Ir para o conteúdo
Você na Pós

Pós-graduação dura quanto tempo: você sabe?

pós-graduação dura quanto tempo

Ter uma pós-graduação no currículo é um grande diferencial para o mercado de trabalho. As empresas valorizam profissionais que investem em suas carreiras e, por isso, fazer uma pós sempre é uma boa ideia. Mas a pós-graduação dura quanto tempo? E como vou me organizar para conseguir estudar?

Essas são algumas dúvidas comuns entre profissionais que estão cogitando uma especialização, e elas fazem todo o sentido. Afinal de contas, você precisa saber todos os detalhes sobre elas, incluindo quanto tempo dura a pós-graduação, antes de dar esse grande passo na sua carreira.

Por isso, hoje você vai tirar todas as suas dúvidas sobre a duração dos cursos, compreendendo de uma vez por todas em quantos meses você vai finalizar a sua especialização.

Mas antes de falarmos mais sobre o tempo de pós-graduação, que tal entender exatamente as modalidades de especialização?

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Quais são os tipos de pós-graduação lato sensu?

As pós lato sensu, ou seja, os cursos de pós-graduação voltados para o mundo corporativo, podem ser divididas em dois grandes grupos. As especializações e os MBAs. Por mais que ambas tenham modelos parecidos, elas têm focos e objetivos diferentes, e vale a pena compreender tais particularidades para, assim, escolher a que mais combina com você.

Especialização

Começando pelas especializações, com elas você poderá se aprofundar em um tema específico da sua área de atuação. Como as graduações são mais generalistas, tendo que abordar “um pouco de tudo” dentro das possibilidades de carreira da profissão, muitas vezes elas não se aprofundam em assuntos em particular.

Para suprir essa necessidade e formar profissionais que dominem tais temas, existem as especializações. Durante a sua trajetória acadêmica nessa pós, você terá acesso a aulas e conteúdos atualizados sobre o assunto escolhido, fazendo um verdadeiro mergulho para desenvolver novas habilidades e se tornar o profissional que o mercado precisa.

Dessa maneira, jornalistas podem virar especialistas em jornalismo esportivo, biomédicos podem se especializar em procedimentos estéticos, e advogados podem focar a atuação profissional em direito digital, dentre tantas outras possibilidades.

MBA

A outra opção é o MBA. Sigla para master of business administration, ele também é um tipo de pós-graduação, por mais que o seu foco seja diferente. Aqui, o objetivo dos profissionais é lapidar suas competências de gestão e liderança, compreendendo a lógica e funcionamento do mundo corporativo com um olhar de negócios.

Com opções de cursos voltadas para todas as áreas do conhecimento, você poderá desenvolver habilidades específicas, direcionando a sua carreira para o lado da administração de negócios. E se você quer empreender, os MBAs também vão te ajustar de forma substancial.

Banner do e-book Guia da pós-graduação e do estudo EAD: Tudo que você precisa saber

Pós-graduação dura quanto tempo?

Entendeu as diferenças entre especializações e MBAs? Então chegou a hora de responder a grande dúvida deste artigo: pós-graduação dura quanto tempo?

O Ministério da Educação estabelece uma carga horária mínima para todos os cursos de pós-graduação no Brasil. Isso significa que as especializações precisam ter ao menos 360 horas de duração. Contudo, essas horas poderão ser cumpridas de maneiras diversas.

Os cursos de pós podem ter várias durações diferentes, e você será o responsável por escolher o tempo da sua, sabia? Em nossas instituições, as especializações a distância podem ser customizadas pelos alunos, garantindo que todos terão suas necessidades acadêmicas supridas. Tanto com diferentes durações de cursos quanto com videoaulas gravadas, que podem ser assistidas de qualquer lugar.

Assim, se você precisar de mais tempo para se dedicar aos estudos, terá uma opção que se encaixará na sua rotina. Caso precise do título de especialista em tempo recorde, você também vai encontrar uma possibilidade capaz de suprir a sua demanda.

Mas como isso funciona? 360 horas equivale a quantos meses? E de que maneira você poderá determinar quanto tempo dura um curso de pós-graduação? Em resumo, oferecemos três opções, que contemplam as mesmas disciplinas, corpo docente, suporte, materiais e conteúdos em todos os cursos:

4 meses (superintensiva)

Caso você tenha bastante pressa e precise de uma especialização o mais rápido possível, a pós-graduação superintensiva vai te ajudar com esse objetivo. Ela é desenhada para ser finalizada em apenas 4 meses, com uma rotina de estudos focada e dedicada à especialização.

Assim, cada disciplina será liberada em 13 dias, e com 21 horas semanais de estudos, você vai alcançar o seu objetivo com louvor. Isso significa, em média, dedicar 3 horas dos seus dias para o seu futuro profissional.

6 meses (intensiva)

Tem pressa, mas não vai conseguir encaixar a pós superintensiva na sua rotina? Não tem problema, porque a especialização intensiva foi feita justamente para você. Ela dura 6 meses, com disciplinas abertas a cada 19 dias e uma média de estudos de 15 horas semanais.

Isso significa que você terá todas as condições de conciliar a pós com as suas responsabilidades pessoais e de trabalho, equilibrando suas demandas para que tudo se mantenha estável por seis meses. Depois disso, você já terá o seu certificado e título de especialista.

10 meses (regular)

Por fim, para entender de forma completa quanto tempo dura uma pós-graduação, precisamos falar sobre a especialização regular. Ela dura 10 meses e é a opção ideal para profissionais com rotinas atarefadas, sem muito tempo livre e com muitos momentos inesperados pelo caminho.

Afinal, suas disciplinas serão disponibilizadas a cada 32 dias, resultando em 9 horas de dedicação semanal e aproximadamente 1,2 hora de estudo por dia. Bastante possível, não é mesmo?

Qual é o tempo mínimo de uma pós-graduação?

De acordo com o Ministério da Educação, a pós-graduação precisa ter, no mínimo, 360 horas de duração. Mas 360 horas de curso são quantos meses?

Conforme explicamos acima, a carga horária estipulada pelo MEC pode ser “organizada” de várias formas diferentes. Então, mais do que descobrir “curso de 360 horas são quantos meses?”, para saber quanto tempo dura uma pós você terá que escolher uma das três opções mencionadas acima, com distintas combinações de aberturas de disciplinas e dedicação semanal.

Qual o título de quem faz pós-graduação?

Por fim, agora que você já sabe quanto tempo dura pós-graduação e até mesmo “360 horas são quantos meses?”, vamos entender melhor o título do profissional pós-graduado.

Nos cursos lato sensu, ou seja, especializações e MBAs, os alunos que concluem a jornada acadêmica recebem o título oficial de especialistas. Então, assim que você finalizar a pós e receber o seu certificado digital, independente de quanto tempo dura uma especialização, você já poderá atualizar seus documentos e perfis, adicionando a titulação, que só pode ser dada a quem fez uma pós lato sensu.

Isso vai adicionar competitividade ao seu currículo, te deixando cada vez mais próximo de atingir os seus sonhos profissionais. Então, como você descobriu a resposta para “pós-graduação dura quanto tempo?”, o que está esperando para começar a sua especialização? Inscreva-se na pós EAD e garanta um futuro de sucesso!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades