae, uma das maiores artistas negras do gênero) e Molly (Yvonne Orji). Juntas, as duas amigas vivem experiências constrangedoras, engraçadas e desafiadoras, retratando como é ser uma jovem mulher afro-americana no sul de Los Angeles. A série da HBO foi lançada em 2016 e tem 4 temporadas.

Séries nacionais protagonizadas por atrizes negras 

Bem, já falamos sobre as séries com artistas negras produzidas em outros países, mas também vale muito a pena mencionar duas grandes produções daqui do Brasil. Confira a seguir.

Aruanas

Nesta série da Globoplay, Taís Araújo interpreta a advogada Verônica, que lidera a ONG Aruana ao lado das amigas Luíza (Leandra Leal) e Natalie (Débora Falabela). Juntas, elas passam a investigar crimes ambientais cometidos por uma grande mineradora cuja atividade está provocando doenças neurológicas em moradores de uma cidade do Amazonas.

Com uma temporada lançada e a segunda já confirmada, a série Aruanas mistura aventura, ação e investigação. O tema, super atual e relevante, propõe uma reflexão importante sobre a preservação do meio ambiente.

Irmandade

Se você gosta de séries com forte protagonismo feminino, esta produção nacional da Netflix vai te surpreender. Irmandade é estrelada por Naruna Costa, que interpreta a advogada Cristina, uma profissional honesta e dedicada. Ao ter notícias do irmão, Edson (Seu Jorge), o qual ela não vê há 20 anos, descobre que ele não só está preso como também é líder de uma facção criminosa.

Ao tentar ajudar Edson a se livrar das torturas na prisão, Cristina acaba presa e obrigada a trabalhar como informante da polícia sobre as atividades da Irmandade. Conforme se infiltra na facção, Cristina também começa a enfrentar dilemas morais e seu entendimento sobre justiça. 

Gostou das nossas sugestões de séries estreladas por artistas negras? Então, agora é só adicioná-las à sua lista de favoritas e começar a maratonar. Aproveite também para conferir a nossa lista com 5 escritoras negras que você precisa conhecer.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades